Dicas de ilhas de cozinhas e seus assentos + 36 ideias para inspiração

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Se você curte ilhas de cozinhas e está buscando dicas, então certamente poderemos te ajudar.

Dicas para você montar uma ilha na sua cozinha e escolher os tipos de assentos, bancos ou cadeiras para seus amigos, convidados e familiares se reunirem enquanto a refeição é preparada.

As ilhas de cozinhas, bancadas e balcões que dividem a cozinha dos outros ambientes da casa estão cada vez mais na moda em razão da nova função social da cozinha. Nesse texto vamos procurar esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto e trazer várias ideias para que você consiga planejar a sua.


No texto “Como transformar sua cozinha em um espaço agradável para reunir a família e os amigos“, publicado aqui no blog “Lar, Doce Lar”, destacamos a importância que a cozinha assumiu como função social da casa na era moderna.

Conforme abordamos naquele texto, diferentemente do passado, quando a cozinha era usada somente para o preparo das refeições e por quem estivesse cozinhando, atualmente muitas famílias gostam de se reunir nesse espaço ou de receber convidados.

Por esse motivo esse ambiente, que muitas vezes é aberto para a sala, está merecendo um cuidado maior na sua decoração e planejamento por parte de quem está construindo uma casa ou reformando a sua. Ao fazer isso, essas pessoas não apenas estão criando uma novo espaço de convívio agradável, mas também estão valorizando a sua casa.

Porque as ilhas de cozinhas são importantes?

Se a ilha de cozinha já era um item importante na maioria das cozinhas, agora então nas modernas ela passou a ocupar um lugar ainda mais importante e especial. Isso porque além de ser o elemento que geralmente separa a área da cozinha do espaço de convivência, agora ela ainda assumiu a função de bar, mesa de café da manhã e muitas vezes de outras refeições.

É por isso que, além das ilhas estarem agora sendo planejadas para serem multifuncionais, também os assentos utilizados nela assumiram um papel importante na definição da aparência da cozinha e do conforto oferecido por ela. Decidir qual a melhor opção de assentos para a sua cozinha pode ser um pouco complexo em função do espaço disponível, do estilo da ilha de cozinha e do estilo da sua decoração.

Os bancos são a solução mais adotada pela maioria das pessoas, por sua praticidade e espaço que ocupam quando não estão em uso, mas existem muitas outras formas e ideias para resolver esse item na sua cozinha. Na galeria de ideias e soluções que selecionamos abaixo você também poderá analisar qual das soluções de assentos seria mais interessante para a sua cozinha.

Os assentos da ilha da cozinha são geralmente o último item que compramos para a nossa cozinha, quando queremos transformá-la em um espaço de convívio, porém, isso não significa que não devamos planejar antecipadamente que tipo de assento e de que tamanho colocaremos.

Além disso, uma ilha da cozinha sem assentos é nada menos que uma grande oportunidade perdida de ampliar sua utilização. Ainda mais se a cozinha será usada como área social. Nesse caso os assentos escolhidos não deverão ser apenas práticos, mas devem contribuir para melhorar a decoração imaginada para a cozinha.

Mas como escolher os assentos ideais para a sua cozinha?

Comece decidindo qual o objetivo de ter os assentos de cozinha na sua casa com perguntas como por exemplo:

Quantas pessoas geralmente você pretende acomodar e por quanto tempo?

Sua ilha de cozinha vai ser utilizada também para refeições?

Como ficará o acesso à cozinha com os bancos ou cadeiras que você imaginou?

É interessante ter encostos para as costas dentro da sua necessidade?

O design da sua ilha de cozinha permite que os assentos possam ser embutidos embaixo dela quando não estiverem em uso?

Como ficará o acesso ao fogão e à geladeira com os assentos que você está planejando instalar?

Seus convidados ficarão atrapalhando a atividade funcional da cozinha?

Com essas e outras perguntas que você pode se fazer, ficará mais fácil tomar a melhor decisão.

Que outras funções uma ilha de cozinha pode assumir?

Ainda sobre a ilha da cozinha, você pode imaginar novas funções também para ela. Por exemplo, você pode instalar uma máquina de lavar louças, uma pia, até mesmo um fogão cooktop. Além disso, outras funções que facilitem o trabalho de quem esteja cozinhando. Nesse caso, também os assentos devem ser projetados para ficarem posicionados em espaços que não atrapalhem a função original da cozinha.

Algumas vezes ao montar uma ilha de cozinha o segredo está nos detalhes e na criatividade. Sendo assim, você deve pensar também se ela vai ser fácil de limpar, qual o material mais apropriado para o uso que você pretende para ela e se ela e seus assentos vão combinar com o restante da cozinha.

Aproveite a seleção de ilhas de cozinhas que fizemos abaixo para analisar todos esses pontos que levantamos e escolher a melhor para você. São 36 fotos de ilhas de cozinhas com assentos, algumas delas são apaixonantes.

36 ideias de ilhas de cozinhas sensacionais



Leia também:
Dicas essenciais para resolver problemas comuns da cozinha
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Como planejar uma cozinha atemporal
Dicas úteis para você parar de desperdiçar comida
Como escolher o piso para a cozinha
Cozinhas americanas – ideias e dicas
Inspiração, conheça a cozinha de 7 celebridades
Como aproveitar o espaço atrás do sofá + 50 ideias para inspiração
Dicas e ideias de como montar uma área gourmet

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *