A primavera está chegando, o que você acha de dar um “UP” em seu jardim?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Com a chegada da primavera, os jardins e quintais ficam mais coloridos e perfumados, os passarinhos cantam mais e a temperatura geralmente é a mais agradável do ano para ficarmos ao ar livre aproveitando tudo isso.

É a época propícia para investir no jardim e praticar mais atividades externas, muitas das quais podem ter ficado só na intenção durante o período frio do inverno.


Essa é a época também que, costumeiramente, vamos em busca de ideias e sugestões de decorações para o nosso jardim que possam ser feitas por nós mesmo, estamos empolgados e queremos criar peças únicas que deixarão nosso jardim diferente dos outros que cercam a nossa casa.

Existem muitos itens que temos em nossa casa e que não cumprem mais sua finalidade que podem ser reciclados para que possam causar esse efeito único em nosso jardim. A seguir vamos listar algumas sugestões para despertarem sua criatividade.

Começamos por aproveitamento de sapatos fora de uso. Se eles forem de borracha, você pode plantar dentro deles folhagens e flores que que necessitem de uma quantidade maior de água, se eles forem de couro ou outro material que poderá sofrer mais com o efeito das intempéries do clima, o ideal é utilizá-los para cultivar cactos e suculentas para que sua durabilidade seja prolongada.

Uma outra forma de embelezar e valorizar um jardim, é a utilização de mosaicos feitos por nós mesmos. O mosaico um ótimo hobby para relaxar, pode ser feito com pastilhas, azulejos, espelhos, pedras, enfim qualquer material que você tenha em casa e que possa ser cortado e colado formando desenhos.

Se você é iniciante nessa arte esteja atento que, para aumentar sua durabilidade, existe uma cola adequada para cada tipo de material a ser utilizado e que o mosaico pode ser feito sobre madeira, metal, porcelana, vidro, cerâmica, plástico, entre outros, desde que a colagem tenha sido feita com a cola certa. Use sua criatividade e transforme objetos comuns em obras de arte.

Você também pode montar caminhos pelo seu jardim. Eles podem ser de cimento, madeira, pedriscos, entre outros materiais. Os caminhos de jardim, além de embelezar são itens necessários entre os canteiros. Projete os seus e você terá caminhos agradáveis para usar quando estiver andando pelo seu jardim, sem danificar suas plantas.

Projete vasos originais e criativos. Existem na internet vários tutoriais de DIY (faça você mesmo) ensinando a fazer vasos de cimento. Há também muitas dicas de formatos e em muitas delas o resultado fica lindo.

Fica lindo, bem criativo e interessante também utilizar utensílios domésticos depois de restaurados para apoiar os vasos, ou somente como mais um item decorativo em meio às plantas do jardim.

Por último, se você for uma pessoa criativa e habilidosa, pode tentar montar esculturas de animais ou bonecos com vasos ou outros materiais reciclados, também ficam lindos.


Leia também:
Cachorros e Jardins Combinam?
DIY – Ideias para montar fontes de água, monte você mesmo a sua
Como deixar uma casa cheirosa e sem maus odores
A importância da adubação de hortas e jardins
Tudo o que você precisa saber sobre petúnias
Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *