Como fazer para um filhote de cão parar de roer os móveis e objetos da casa?

Gostou dessa postagem? Compartilhe com seus amigos

Assim como todos os animais jovens, os filhotes de cachorro também adoram explorar o mundo e fazer descobertas sobre ele. Mas, assim como os bebês humanos costumam utilizar os balbucios e suas e mãos para essa exploração, os filhotes de cães costumam utilizar suas mandíbulas e dentes com a mesma intenção. Eles  tentarão experimentar tudo o que estiver ao seu alcance, incluindo os móveis, os sapatos e, é claro, você mesmo 🙂

Primeiramente, para entender como resolver, precisamos saber porque eles fazem isso. A resposta é simples, coloque-se na cabeça deles, provavelmente estarão imaginando: será que isso é gostoso? Isso vai fazer barulho engraçado se eu morder? Inicialmente eles são impulsionados pela curiosidade. O segundo motivo, que vem um pouco mais tarde, é a necessidade que eles têm de desenvolver a força em suas mandíbulas e aliviar a dor e a coceira resultantes da troca de dentição.

Em resumo, eles vão morder e roer tudo o que estiver ao seu alcance durante o seu desenvolvimento se isso lhe for permitido, pois isso é da sua natureza. Portanto, se você não quiser tolher o desenvolvimento normal e natural de seu amiguinho, impedindo-o de fazer esses experimentos, sugerimos que adote os procedimentos abaixo para uma convivência prazerosa e saudável entre vocês.

A brincadeira preferida dos cães é morder, portanto, certifique-se de que seu filhote tenha sempre ao seu alcance alternativas apropriadas para satisfazer sua necessidade de mastigar. Você precisará realizar experiências para descobrir a preferência de seu cãozinho especificamente. A maioria dos cães adora os brinquedos de borracha, de preferência ocos para que cedam a sua mordida, alguns vão preferir mastigar brinquedos mais duros, mais resistentes às suas investidas.

Alguns brinquedos ocos têm a vantagem de que dentro deles é possível colocar petiscos ou ração de uma forma que dificulte o acesso do seu cãozinho a ela, fazendo com que ele perca grande parte de seu dia nessa “batalha” por comida, deixando de roer objetos que são caros para você e também criem o hábito de morder apenas os brinquedos colocados a sua disposição. Uma boa alternativa para criar esse tipo de brinquedo, sem nenhum custo é utilizar garrafas pets nessa brincadeira, coloque alguns petiscos dentro dela e é quase certo que seu cãozinho terá várias horas de mastigação pela frente sem estragar nada que você não queira.

Você também pode usar bichinhos de pelúcia que possam ser destruídos – pois é praticamente certo que isso acabará acontecendo após uma luta longa e ferrenha entre os dois – esses brinquedos também ajudam a saciar o desejo do seu cachorro de mastigar. Fique atento apenas para que o conteúdo desses brinquedos não possam provocar ferimentos em seu cão e só o deixe brincando sem supervisão com brinquedos absolutamente seguros.

Utilizando essa combinação de treinamento repetidamente, você provavelmente atenderá as necessidades diárias de mastigação e exercícios mentais de seu animalzinho. Essas brincadeiras também são ótimas para gastar as energias de um filhote muito ativo.

Evite deixar seu cãozinho brincando sozinho com ossos, esse é outro brinquedo que o manterá muito tempo ocupado, mas os ossos ao se partirem poderão machucá-lo. Você pode utilizar alternativamente aqueles ossos fabricados de couro cru, porém também esses devem ser dados sob supervisão para evitar um possível engasgamento.

Adotando os procedimentos acima você provavelmente saciará os anseios por mordidas de seu filhote, mas ainda resta uma coisa para resolver, como evitar que ele crie o hábito de morder o que você não quer?

Quando você estiver por perto, crie o hábito de repreendê-lo sempre que ele tentar morder o que não deve, ele logo aprenderá a respeitar esses objetos. Quando você não estiver por perto, uma boa alternativa para resolver esse problema é negando a ele o acesso ao que não pode morder.

Coloque o seu cachorro em um lugar seguro – um cercadinho, um caixote grande ou uma peça com portão onde o que estiver ao seu alcance não possa ser destruído – quando você não puder supervisioná-lo. Esse local deve ser um espaço agradável, que contenha brinquedos para mastigar, uma cama confortável e água suficiente para durar até a sua volta – lembre-se de que o recipiente com água não poderá virar um brinquedo dele, portanto não pode ser virado nem arrastado pelo local . Lembre-se também que os filhotes precisam de muito descanso, por isso, se você o mantiver ativo com muito exercício e brincadeiras durante o tempo em que passarem juntos ele provavelmente passará a maior parte do tempo em que estiver sozinho dormindo.

Muitas pessoas costumam passar pimenta líquida nos locais que não devem ser mordidos, porém esse artifício funciona apenas em alguns casos, há cachorros que não se importam com o gosto da pimenta, outros quase nem o sentem ou até se acostumam com o sabor. Cães tem o olfato muito apurado, porém seu paladar é muito fraco.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar de ler sobre esses:
Você prepara em casa a comida do seu animalzinho? Então leia essas dicas
A casa e os animais de estimação
9 dicas maravilhosas para donos de gatos inexperientes
É recomendável usar xampu humano em nossos cães? E qual a maneira mais adequada para banhá-los?
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Quanto o seu cão entende você?

Gostou dessa postagem? Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *