DIY – Você curte jardins verticais?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Os jardins verticais estão se tornando cada vez mais populares. Acima de tudo em função de que muitos imóveis estão cada vez menores.

E isso não é só pela possibilidade de cultivar várias plantas em pequenos espaços ou em apartamentos. Mas também por ser uma excelente opção para cobrir muros e fachadas, deixando as áreas urbanas mais verdes.

Jardins verticais criativos e de baixo custo

Recebemos de Kerima, uma leitora do blog “Lar, Doce Lar” algumas fotos do jardim vertical que ela montou usando um guarda corpo e um portão retirados em uma reforma.

Ela escolheu um local bem iluminado e ao mesmo tempo bem protegido para instalá-lo, juntou os dois itens (guarda corpo e portão) para preencher a altura necessária e colocou as mãos-a-obra.

A Kerima escolheu plantar somente orquídeas nesse espaço para começar, mas pretende ampliar o número de vasos e espécies.

Definitivamente, ficou uma graça, veja abaixo.

Assim, como é entusiasta de jardins verticais, a Kerima também tem outro suporte, com alguns vasos de plantas variadas em outro ambiente de sua casa, veja que lindo.

É caro montar um jardim vertical?

Não é caro, mas deve ser bem planejado, mesmo que seja feito de uma forma artesanal.

Se você pretende fazer um jardim vertical, recomendamos sempre pesquisar um pouco sobre o assunto antes de executar o seu projeto.

Pois, se o jardim vertical não for bem feito, você pode enfrentar problemas de mau cheiro pelo apodrecimento das plantas.

Assim como, poderá provocar também sujeiras e manchas dentro de casa resultantes de folhas secas ou vazamentos de água.

Isso é comum de acontecer em casos de projetos de grandes jardins verticais, se for esse o seu caso, sugerimos contratar um empresa especializada para planejá-lo e executá-lo.

Se o que você pretende é aproveitar uma parede, um muro ou criar um jardim vertical decorativo como o da nossa leitora, o cuidado a ser tomado é o mesmo necessário para plantar da forma tradicional.

Verifique quais são as plantas que se adaptam melhor ao local disponível e quais são os cuidados necessários para mantê-las.

Para montar o jardim vertical você pode exercer a sua criatividade ou copiar ideias que deram certo em outros locais e você tenha gostado.

Existem muitas sugestões disponíveis na internet para criá-los (DIY).

Assim você não precisará gastar muito para montar um jardim vertical interessante e exuberante.

Ideias para montar um jardim vertical

Por exemplo, pesquisamos e disponibilizamos, abaixo, três dessas ideias que podem servir de inspiração para o seu.

Você também pode reciclar objetos que perderam a utilidade, como sapateiras, garrafas Pet, canos de PVC, entre muitas outras coisas.


Anime-se, monte um jardim vertical você também!

Porque ele certamente contribuirá para melhorar a qualidade de vida de sua casa e do nosso planeta, além de incentivar seus parentes a amigos a fazerem o mesmo.

Então, mande as fotos para nós, adoraremos publicá-las.


Leia também:
6 modos de tentar salvar uma planta quase morta
5 plantas para cultivar dentro de casa
Como montar uma cozinha ao ar livre
Jardinagem na parede
Como criar, manter uma parede viva e ainda muitas ideias e fotos para inspiração
DIY – Prateleiras feitas com palitos de picolé

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *