Alimentos que você só precisa comprar uma vez e depois pode cultivar em casa – Parte I

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Você presta atenção nos alimentos que normalmente joga fora ao preparar as refeições? Saiba que existe uma grande chance de que você esteja jogando fora alimentos que poderiam ser replantados e com isso passar a cultivá-los em casa.


Muitos legumes, vegetais e ervas que você está jogando fora podem ser utilizadas na horta do seu quintal ou em uma horta cultivada dentro de casa, por isso preparamos uma série sobre eles, que começa com a lista abaixo.

Alguns deles podem permanecer em uma água enriquecida para serem reaproveitados e todos eles podem ser transferidos para a terra.

AIPO (SALSÃO): o aipo, também conhecido como salsão, é o típico vegetal que você pode cultivar a partir de um único exemplar. Como você normalmente não utiliza a base do salsão em seus preparos, coloque a base em um pote cheio de água – em alguns dias você verá que ele já está começando a crescer novamente.

ALHO PORÓ: se você quiser replantar alho poró saiba que o processo não requer muito esforço. Para isso, coloque a base do seu alho poró, com as raízes, em um vaso com água. Você verá as raízes se desenvolvendo o alho poró voltando a crescer.

CEBOLA: se você gosta de cozinhar, sabe que cebolas são fundamentais no preparo de praticamente qualquer receita. Se você quiser cultivar suas próprias cebolas, assim como o alho poró, basta que você coloque a base com as raízes em contato com a água e aguarde alguns dias.

BATATA DOCE: batata doce é um ingrediente utilizado em diversos tipos de preparo, desde fritas até purês e sopas cremosas. Você pode tentar cultivar batatas doces em casa a partir de suas sobras. Apenas coloque uma batata doce inteira em um vaso com terra e mantenha-a regada, brevemente observará o início de seu desenvolvimento.

BRÓCOLIS: você pode recultivar o brócolis a partir da base (a parte mais fibrosa que normalmente descartamos), plantando-a diretamente na terra.

ALHO: o alho também é um dos ingredientes mais utilizados no preparo de receitas e de pratos deliciosos. Lembre-se, entretanto, que a melhor época do ano para cultivar alho é durante o outono. Separe alguns dentes de alho e plante-os diretamente no solo, mas tome cuidado para não exagerar na água e para não cultivá-los em locais muito úmidos ou com pouca luz – isso fará com que os dentes de alho apodreçam antes que tenham a chance de dar origem a uma nova planta.

HORTELÃ: a hortelã é uma das ervas mais comuns, mas nem sempre é utilizada para preparar deliciosos pratos, ela vai muito bem também em um delicioso chá ou na elaboração de remédios caseiros. Para cultivar hortelã você precisará apenas dos talos – poderá retirar todas as folhas para outros usos. Coloque os talos em contato com a água ou diretamente na terra e apenas deixe a natureza fazer a sua mágica.

ERVA CIDREIRA: para cultivar erva cidreira, coloque os ramos que você comprou no supermercado em um vaso com água na janela da sua casa. Assim que eles começarem a se desenvolver você poderá replantá-los em um vaso com terra ou no seu jardim.

ALECRIM: o alecrim é uma das ervas aromáticas mais conhecidas e utilizadas, principalmente no preparo de pratos com carnes. Você deverá simplesmente colocar os galhos de alecrim em um vaso com um pouco de água e deixar que desenvolvam suas raízes. Assim que estiverem desenvolvidos, você poderá replantá-los no jardim ou em um vaso com terra.


Leia também “Alimentos que você só precisa comprar uma vez e depois pode cultivar em casa – Parte II onde ensinamos a plantar capim limão, gengibre, manjericão, abacaxi, abacate, limão e morango.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas outras postagens:
As vantagens de ter uma horta em casa
Comecei separando o lixo, resolvi fazer uma composteira e agora tenho uma horta orgânica
Horta – o que plantar em cada mês
A importância da adubação de hortas e jardins
Dicas imperdíveis para quem tem ou quer começar uma horta caseira
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis
Tudo o que você precisa saber sobre os girassóis, como plantar e como cultivar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *