A incrível restauração de uma casa em uma fazenda histórica

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

O escritório Dom Arquitectura, de Barcelona, executou uma impressionante restauração de uma fazenda histórica nos Pirinéus Orientais, fronteira entre a França e a Espanha. A pequena aldeia, chamada La Cerdanya, é composta por cerca de 20 casas, está rodeada por campos e prados e tem a agricultura como principal atividade.


Vistas deslumbrantes da paisagem montanhosa fazem deste local um paraíso natural. O proprietário encomendou à Dom Arquitectura a conversão de um palheiro, um celeiro, um armazém e uma pequena casa, em uma casa acolhedora com vários pavilhões para receber convidados.

O resultado obtido reuniu uma mescla de rusticidade com modernismo, mas o conjunto ficou simplesmente perfeito. É uma excelente inspiração para quem quer ter uma casa de fazenda rústica, mas que mantenha todo o conforto e estilo de uma casa urbana.

O escritório de arquitetura manteve todos os volumes dos edifícios existentes, restaurando suas fachadas e coberturas e redistribuindo todos os espaços internos. O velho palheiro é agora um grande espaço aberto para socializar, foi renovado mantendo as vigas velhas que suportam o telhado.

Dentro da casa, várias salas e áreas de estar para os hóspedes têm paredes de pedra, revestimento de madeira e elementos de ferro preservados dos edifícios antigos. “A ideia era criar espaços amplos, onde as vistas do entorno passassem a fazer parte do interior”, explicaram os designers responsáveis pelo projeto de restauração.

A madeira é a grande protagonista do interior, há placas de madeira nas paredes e nos tetos, o pavimento é de um piso flutuante, de um tom semelhante às madeiras utilizadas. As carpintarias exteriores são de madeira de pinus com acabamento em verniz, tudo no mesmo tom.

dom_arquitectura_14A estrutura dos muros e o teto da casa igualmente em madeira de pinus. Portanto, utilizando um único material foram resolvidos grade parte dos acabamentos. O outros materiais utilizados são as pedras nas fachadas e o ferro como outro material polivalente, usado no exterior para os marcos das janelas e no interior para alguns detalhes como luminárias, chaminés, escadas e outros acabamentos.

A casa manteve todas as características originais na parte externa, e teve todo o seu interior modificado, ficando mais claro, rústico, porém moderno.

Passeie pelas imagens abaixo e acompanhe a harmonia alcançada pelos idealizadores do projeto.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas outras postagens:
Procurando inspirações para aproveitar o espaço embaixo da escada? Veja 12 ideias criativas
Aprenda como utilizar a decoração para minimizar o calor
Você curte loft? Inspire-se nesse projeto executado em Londres
5 sugestões criativas e simples para renovar sua casa
Selecionamos 20 quartos criativos para você se inspirar
Vasos autoirrigáveis
Uma casa para morar e trabalhar, na qual o arquiteto priorizou a praticidade e o minimalismo
O que é Japandi?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *