Dicas essenciais para resolver problemas comuns da cozinha

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Desde esquecer de descongelar o frango para o almoço do dia seguinte até aumentar a facilidade para abrir potes de comidas, selecionamos algumas dicas que certamente se mostrarão muito úteis para o dia a dia na sua cozinha.

Dicas para facilitar sua ida à cozinha

Para todas as atividades que temos que desempenhar em nossa cozinha, sempre existe algum truque ou alguma forma de fazer que facilita enormemente nossa tarefa, por isso decidimos listar algumas dicas que consideramos mágicas para agilizar algumas situações que você poderá enfrentar no desenvolvimento de alguma delas.

Improvise e repense o seu cardápio inicial

Se sua carne ficou muito seca, tente repensar seu prato. Desfie ou processe (moa) a carne ou o frango e coloque-o em um molho sobre um macarrão ou coloque-o como um recheio de uma torta salgada.

Poderá ficar muito gostoso e ninguém precisa saber o que estava originalmente no seu menu! 🙂

Não jogue fora pães e bolos queimados

Os pãezinhos ou os bolinhos que você assou ficaram um pouco queimados no fundo? Raspe levemente os fundos carbonizados deles com o auxílio de uma faca, um ralador ou de um descascador de legumes.

Procure eliminar todos os resíduos de queimado, eles voltarão ao seu sabor original.

Mantenha a receita perto de você

Você não tem espaço para um porta-livros na bancada da cozinha? Então aqui está uma maneira inteligente de manter uma receita ao alcance de seus olhos: prenda-a aos clipes de um cabide de calças e amarre a alça do cabide em um puxador do armário da cozinha ou cole na parede a sua frente.

Assim sua receita estará bem no nível dos olhos!

Você esqueceu de tirar a carne do congelador?

Se você está com pressa para descongelar a carne que esqueceu de retirar do freezer com antecedência, então coloque um pouco de vinagre branco sobre ela.

Isso ajudará a descongelar mais rápido, além de ajudar a amaciar a carne. Esta técnica funciona muito bem com bifes!

Faça panquecas sem sujeira

As conchas podem causar uma bagunça enquanto você transfere pequenas quantidades de massa de panquecas repetidamente entre a tigela e a frigideira.

Em vez de fazer isso, experimente despejar uma boa quantidade de massa de panqueca em um pode de iogurte ou de requeijão limpo. Dobrando os lados flexíveis, você poderá despejar mais porções de massa na panela de uma forma mais fácil e sem tanta sujeira.

Como colocar gelo na sua garrafinha de água

Se você já tentou colocar cubos de gelo em garrafas de água certamente já sabe que pode ser algo bem difícil, não é mesmo?

Para deixar a sua água gelada de uma forma fácil, coloque apenas um pouco de água dentro da sua garrafa e leve para o freezer. Assim, a água dentro da garrafa vai se tornar gelo e você apenas precisará completar a garrafa com água em temperatura ambiente quando quiser levá-la para algum lugar com você.

Veja essa técnica com mais detalhes no texto “Dica para beber água fresca por muito mais tempo durante a prática de exercícios“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”.

Como regular e controlar o fluxo de molhos, vinagres e azeites

Quando você for abrir algum condimento novo que possua aqueles lacres na garrafa, em vez de arrancá-los completamente, faça furos nos lacres com um garfo ou com uma faca de ponta. Fazendo assim, você vai controlar o fluxo do líquido de uma maneira bem mais fácil.

Cheiro de pipoca queimada?

Se você já queimou pipoca no micro-ondas então sabe que o fedor permeia toda a casa. Deixe-a cheirando bem de novo enchendo o micro-ondas com jornal amassado – com o micro-ondas desligado, é claro!

Depois de algumas horas remova o papel. O cheiro ainda está ali? Então, em uma tigela, misture 2 colheres de sopa de borra de café com ½ xícara de água e aqueça em temperatura alta no micro-ondas por 3 minutos.


Leia também:
Os segredos de construir sabores na cozinha – primeiros passos
Você sabe fazer molho branco?
Como tirar facilmente a pele de tomates
Tipos de assadeiras: escolha o modelo ideal para suas receitas
Receitas de sopas nutritivas para dias frios
O que são probióticos
Inspiração, conheça a cozinha de 7 celebridades
Dicas essenciais e truques para cozinheiros inexperientes

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *