Como fazer para um filhote de cão parar de roer os móveis e objetos da casa?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como fazer para um filhote de cão parar de roer os móveis e objetos da casa?

Você adotou um cão e não sabe como fazer ele parar de roer os seus móveis? Então nesse artigo poderemos te ajudar a resolver isso.

Assim como todos os animais jovens, os filhotes de cachorro também adoram explorar o mundo e fazer descobertas sobre ele. Mas, assim como os bebês humanos costumam utilizar os balbucios e suas e mãos para essa exploração, os filhotes de cães costumam utilizar suas mandíbulas e dentes com a mesma intenção.

Eles tentarão experimentar tudo o que estiver ao seu alcance, incluindo os móveis, os sapatos e, é claro, você mesmo 🙂


Primeiramente, para entender como resolver, precisamos saber porque eles fazem isso. A resposta é simples, coloque-se na cabeça deles, provavelmente estarão imaginando: será que isso é gostoso? Isso vai fazer barulho engraçado se eu morder?

Inicialmente eles são impulsionados pela curiosidade. O segundo motivo, que vem um pouco mais tarde, é a necessidade que eles têm de desenvolver a força em suas mandíbulas e aliviar a dor e a coceira resultantes da troca de dentição.

Em resumo, um cão não vai parar de roer tudo o que estiver ao seu alcance durante o seu desenvolvimento se você permitir, pois isso é da sua natureza.

Portanto, se você não quiser tolher o desenvolvimento normal e natural de seu amiguinho, impedindo-o de fazer esses experimentos, sugerimos que adote os procedimentos abaixo para uma convivência prazerosa e saudável entre vocês.

Mas, como fazer um cão parar de roer?

cão roendo um sapatoA brincadeira preferida dos cães é morder, portanto, certifique-se de que seu filhote tenha sempre ao seu alcance alternativas apropriadas para satisfazer sua necessidade de mastigar. Você precisará realizar experiências para descobrir a preferência de seu cãozinho especificamente.

A maioria dos cães adora os brinquedos de borracha, de preferência ocos para que cedam a sua mordida, alguns vão preferir mastigar brinquedos mais duros, mais resistentes às suas investidas.

Alguns brinquedos têm a vantagem de que dentro deles é possível colocar petiscos de uma forma que dificulte o acesso do seu cãozinho a eles. Então isso fará com que ele perca grande parte de seu dia nessa “batalha” por comida, deixando de roer objetos que são caros para você e também criem o hábito de morder apenas os brinquedos colocados a sua disposição.

Uma boa alternativa para criar esse tipo de brinquedo, sem nenhum custo é utilizar garrafas pets nessa brincadeira, coloque alguns petiscos dentro dela e é quase certo que seu cãozinho terá várias horas de mastigação pela frente sem estragar nada que você não queira.

Uma novidade no mercado é o mordedor que substitui a escova de dentes, também uma excelente opção para seu filhote desestressar.

Você também pode usar bichinhos de pelúcia que possam ser destruídos – pois é praticamente certo que isso acabará acontecendo após uma luta longa e ferrenha entre os dois – esses brinquedos também ajudam a saciar o desejo do seu cachorro de mastigar. Fique atento apenas para que o conteúdo desses brinquedos não possam provocar ferimentos em seu cão e só o deixe brincando sem supervisão com brinquedos absolutamente seguros.

Você precisa treinar seu cão

Utilizando essa combinação de treinamento repetidamente, você provavelmente atenderá as necessidades diárias de mastigação e exercícios mentais de seu animalzinho. Essas brincadeiras também são ótimas para gastar as energias de um filhote muito ativo.

Evite deixar seu cãozinho brincando sozinho com ossos, esse é outro brinquedo que o manterá muito tempo ocupado, mas os ossos ao se partirem poderão machucá-lo. Você pode usar alternativamente aqueles ossos fabricados de couro cru, porém também esses devem ser dados sob supervisão para evitar um possível engasgamento.

Adotando os procedimentos acima, então você provavelmente saciará os anseios por mordidas de seu filhote. Mas ainda resta uma coisa para resolver, como evitar que ele crie o hábito de morder o que você não quer?

Quando você estiver por perto, crie o hábito de repreendê-lo sempre que ele tentar morder o que não deve. Dessa forma ele logo aprenderá a respeitar esses objetos. Quando você não estiver por perto, uma boa alternativa para resolver esse problema é negando a ele o acesso ao que não pode morder.

Proteja suas coisas de seu cão

Coloque o seu cachorro em um lugar seguro quando você não puder supervisioná-lo. Por exemplo, um cercadinho, um caixote grande ou uma peça com portão onde o que estiver ao seu alcance não possa ser destruído.

Esse local deve ser um espaço agradável, que contenha brinquedos para mastigar, uma cama confortável e água suficiente para durar até a sua volta. Lembre-se de que o recipiente com água não poderá virar um brinquedo dele, portanto não pode ser virado nem arrastado pelo local.

Lembre-se também que os filhotes precisam de muito descanso. Portanto, se você o mantiver ativo com exercícios e brincadeiras durante o tempo em que passarem juntos ele provavelmente passará a maior parte do tempo em que estiver sozinho dormindo.

Muitas pessoas passam pimenta líquida nos locais que não querem ver mordidos, no entanto esse artifício funciona apenas em alguns casos. Há cachorros que não se importam com o gosto da pimenta, outros quase nem o sentem ou até se acostumam com o sabor. Cães tem o olfato muito apurado, porém seu paladar é muito fraco.

Conclusão

Para seu cão parar de roer seus móveis e outros objetos não é muito difícil, mas exige dedicação e persistência.


Leia também:
Você prepara em casa a comida do seu Pet? Então leia essas dicas importantes
A casa e os animais de estimação
9 dicas maravilhosas para donos de gatos inexperientes
Vantagens e desvantagens de ter um cachorro
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Porque devo dar vermífugo para meu cão?
Obesidade canina é um problema sério, saiba como resolver

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *