Como evitar ter problemas com a caixa de gordura

A caixa de gordura é uma estrutura presente em quase todas as construções – casas ou apartamentos – para a qual é destinada a água que é escoada da pia da cozinha. Certamente um dos maiores temores de quem cuida de casa é aquele momento no qual a caixa de gordura transborda, sendo necessária a sua limpeza. Isto porque na caixa de gordura acaba havendo um grande acúmulo de restos de comida e de gordura, que com o tempo apodrecem e acabam produzindo um cheiro forte.

A caixa de gordura é muito importante para manter o seu lar bem cuidado, livre de alguns insetos e cheiroso. Ela tem entre as suas funções evitar o entupimento da rede de esgoto, por exemplo, que certamente causaria grandes problemas para você. Limpar a caixa de gordura é, portanto, de suma importância, principalmente antes de longos períodos de viagem, período em que sua pia da cozinha vai ficar sem ser utilizada. Isto porque uma caixa de gordura suja pode causar transbordamentos, dificuldade no escoamento de água do seu lar, e até a proliferação e invasão de sua casa por pestes como ratos e baratas.

As caixas de gordura podem ser construídas dos mais variados materiais, mas as mais comuns são as feitas de PVC, que podem ser seladas com tampas de PVC ou com tampas de ferro. Para evitar ter problemas com a sua caixa de gordura é bom tomar algumas medidas de prevenção como as que listaremos a seguir:

  1. Depois de cozinhar, evite ao máximo despejar a gordura no ralo da pia – tente adotar a prática de manter na sua cozinha um vidro ou uma garrafa Pet com tampa, no qual você pode acumular a gordura que sobra dos alimentos que você cozinhar. Fazer isso é, além de tudo, melhor para o meio ambiente, pois existem muitos programas sociais que recolhem estas sobras de gordura gratuitamente para fazer velas e sabão. Inclusive você pode usar essa gordura para fazer velas e sabão em casa, caso tenha interesse.
  2. Caso por algum motivo você não possa dar um destino mais apropriado à gordura e precisar despejar a gordura no ralo da pia da cozinha, tente sempre misturar um pouco de detergente na gordura. Isto porque o detergente tem o poder de quebrar a gordura, separando-a, o que vai evitar que se acumule na sua caixa de gordura. Em seguida, depois de despejar essa gordura misturada ao detergente na pia, procure sempre despejar água bem quente no ralo, o que facilitará o transporte da gordura pelos canos e pela caixa de gordura.
  3. Faça uso preventivo dos produtos de limpeza apropriados para a caixa de gordura. Existem alguns produtos específicos que “comem” a gordura acumulada nos canos e na caixa de gordura. É relativamente fácil encontrar produtos à base de soda cáustica a venda em supermercados ou em ferragens. Tome cuidado sempre quando for usar estes produtos pois eles têm um alto poder corrosivo e podem até causar queimaduras químicas nas suas mãos. O ideal é sempre manipulá-los com o auxílio de luvas de limpeza. Jogue-os no ralo da pia e deixe agir pelo tempo indicado pelo fabricante, seguindo de altas quantidades de água que o levem pelos canos. Se quiser depois derramar alguns litros de água fervente por cima, certamente não fará mal algum.

Se você gostou dessa dica, provavelmente também vá gostar dessas:
Como faço para… – Parte I 
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
Você sabe como eliminar o mau cheiro de pia de uma forma muito baixa e com baixo custo? 
Dicas para a limpeza da casa não ficar tão pesada 
Por que o Desodora funciona?
Como limpar o micro-ondas respingado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *