Como evitar ter problemas com a caixa de gordura

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

caixa de gordura

A caixa de gordura é uma estrutura presente em quase todas as construções – casas ou apartamentos – para a qual é destinada a água que é escoada da pia da cozinha. Certamente um dos maiores temores de quem cuida de casa é aquele momento no qual a caixa de gordura transborda, sendo necessária a sua limpeza.

Isto acontece porque na caixa de gordura acaba havendo um grande acúmulo de restos de comida e de gordura, que com o tempo apodrecem e acabam produzindo um cheiro forte.


A caixa de gordura é muito importante para manter o seu lar bem cuidado, livre de alguns insetos e cheiroso. Ela tem entre as suas funções evitar o entupimento da rede de esgoto, por exemplo, que certamente causaria grandes problemas para você.

Limpar a caixa de gordura é, portanto, de suma importância, principalmente antes de longos períodos de viagem, período em que sua pia da cozinha vai ficar sem ser utilizada.

Isto precisa ser observado porque uma caixa de gordura suja pode causar transbordamentos, dificuldade no escoamento de água do seu lar, e até a proliferação e invasão de sua casa por pestes como ratos e baratas.

Você pode fazer sua caixa de gordura dos mais variados materiais. Mas, as mais comuns são as feitas de PVC, que são seladas também com tampas de PVC ou com tampas de ferro.

Como fazer para a caixa de gordura nunca transbordar?

Sobretudo para evitar problemas com sua caixa de gordura é bom tomar algumas medidas de prevenção, como as que listaremos a seguir.

Evite deixar a gordura escorrer pelo ralo

1. Depois de cozinhar, evite ao máximo despejar a gordura no ralo da pia – tente adotar a prática de manter na sua cozinha um vidro ou uma garrafa Pet com tampa, no qual você pode acumular a gordura que sobra dos alimentos que você cozinhar.

Adotar esse procedimento no momento de descartar o óleo usado ou a gordura dos alimentos, além de tudo, é melhor para o meio ambiente, pois existem muitos programas sociais que recolhem estas sobras de gordura gratuitamente para fazer velas e sabão.

Inclusive você pode usar essa gordura para fazer velas e sabão em casa, caso tenha interesse.

Como quebrar a gordura

2. Caso por algum motivo você não possa dar um destino mais apropriado à gordura e precisar despejar a gordura no ralo da pia da cozinha, tente sempre misturar um pouco de detergente na gordura.

O detergente tem o poder de quebrar a gordura, separando-a, o que vai evitar que se ela acumule na sua caixa de gordura.

Em seguida, depois de despejar essa gordura misturada ao detergente na pia, procure sempre despejar água bem quente no ralo, o que facilitará o transporte da gordura pelos canos e pela caixa de gordura antes de aderir às paredes do encanamento.

Produtos preventivos

3. Faça uso preventivo dos produtos de limpeza apropriados e indicados para agirem na caixa de gordura.

Existem alguns produtos específicos que “comem” a gordura acumulada nos canos e na caixa de gordura.

Também é relativamente fácil encontrar produtos à base de soda cáustica a venda em supermercados ou em ferragens. Porém, tome cuidado sempre quando for usar estes produtos pois eles têm um alto poder corrosivo e podem até causar queimaduras químicas nas suas mãos.

Assim, o ideal é sempre manipular produtos corrosivos com o auxílio de luvas de limpeza.

Jogue-os no ralo da pia e deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante, seguindo de altas quantidades de água que o levem pelos canos. Se quiser depois derramar alguns litros de água fervente por cima, certamente não fará mal algum.


Leia também:
Você sabe como eliminar o mau cheiro de pia de uma forma muito baixa e com baixo custo?
16 dicas ótimas para a limpeza da casa não ficar tão pesada
Por que o Desodora funciona?
Como limpar o micro-ondas respingado
19 dicas imperdíveis para você economizar água
Como tirar manchas de roupas sem estragar o tecido?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *