10 hobbies que melhoram a inteligência

Conheça os 10 hobbies considerados pelos pesquisadores como os que “mais incrementam o intelecto”.

Segundo a ciência, o nível de inteligência de cada indivíduo sempre pode ser aprimorado. A inteligência não é determinada pela nossa carga genética, muitos fatores influenciam para aumentá-la ou não durante a nossa vida. É provado cientificamente que o nosso cérebro atrofia por pouco uso. Existem exercícios e atividades que podem ser praticados para aumentar nosso nível de inteligencia, e nem todos estão associadas a escola.

Hobbies são parte integrante de nossas vidas, e, praticados habitualmente, podem influenciar a nossa inteligência.
Listamos abaixo 10 hobbies que foram comprovados por pesquisa científica como agentes de incrementos do intelecto.

1. Tocar um Instrumento musical

A música tem o poder de despertar emoções complexas e mudar nosso estado mental. Várias pesquisas mostram que tanto ouvir quanto tocar música melhora a nossa capacidade de memorização. Tocar um instrumento também exercita a paciência e a perseverança e provoca o aumento da concentração.

2. Leitura

Ler melhora muito o nosso nível de inteligência, principalmente quando somos  leitores vorazes e lemos, diversificadamente, ficção, autobiografias, filosofia, política, etc. Ler reduz o stress e promove a experiência de múltiplas emoções, sem falar no aprendizado proporcionado em diversos assuntos. A leitura nos prepara para enfrentarmos diversas situações e sermos mais produtivo para alcançar nossos objetivos.

3. Meditação

O maior benefício da meditação é ajudar a nos focarmos em nós mesmos e assim nos conhecermos melhor. Ajuda a reduzir o stress e afastar os aborrecimentos. Com o estado de mente calmo que obtemos através da meditação, podemos aprender mais, pensar e planejar coisas com mais eficiência. A meditação regular nos ajuda a termos mais controle sobre nós mesmos e evitarmos distrações que atrapalham nossa concentração, raciocínio e aprendizado.

4. Exercitar o cérebro

Assim como devemos fazer exercícios regularmente para exercitar nossa corpo, o mesmo procedimento devemos adotar com o nosso cérebro. Desafiando constantemente nosso cérebro, com novos conhecimentos e habilidades nós o manteremos sempre em boas condições. Existem muitas maneiras de exercitar o cérebro, como por exemplo, puzzles (quebra-cabeças), Sudoku, palavras cruzadas, jogos de tabuleiros. Essas atividades ajudam o cérebro a formar novas conexões e mantém a memória funcionando.

5. Exercícios físicos

Um corpo saudável ajuda a manter o cérebro saudável. Afinal nosso cérebro é como outro músculo do corpo. Exercícios regulares mantém nosso cérebro e corpo funcionando como devem. Reduzem as tenções e ajudam a dormir melhor. É cientificamente comprovado que uma circulação sanguínea melhor, melhora a circulação no cérebro também. Vários estudos em cobaias e em humanos mostram que o exercício físico ajuda a criar novas células cerebrais e melhora a performance do intelecto.

6. Aprender uma nova língua

Aprender uma nova língua nem sempre é uma tarefa fácil, mas fazer isso traz inúmeras vantagens para nossa inteligência. O processo de aprender uma nova língua envolve tarefas como análise de estrutura gramatical e incremento de vocabulário, que melhoram nossa saúde cerebral. Também foi provado por vários estudos que pessoas com altos níveis de inteligência linguística são melhores planejadores, tomadores de decisão e solucionadores de problemas.

7. Escrever

Há muitos benefícios em escrever, incluindo a aumento geral da inteligência. Escrever melhora as habilidades linguísticas, é claro, mas também ajuda a desenvolver habilidades como o foco, a criatividade, a imaginação e a compreensão. Os escritores frequentemente têm altos níveis de inteligência. Você pode escrever de diferentes maneiras, em diários particulares, blogs, contos, ou textos científicos. Não importa o que você escreve ou quem lerá o que você escrever, o importante é que você está colocando em palavras as imagens de sua mente, aprendendo a se expressar mais claramente e exercitando seu cérebro.

8. Viajar

Viajar não é só uma forma de acabar com o tédio. É muito mais que isso. Viajar e conhecer novos lugares realmente melhora nossa inteligência. Os exercícios físicos e mentais envolvidos em uma viagem, seu planejamento e execução, são ótimos para exercitar a mente e aliviar o stress. Com a diminuição do stress temos mais capacidade de focar nas tarefas, observação e aprendizado. Conhecer novos lugares possibilita novos aprendizados, podemos conhecer novas culturas, estilos de vida, histórias e pessoas. Viajar também proporciona trocar ideias e ampliar os horizontes.

 
9. Cozinhar comidas diferentes

Cozinhar é uma tarefa que muita gente evita, pois associa a trabalho. Mas cozinhar, principalmente quando vamos fazer uma refeição com vários pratos, exige bastante planejamento, atenção aos detalhes e muita criatividade. Enquanto você está cozinhando, está executando várias tarefas simultaneamente. Isso ajuda muito a desenvolver a inteligência e a capacidade de planejamento.

10. Participar de esportes ativamente

Participar de atividades esportivas regularmente desenvolve, além dos músculos, o cérebro. Deixa-o mais flexível e melhora a nossa saúde cerebral. Ao praticarmos esportes nós aumentamos nossas funções cerebrais e trabalhamos também nossa coordenação, responsabilidade e confiança.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
5 plantas para cultivar dentro de casa
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *