DIY – Prateleiras feitas com palitos de picolé

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

DIY - Prateleiras feitas com palitos de picolé

O que você acha de decorar suas paredes com prateleiras feitas de palitos de picolé?

Se você é uma pessoa consumidora voraz de picolé, agora pode dobrar o prazer de consumi-los, aproveitando até o palito. Mas caso não costume tomar picolé, ainda assim essa receita de prateleira feita com palitos de picolé é simplesmente maravilhosa para quem é fã de DIY, e os palitos de picolé podem ser comprados em papelarias ou lojas de artesanato.

Acrescente mais charme e personalidade aos ambientes de sua casa com prateleiras de parede feitas por você mesmo. Encontramos um tutorial muito simples no site Make & Do Crew com um faça você mesmo em que tudo o que você vai precisar é de palitos de picolé, cola e tinta.

Reciclagem, arte e criatividade

Essa prateleira envolve reciclagem, arte, criatividade, transformando objetos de uso cotidiano em obras de arte inesperadas, tudo isso com personalidade e a um custo baixíssimo.


Jess, que mantém o site “Make & Do Crew” explicou como teve essa ideia simples, barata e linda: “Tive essa ideia de arte de parede DIY uma noite em que eu andava de um lado para o outro no nosso quarto no escuro (Consolando o bebê Quinn, é claro. Eu não faço isso de outra maneira. Pelo menos não com frequência). Eu estava pensando em peças de arte tridimensionais adicionais que eu poderia fazer para a parede do nosso quarto. Eu queria algo que acrescentasse textura, calor e ângulos, mas, infelizmente, a maioria dos tutoriais de prateleira de exibição geométrica DIY que eu havia visto eram muito complicados.”.

Jess comentou ainda em sua postagem sobre essa prateleira: “Na verdade, eu pensei tanto nisso que tive uma ideia expandida de prateleira hexagonal que se baseia nessa que vou ensinar e que eu compartilharei na próxima semana na Parte II. Ela é ainda mais espetacular e remete a meados do século”.

Nessa postagem do “Lar, Doce Lar” vamos botar as fotos e os moldes das duas ideias da Jess, pois o passo a passo é idêntico. Você ainda poderá fazer seu próprio molde, exercendo sua criatividade, vamos então ao passo-a-passo?

Como fazer prateleiras usando palitos de picolé

As prateleiras feitas com palitos de picolé exigem poucos ingredientes e um pouco de paciência na colagem.

Você vai precisar de:

Palitos de picolé (Jess utilizou cerca de 100 para a prateleira menor e 200 para a maior e mais elaborada)
Cola comum
Verniz ou tinta, você pode usar cera também em vez de pintar (essa ideia foi nossa 🙂 )
Pincel
Uma argola para pendurar a prateleira na parede (isso é opcional, você pode pendurar diretamente pela prateleira)

Escolha agora um dos modelos abaixo de como vai ser sua primeira prateleira feita de palitos, ou ainda crie seu próprio modelo. Se for criar seu próprio molde, é importante observar que os níveis de palitos ficarão intercalados para poderem ser colados, portanto seu desenho vai ter que prever isso. Você já vai entender o que estamos querendo dizer com isso.

Molde para a prateleira com um hexágono:

Molde para a prateleira com três hexágonos:

Instruções de como fazer:

Primeiramente, distribua os palitos, alternadamente, sobre o molde escolhido.

Pingue uma gota de cola nas duas extremidades dos palitos de picolé do primeiro nível e coloque sobre eles os palitos do segundo nível (conforme mostrado nos dois moldes acima).

Então continue colando alternadamente dessa mesma forma até que a prateleira hexagonal esteja na profundidade que você gostaria. As prateleiras das fotos têm cerca de 16 palitos de profundidade.

Deixe a cola secar.

Pinte sua prateleira com verniz ou tinta, ou ainda considere utilizar cera, conforme sugerimos acima.

Está pronta sua prateleira, então agora é só pendurar, ela fica linda não é mesmo?

Jess ainda comentou em sua postagem: “Você não quer uma parede inteira dessas ?! Talvez eu transforme nosso quarto em uma grande colmeia de madeira!”

Fonte (em inglês): DIY WALL ART: POPSICLE STICK HEXAGON SHELF PART I (está disponível nessa postagem também uma segunda parte, juntamos as duas postagens em uma só para facilitar). Assim como, todas as imagens acima foram obtidas nos passo a passo das duas postagens do site original.


Leia também:
DIY – 20 ideias de lustres feitos com garrafas de vinho
Como aproveitar garrafas de vinho na decoração, 28 ideias para inspiração
DIY – Prateleiras penduradas por cordas. Veja várias ideias para inspiração e aprenda como fazer
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de fibra de coco
Papel de parede, dicas de escolha e instalação
12 ideias para camas feitas utilizando pallet
DIY – ideias incríveis para reaproveitamento de rolhas
Como fazer uma luminária pendente linda e muito barata

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *