DIY – Oba, o macramê voltou! Selecionamos 11 ideias lindas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 2 minutos

DIY - Oba, o macramê voltou! Selecionamos 11 ideias lindas

Você sabe o que é macramê? Se você tem mais de 40 anos, provavelmente a resposta seja “sim”, pois saiba que ele voltou. E então, agora que está na moda o DIY (faça-você-mesmo), o que acha de começar a dar os seus nozinhos?

Para aqueles que tiveram infância ou adolescência na década de 70 o macramê é bem conhecido, para os mais novos, talvez nem tanto, mas ele está de volta.

Se você gosta de artesanato e tem veia criativa, então essa é uma atividade bem interessante para praticar e pode vir a ser mais um hobby seu.


Cortinas de macramê são muito fáceis de fazer e além disso dão um toque vintage na decoração. Cadeiras, abajures, cabides ou suportes para pendurar vasos são uma ótima maneira de trazer mais vida para um espaço. Com uma série de nós é possível fazer muitas coisas, além é claro, das saudosas pulseiras de macramê que tanto fizeram sucesso nos anos 70. Vamos lá, coloque as mãos-a-obra e divirta-se.

Se você não sabe o que é macramê, segundo a Wikipédia: é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinário ou ferramentas. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.

O macramê tem duas formas mais conhecidas de trançado: o ponto “festonê” e o ponto “nó duplo”, no primeiro, dois fios são usados, um esticado, e o outro enlaça formando nós, no segundo três fios são usados, um esticado no meio, e os outros dois enlaçam formando nós.

Como fazer macramê

Para fazer macramê, você precisará apenas de uma tesoura, um cordão e um gancho fixo.

Pesquisamos para você tutoriais sobre macramê e encontramos no site “Eu amo biscuit” o artigo “A arte de fazer nós”, com um passo-a-passo muito interessante, fácil e prático, conforme a imagem ao lado, leia aqui o artigo completo.

Gostou da ideia de fazer? Então passeie também pela galeria de imagens abaixo, com algumas sugestões de aplicação do macramê.


Leia também:
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
DIY – Blocos de concreto
DIY – Como fazer tapetes de pedra
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Como limpar e conservar objetos de prata, várias dicas e truques
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *