Como faço para… – Parte II

Como faço para tirar mancha de gordura recente em tecido?

Você está cozinhando e a gordura resolveu saltar da panela para sua roupa? Não espere secar, esfregue um pedaço de giz branco sobre a mancha e deixe “descansar” por pelo menos 10 minutos. Após esse tempo, o excesso de pó de giz já pode ser retirado e a roupa lavada como de costume. Esse método funciona, porque o pó “rouba” a gordura do tecido para ele. Se não tiver giz em casa, você pode tentar substituí-lo por amido de milho (também chamado de maizena, em referência a marca mais conhecida), ou talco em abundância. Caso a roupa já tenha sido lavada sem a retirada da mancha, esse método pode não ser muito eficiente, sendo necessário nesse caso a utilização de produtos químicos destinados a remoção de manchas.

Como faço para tirar mancha de vinho tinto em tecido?

Virou vinho tinto na toalha? Não espere secar. Se o tecido for branco, despeje água oxigenada sobre toda a mancha, se o tecido for colorido, utilize vinho branco, ou vinagre de vinho branco. Lave em seguida a peça manchada. Se não puder lavar imediatamente, coloque, antes de secar e em cima de toda a mancha, sal grosso, e deixe-o absorver todo o vinho derramado. Outra alternativa para tentar eliminar ou diminuir a intensidade da mancha é a utilização de gelo. Passe-o no local imediatamente, isso diminuirá a capacidade de absorção do vinho pelo tecido.

Como faço para tirar mancha de caneta esferográfica em tecido de algodão?

Você guardou a caneta no bolso da camisa de algodão e descobriu que ela estava vazando?  Tente remover a mancha da seguinte forma: Com a roupa ainda seca, cubra toda a mancha de tinta com detergente líquido de louça; Deixe “descansar” até secar o detergente aplicado sobre a mancha; Com um pano seco, ou uma escova, esfregue o detergente. Outra opção, caso você tenha pressa, é utilizar álcool juntamente com o detergente líquido de louça e esfregar imediatamente com uma escova, sem a necessidade de deixar “descansar”.

Importante: Lembre-se que essa dica é válida para tecidos de algodão, não testamos em outros tecidos.

 
Como faço para tirar manchas de batom em tecido?

Manchou uma roupa com batom? Antes de colocá-la para lavar, retire o excesso de batom com um algodão ou com um papel absorvente (papel higiênico ou papel toalha). Em seguida, esfregue sobre ela detergente de louça neutro e após lave-a normalmente. Caso ainda sobre algum vestígio da mancha, coloque a parte manchada de molho em leite morno. Se mesmo assim não sair e a roupa for branca, despeje álcool sobre a mancha e pressione-a com outro tecido seco, que possa ser manchado, a mancha se transferirá para ele.

Como faço para tirar mancha de café em tecido?

Manchas de café podem se tornar permanentes, caso não sejam tratadas da forma correta. Se a mancha for recente, lave-a imediatamente, antes que seque, neste caso sairá facilmente sem nenhuma técnica especial. Caso não seja possível lavar a roupa imediatamente, esfregue gelo sobre ela, a mancha irá se dissolvendo até sumir. Se não for possível fazer a retirada da mancha ainda molhada, e esta já estiver seca, você pode removê-la esfregando sobre ela um pano úmido com: Sabão de glicerina ou; bicarbonato de sódio ou; vinho ou vinagre branco ou; álcool. Lembre-se que café é uma tintura, caso a roupa seja lavada várias vezes sem a retirada da mancha ela ficará cada vez mais difícil de ser retirada.

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Como faço para… – Parte I 
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
Como faço para… – Parte III 
(retirar adesivos de objetos e vidros | eliminar bolinhas das roupas | retirar pelos de tecidos)
Como limpar o micro-ondas respingado
Como escolher toalhas de banho
8 dicas incríveis de jardinagem

3 comentários em “Como faço para… – Parte II

  1. Rodrigo Barbosa disse:

    Gostei da dica do batom 🙂

  2. Izabella Dutra disse:

    Amei o site, parabens!!!

  3. Angelica Lima disse:

    Amei o site, estão de parabens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *