Como aproveitar melhor um sótão utilizando claraboias e ainda 30 ideias incríveis

Gostou? Compartilhe...

Tempo estimado para leitura: 5 minutos

A maioria das casas construídas nas últimas décadas já não conta mais com sótão. Porém ele é encontrado frequentemente em muitas casas antigas ou em raríssimos projetos que buscam um retorno ao passado.

Um sótão mal iluminado geralmente só pode ser utilizado como depósito de objetos de pouco uso. Se você tem um sótão assim em sua casa e está pensando em aproveitá-lo melhor, veja abaixo o que uma claraboia pode fazer por você.

Depois que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” o texto “Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente” vários leitores nos pediram dicas e ideias sobre a sua utilização em ambientes específicos, como salas, cozinhas, banheiros, entre outros.

Essas dúvidas de nossos leitores deu origem a uma série de textos sobre a utilidade das claraboias nos mais diversos ambientes de uma casa. Nesse texto vamos tratar especificamente sobre claraboias em sótãos.

Conforme já destacamos nos outros textos dessa série, as melhorias que uma claraboia pode proporcionar em um ambiente escuro ou com pouca ventilação externa são incontestáveis, porém, se tem um ambiente que normalmente sofre muito com escuridão e falta de ventilação em uma casa, esse ambiente é o sótão.

Principalmente aqueles sótãos que não possuem nenhuma janela, não possuem paredes verticais para instalá-las e tampouco grades de ventilação. Para esses, a claraboia foi feita sob encomenda.

A propósito, a origem da palavra claraboia é do francês claire-voie (caminho claro), ou seja, as primeiras claraboias que surgiram foram justamente pela necessidade de iluminar e ventilar os espaços escuros.

Com o passar do tempo, pela beleza arquitetônica que proporcionam, as claraboias também passaram a fazer parte de ambientes com outros tipos de iluminação natural. Porém, elas nunca perderam sua função original, iluminar e/ou ventilar um ambiente.

Voltando ao nosso sótão não iluminado pela luz natural ou mal iluminado. A adição de uma claraboia a ele certamente terá um impacto incrível, trazendo vida e deixando-o com uma aparência de muito maior do que realmente é.

É surpreendente como a luz natural favorece a decoração e aumenta a vontade de utilizar qualquer ambiente que se queira criar em um sótão, seja ele um quarto de dormir, uma biblioteca, um quarto para as crianças brincarem, uma sala de estar, uma sala de leitura, enfim a luz solar natural atrai as pessoas para o ambiente criado.

Além disso, quem não gosta de contemplar as estrelas no período noturno ou uma boa chuva batendo no vidro da claraboia e escorrendo em direção ao telhado?

Porém, antes de pensar no tamanho e no tipo de claraboia que você vai instalar em seu sótão, primeiro você precisa definir que destinação ele terá, se ele vai se transformar em um quarto ou uma sala, por exemplo.

Cada peça de uma casa exige uma iluminação específica. Iluminação demais ou de menos em um ambiente pode deixá-lo desconfortável, assim como também o excesso de ventilação ou falta dela, se suas claraboias tiverem também esse propósito e forem de abrir.

Você precisa definir também se as claraboias serão escurecidas em certos momentos do dia com cortinas, persianas, blecautes ou de outra forma. Se você quiser assistir televisão ou dormir até mais tarde em um final-de-semana, por exemplo, o excesso de iluminação natural pode incomodar mais do que favorecer.

Observe a sala abaixo com as claraboias abertas na primeira imagem e com as claraboias fechadas na segunda, as duas opções deixaram o ambiente fantástico e, dependendo da situação, ela pode ser uma sala mais escura ou mais clara.

Ambiente com as claraboias abertas e iluminação natural

Ambiente com as claraboias fechadas e iluminação artificial

Além da iluminação adequada, você também precisará se preocupar com o equilíbrio estético das claraboias que vão compor o ambiente e com a viabilidade de sua instalação.

Contate um especialista em estrutura de construção para verificar se a estrutura do seu telhado ou laje comportará e aceitará uma claraboia antes de iniciar o seu projeto.

Além disso, a opinião de um especialista em arquitetura e construção também poderá ser útil para definir quantas claraboias instalar, onde instalá-las e de que tamanho elas serão.

Por exemplo, claraboias muito pequenas poderão ser inúteis dependendo da posição de instalação; já claraboias muito grandes poderão transformar seu sótão em uma estufa, também dependendo da posição onde serão instaladas e da região do país onde você mora. A palavra é equilíbrio.

Também, como explicamos acima, as claraboias são um ótimo recurso para apreciarmos o céu, as estrelas, a lua, o sol e nos remetem ao sentimento de estar ao ar livre, portanto seria interessante seu projeto prever isso também.

Enfim, diferentemente da maioria das outras peças da casa, geralmente uma reforma em um sótão destina-se a mudar a sua forma de aproveitamento e uma transformação mais radical do espaço, portanto pesquise muito antes de inciar seu projeto para que possa desfrutar seu sótão da melhor forma possível.

Para você ter ainda mais ideias sugerimos a também leitura do texto “Aproveitamento de sótão, 28 ideias para você se inspirar” antes de você colocar as mãos-a-obra.

Abaixo selecionamos várias ideias de sótãos com claraboia, tente imaginá-las instaladas no seu próprio sótão. Você pode aproveitar também as ideias de decoração, algumas são simplesmente encantadoras.

Leia também os outros textos já publicados dessa série:
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Selecionamos 30 ideias de claraboias instaladas em quartos e algumas dicas úteis para você planejar a sua
30 ideias de salas de jantar com claraboias
Cozinhas com claraboias, dicas e 44 ideias criativas para você se inspirar
Banheiros com claraboia, 34 ideias para obter uma luz natural mais intensa
Salas de estar com claraboias, 30 ideias sensacionais e muitas dicas


Procurando mais dicas para você e sua casa? Veja os textos que selecionamos abaixo:
Dicas interessantes para você aproveitar melhor um jardim de inverno
Como decorar o hall de entrada de uma casa
Decorando com quadros vazios, ideias e dicas
Entendendo a ciência do Feng Shui
Toalheiro térmico vale a pena?
O inacreditável “antes e depois” de um sótão escuro e estreito
Toalheiros – ideias criativas para guardar ou pendurar as suas toalhas e ainda decorar seu banheiro
Como aproveitar melhor os espaços da sua casa – Parte I

Gostou? Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *