Como faço para… – Parte VIII

Selecionamos mais uma série de dicas úteis para facilitar o seu dia a dia. 

Como faço para o molho aderir à massa e não ficar no fundo do prato?

Se você quer que o molho envolva toda a massa, seja ela macarrão, penne, farfalle, ou qualquer outra, o segredo é não utilizar óleo na água em que ela vai ser cozida. Isso é totalmente desnecessário e até prejudicial, pois vai impermeabilizá-la. Para uma massa não grudar enquanto cozinha, o único cuidado necessário é colocar muita água na panela. Agindo dessa forma, as massas comercializadas atualmente já são preparadas para não grudar. A única exceção, são as massas caseiras frescas, nesse caso um pouco de óleo é necessário para absorver a farinha que a envolve. É importante também que a água esteja bem quente antes da colocação da massa e o início da contagem de tempo de cozimento. À propósito, também evite fazer um molho muito aguado, pois não há mágica que grude água à massa 🙂 se você exagerou na água do molho, ou se utilizou ingredientes que liberaram muito líquido, deixe o molho por mais tempo no fogo para reduzi-lo.   

Como faço para a couve-flor cozida ficar branca e tenra?

Para que a couve-flor fique tenra e bem branquinha, ponha algumas colheres de leite na água onde será feito o seu cozimento, utilize muita água na panela, suficiente para cobrir toda a couve-flor e ainda sobrar água acima dela, senão além de amarelada ela ficará murcha e molengona. Coloque a couve-flor na água somente depois que essa estiver fervendo. E quando ela estiver pronta, retire-a da água quente e mergulhe-a em água gelada para cortar a cocção. Geralmente a couve-flor fica pronta com cerca de 3 minutos de fervura, portanto, se ao adicioná-la na água, essa parar de ferver, espere o recomeço da fervura para marcar o tempo.

Como faço para os vegetais cozidos ficarem com a cor bonita?

Para que os vegetais mantenham a cor bonita depois de cozidos é preciso que a água utilizada em seu cozimento cubra totalmente todo o alimento que está sendo cozido, sejam colocados na água somente depois que essa estiver fervendo e não cozinhem mais do que o necessário, quando começarão a perder sua cor, que se transferirá para a água. Imediatamente após o final do cozimento devem ser mergulhados em água gelada, para cortar a cocção. Cada vegetal tem seu tempo ideal de cozimento, se você gosta de cozinhar vários vegetais juntos, vá os adicionando na panela com a água fervente na ordem dos que precisam mais tempo para os que precisam menos. 

Como faço para que a tábua de cortar alimentos não escorregue enquanto corto?

Atualmente as “tábuas” de cortar alimentos vendidas geralmente não são mais de madeira, algumas são de plástico, outras de vidro, mas ainda há quem prefira as tábuas de madeira, que são mais charmosas e parecem funcionar melhor. Uma boa parte das tábuas vendidas atualmente são projetadas para serem utilizadas de apenas um lado, portanto algumas delas já vem com gotas de silicone na parte de baixo para que fiquem mais firmes durante o corte e essas são as mais seguras. Se você tem uma tábua de cortar que não tem essas gotas e costuma utilizá-la apenas de um lado, pode comprar cartelas com elas em lojas de utilidades domésticas. Porém, se você tem uma tábua que quer utilizar dos dois lados, uma solução muito interessante é colocar um pano de prato ou uma toalha de papel úmida embaixo dela, dessa forma ela não escorregará.

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Como faço para… – Parte I 
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
Como faço para… – Parte II 
(como tirar manchas em tecido)
Como faço para… – Parte III 
(retirar adesivos de objetos e vidros | eliminar bolinhas das roupas | retirar pelos de tecidos)
Como faço para… – Parte IV
(extensão não se soltar | proteger a porta do carro | criança não esmagar os dedos nas portas | fios não enrolarem)
Como faço para… – Parte V
(peixe não grudar na grelha | ovos durarem mais tempo | bananas durarem mais tempo | amolecer manteiga)
Como faço para… – Parte VI
(manter vinho branco gelado | organizar ferramentas de jardinagem | aumentar espaço para temperos)
Como faço para… – Parte VII
(deixar os talheres brilhando | tirar mais suco do limão | ovo frito não grudar na frigideira | saber se o óleo da fritura já está quente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *