8 plantas que conhecemos muito bem e os insetos odeiam

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Você sabe quais as plantas os insetos mais odeiam? Procuramos reunir aqui várias delas, que são muito fáceis para cultivarmos em nossas casas e que funcionam como repelentes naturais para alguns insetos.

Conheça melhor essas plantas, que além de enfeitarem o seu jardim, funcionam como aliados no combate às pragas sem a necessidade da utilização de defensivos químicos ou com a redução significativa de seu uso.


1. Citronela

Provavelmente a citronela atualmente seja a planta mais conhecida no Brasil como repelente contra mosquitos, é muito utilizada comercialmente em óleos e velas repelentes. É uma grama alta, parente do capim limão e muito perfumada.

É importante ressaltar que a citronela plantada em um jardim espanta os mosquitos, principalmente borrachudos e pernilongos que estejam na sua volta, mas uma pequena plantação não tem capacidade de espantar todos os mosquitos de nossa casa, como muitas publicações sugerem, seria necessário um plantação gigantesca para isso acontecer. Abordamos esse assunto no artigo “Citronela funciona para espantar mosquitos?“.

2. Alecrim

O alecrim, além de repelir insetos ajuda a manter os gatos afastados dos locais onde estão plantados, pois eles também detestam o seu cheiro, como por exemplo, em uma caixa de areia onde crianças brincam e os gatos associam a sanitário e onde podem querer fazem suas necessidades. Além disso, o alecrim é muito saboroso, se usado como tempero em assados, tem um sabor muito característico, afirma-se também que o aroma do alecrim ajuda a melhorar a nossa memória

3. Lavanda

A lavanda, também conhecida como alfazema, pode ser plantada tanto no jardim, como também em vasos, dentro de casa, desde que seja colocada em um lugar ensolarado. Além de afastar insetos, por causa do seu cheiro forte e adocicado, é uma planta que tem uma flor linda e perfumada, que embeleza e perfuma ambientes internos e externos. Por seu aroma agradável, a lavanda é muito utilizada para perfumar lençóis, toalhas e ambientes. Quando plantada no jardim, a lavanda também ajuda a afastar os ratos.

4. Erva do gato

A erva do gato ou Catnip, afasta os mosquitos, porém, ao contrário do alecrim, essa os gatos adoram. Alguns estudos concluíram que a Catnip é mais eficiente que o DEET, composto químico muito utilizado comercialmente na produção de repelentes de insetos. Suas folhas contém um óleo natural que repele os insetos.

Se você tiver gatos em casa e pretende plantá-la, não é aconselhável que ela fique muito próxima de outras plantas que sejam muito frágeis, pois como os gatos adoram brincar com ela, podem acabar ficando muito agitados e destruírem as que estejam na sua volta e não tenham a mesma resistência a eles.

5. Manjericão

O manjericão talvez seja uma das plantas com o cheiro que agrade o maior número de pessoas, é quase uma unanimidade, mesmo quem não gosta de comê-lo, como salada ou como tempero, muitas vezes aprecia o seu aroma envolvente e característico. Ele só não agrada os mosquitos e moscas, que odeiam seu aroma, agindo assim como um excelente repelente.

6. Crisântemo

O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural, essa substância repele, além dos mosquitos, outros insetos, como: baratas, percevejos, pulgas, carrapatos, besouros e moscas. Porém, o aroma do crisântemo não agrada a todos, muitas pessoas acham enjoativo e não suportam muito tempo perto de uma flor, que, apesar de linda, realmente exala um perfume muito forte.

7. Poejo

O poejo é uma menta também conhecido como “hortelã dos pulmões”, pois seu chá é um eficaz expectorante, muito utilizado no tratamento de doenças pulmonares. Plantado no jardim, funciona como repelente natural de mosquitos e moscas. Também é eficiente para mascarar o cheiro de mofo.

8. Hortelã

A hortelã, além de ter um aroma agradabilíssimo é excelente para afastar formigas do jardim, quando plantada perto de outras plantas, afasta as formigas também delas.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Vasos autoirrigáveis
5 plantas para cultivar dentro de casa
Produtos fitoterápicos e aromáticos da Kamari
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

2 comentários em “8 plantas que conhecemos muito bem e os insetos odeiam

  1. marieta batista da silveira disse:

    amei sua dicas são muito interessantes e com facilidades de recorrer a elas.obrigada e parabéns pelo site

    • Lar, Doce Lar disse:

      Muito obrigado Marieta, ficamos muito felizes em saber que estamos atendendo as expectativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *