10 hobbies que melhoram a inteligência

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

10 hobbies que melhoram a inteligência

Existem muitos hobbies que melhoram a nossa inteligência. Então, conheça os 10 hobbies considerados pelos pesquisadores como os que “mais incrementam o intelecto”.

Segundo a ciência, o nível de inteligência de cada indivíduo sempre pode ser aprimorado. A inteligência não é determinada pela nossa carga genética, portanto muitos fatores influenciam para aumentá-la ou não durante a nossa vida.

É provado cientificamente que o nosso cérebro atrofia por pouco uso. No entanto, existem exercícios e atividades que podem ser praticados para aumentar nosso nível de inteligência, e nem todos estão associadas a escola.

Quais são os principais hobbies que melhoram a inteligência?

Hobbies são parte integrante de nossas vidas, e, praticados habitualmente, podem influenciar a nossa inteligência.

Sendo assim, listamos abaixo 10 hobbies que foram comprovados por pesquisa científica como agentes de incrementos do intelecto.

1. Tocar um Instrumento musical

A música tem o poder de despertar emoções complexas e mudar nosso estado mental. Várias pesquisas mostram que tanto ouvir quanto tocar música melhora a nossa capacidade de memorização. Tocar um instrumento também exercita a paciência e a perseverança e provoca o aumento da concentração.

2. Leitura

Ler melhora muito o nosso nível de inteligência, principalmente quando somos leitores vorazes e lemos, diversificadamente, ficção, autobiografias, filosofia, política, etc. Ler reduz o estresse e promove a experiência de múltiplas emoções, além disso proporciona aprendizado em diversos assuntos.

A leitura nos prepara para enfrentarmos diversas situações e, portanto, sermos mais produtivo para alcançar nossos objetivos.

3. Meditação

O maior benefício da meditação é ajudar a nos focarmos em nós mesmos e assim nos conhecermos melhor. Ajuda a reduzir o stress e afastar os aborrecimentos. Com o estado de mente calmo que obtemos através da meditação, podemos aprender mais, pensar e planejar coisas com mais eficiência. A meditação regular nos ajuda a termos mais controle sobre nós mesmos e evitarmos distrações que atrapalham nossa concentração, raciocínio e aprendizado.

4. Exercitar o cérebro

Assim como devemos fazer exercícios regularmente para exercitar nossa corpo, o mesmo procedimento devemos adotar com o nosso cérebro. Desafiando constantemente nosso cérebro, com novos conhecimentos e habilidades nós o manteremos sempre em boas condições.

Existem muitas maneiras de exercitar o cérebro, como por exemplo, puzzles (quebra-cabeças), Sudoku, palavras cruzadas, jogos de tabuleiros.

Essas atividades ajudam o cérebro a formar novas conexões e mantém a memória funcionando.

5. Exercícios físicos

Um corpo saudável ajuda a manter o cérebro saudável. Afinal nosso cérebro é como outro músculo do corpo. Exercícios regulares mantém nosso cérebro e corpo funcionando como devem. Reduzem as tenções e ajudam a dormir melhor.

É cientificamente comprovado que uma circulação sanguínea melhor, melhora a circulação no cérebro também. Vários estudos em cobaias e em humanos mostram que o exercício físico ajuda a criar novas células cerebrais e melhora a performance do intelecto.

6. Aprender uma nova língua

Aprender uma nova língua nem sempre é uma tarefa fácil, mas fazer isso traz inúmeras vantagens para nossa inteligência. O processo de aprender uma nova língua envolve tarefas como análise de estrutura gramatical e incremento de vocabulário, que melhoram nossa saúde cerebral.

Também foi provado por vários estudos que pessoas com altos níveis de inteligência linguística são melhores planejadores, tomadores de decisão e solucionadores de problemas.

7. Escrever

Há muitos benefícios em escrever, incluindo a aumento geral da inteligência. Escrever melhora as habilidades linguísticas, é claro, mas também ajuda a desenvolver habilidades como o foco, a criatividade, a imaginação e a compreensão.

Os escritores frequentemente têm altos níveis de inteligência. Você pode escrever de diferentes maneiras, por exemplo em diários particulares, blogs, contos, ou textos científicos.

Não importa o que você escreve ou quem lerá o que você escrever, mas que você está colocando em palavras as imagens de sua mente, aprendendo a se expressar mais claramente e exercitando seu cérebro.

8. Viajar

Viajar não é só uma forma de acabar com o tédio, é muito mais que isso, conhecer novos lugares realmente melhora nossa inteligência. Os exercícios físicos e mentais envolvidos em uma viagem, assim como seu planejamento e execução, são ótimos para exercitar a mente e aliviar o estresse. Com a diminuição do estresse temos então mais capacidade de focar nas tarefas, observação e aprendizado. Conhecer novos lugares possibilita novos aprendizados, podemos conhecer novas culturas, estilos de vida, histórias e pessoas. Viajar também proporciona trocar ideias e ampliar os horizontes.

9. Cozinhar comidas diferentes

Cozinhar é uma tarefa que muita gente evita, pois associa a trabalho. Mas cozinhar, principalmente quando vamos fazer uma refeição com vários pratos, exige bastante planejamento, atenção aos detalhes e muita criatividade. Enquanto você está cozinhando, está executando várias tarefas simultaneamente. Isso ajuda muito a desenvolver a inteligência e a capacidade de planejamento.

10. Participar de esportes ativamente

Entre os hobbies que melhoram a inteligência provavelmente você não esperava por esse. No entanto, participar de atividades esportivas regularmente desenvolve, além dos músculos, o cérebro. Deixa-o mais flexível e melhora a nossa saúde cerebral. Isso acontece porque, ao praticarmos esportes nós aumentamos nossas funções cerebrais e trabalhamos também nossa coordenação, responsabilidade e confiança.


Leia também:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
5 plantas para cultivar dentro de casa
Inteligência Emocional: o que é e como desenvolvê-la
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?
Como decorar sua casa com base no seu MBTI

Compartilhe...

2 comentários em “10 hobbies que melhoram a inteligência

  1. Mauro disse:

    Posso acrescentar o desafio de produzir, consertar, criar coisas, objetos diversos, fazer reparos e instalações hidráulicos, elétricos, montar computadores, instalar softwares. Resolver desafios.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Excelente ideia Mauro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *