Como aproveitar as frutas passadas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Você está procurando formas de como aproveitar as frutas passadas? Então chegou ao lugar certo.

Existe um problema que certamente ocorre na casa de todo mundo: seguidamente compramos frutas demais – ou simplesmente não consumimos tantas quanto imaginávamos – e as frutas acabam passando do ponto, ficando muito maduras.

As frutas passadas geralmente ficam com um aspecto visual menos agradável do que as que estão no ponto certo para consumo, normalmente ficando mais escuras e macias.

Entretanto, isso não quer dizer que você tenha que jogar suas frutas fora! Você pode aproveitá-las para outros preparos que não envolva comê-las puras. Inclusive, a maioria das receitas com frutas vai ficar muito mais saborosa se feitas com frutas passadas do que com frutas frescas – as frutas passadas tendem a ser bem mais adocicadas e terem um sabor mais concentrado.

Afinal, como aproveitar as frutas passadas?

A banana é um exemplo perfeito disso! Quanto mais “passada” uma banana, mais macia e adocicada ela fica. Ela fica muito mais saborosa, mas não fica visualmente apetitosa pois tende a ficar com a aparência mais escura e uma textura mais gosmenta. No entanto, você pode utilizá-la para preparar uma saborosa vitamina de banana, por exemplo, liquidificando as bananas passadas com leite animal ou vegetal e um pouco de gelo.

Você pode fazer, também, bolos e pães de banana – o aroma concentrado das bananas passadas vai deixar a sua preparação completamente diferente do que se feita com bananas frescas.

Outra forma de aproveitar suas bananas passadas é fazendo geleia. Antigamente era muito comum preparar geleias e doces de frutas em casa, mas com o passar do tempo este costume foi se perdendo. Entretanto, geleias caseiras ficam sempre uma delícia – e você pode sempre dar o seu toque especial que vai fazer da sua geleia única.


Abaixo listamos uma receita básica de geleia de banana e damos algumas dicas para você incrementar a sua receita.

Receita de geleia de bananas muito maduras
Ingredientes
  • Bananas passadas;
  • Açúcar;
  • Limão;
  • Água.
Modo de preparo

Coloque as bananas em uma panela com pouca água e deixe cozinhar até que se desmanchem – como elas estão passadas, isso não demorará muito tempo.

Em seguida acrescente o açúcar (a mesma quantidade em peso que o peso da banana utilizada) e o limão a gosto.

Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio, acrescentando água aos poucos sempre que você perceber que está muito grosso. Mexa de tempos em tempos para que a mistura não grude no fundo da panela.

A mistura ficará com uma cor avermelhada e a geleia estará pronta quando o fundo da panela começar a aparecer quando você mexer.

Retire do fogo e deixe esfriar antes de guardar na geladeira.

Uma dica importante é que você deve guardar a geleia de banana em um pote de vidro devidamente lavado e, preferencialmente, fervido.

Assim, se bem acondicionada, a geleia durará no mínimo uma semana na geladeira – a partir daí fique atento a alterações de cor, cheiro ou textura.

Como consumir essa geleia

Você pode deixar a sua geleia de banana ainda mais saborosa acrescentando outros ingredientes. Pode, por exemplo, substituir metade do suco de limão por suco de laranja ou, ainda, acrescentar alguns paus de canela para ferver junto com a banana desde o início. A canela e a banana casam perfeitamente e a sua geleia ficará em um outro patamar.

Se você gosta de castanhas, então pode também misturar algumas nozes e castanhas torradas em pedaços, o que vai criar um contraste de texturas e sabores muito interessante.


Leia também:
Os segredos de construir sabores na cozinha – primeiros passos
Como fazer água com gás saborizada
Como tirar facilmente a pele de tomates
Que frutas cachorros podem comer?
O frio do inverno pede por caldos e sopas
Receita de torta de banana com doce de leite
Receita de bolo de fubá fofinho

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *