É recomendável usar xampu humano em nossos cães? E qual a maneira mais adequada para banhá-los?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

xampu humano em cães

Será que podemos usar xampu humano em cães? Assim, você quer dar banho no seu cãozinho e está sem xampu de cachorro? O que você pode usar?

Saiba porque alguns especialistas recomendam que você nunca use xampu humano em cães! Aprenda também a maneira certa de dar banho em seu cão.

Saiba porque não usar xampu humano em cães

Usar xampu humano no seu cão é algo que você nunca deve fazer sem orientações, pois ao fazer isso coloca a saúde do seu cão em um risco extremo! Portanto, é importante se informar sobre as alternativas de usar xampu humano no seu cão.

Outra dica importante é que nem sempre a melhor alternativa para lavar o seu cãozinho depois de meses sem banho é usar uma mangueira no jardim.

Então como devo dar banho no meu animal de estimação?

O ideal é banhá-los em tanques que contenham água quente, em uma banheira ou no chuveiro. Quem mora em apartamento ou não têm acesso a um quintal e/ou a uma mangueira de jardim já adota essa prática, mas ela é ideal mesmo para quem mora em casa.

Portanto, lavá-los com mangueira de água fria no pátio e desprotegidos não é a melhor opção.

Mas qual tipo de sabão usar?

A primeira razão pela qual o xampu humano nunca deve ser usado em seu cão é o motivo principal e mais importante dentre todos eles. O uso de xampu humano desestabiliza o delicado equilíbrio de pH da pele de um cão, que deve ser mantido intacto em todos os momentos.

Isso acontece porque o xampu humano é muito ácido para a pele de um cão, o que acaba por desidratá-la e o torná-la mais suscetível às bactérias e parasitas que também atacam seus pelos.

Banhar cães exige um xampu projetado especificamente para sua pele, ou seja, um xampu que tenha a concentração alcalina adequada.

Os xampus humanos são muito agressivos ao pelo e na pele de um cão, assim como também podem ser em alguns casos de certos tipos de pele humana.

No entanto, quando usado em um cão, um xampu humano pode causar até o dobro do dano. Isto porque além da diferença de pH, os produtos químicos e as fragrâncias usadas no xampu humano prejudicam a capacidade natural de um cão de manter um pelo saudável e brilhante.

Portanto, embora o seu cão cheire muito melhor do que antes do banho, o seu pelo ficará muito danificado.

Você não pode remover as proteções do seu cão

Os cães têm óleos naturais e outras formas de proteção natural incorporadas em seu pelo. Quando você usa xampu humano neles, no entanto, você tira a camada formada por esses delicados métodos de proteção.

Essas proteções naturais são necessárias para um pelo saudável e para combater parasitas e bactérias. Assim como na redução do equilíbrio do pH, se seus óleos são retirados do pelo, eles são mais suscetíveis a todos os tipos de parasitas e bactérias.

Seu cão precisa de um xampu projetado especificamente para caninos. Você pode encontrar em qualquer loja de animais, não custam muito mais do que o xampu humano e salvam sua pele e pelagem.

Fórmulas hipoalergênicas e de aveia, por exemplo, são os melhores tipos de xampu para cães. Aveia é ótimo para a pele sensível, é menos prejudicial para o seu cão e deixa-o com um cheiro fantástico.


Leia também:
Você prepara em casa a comida do seu Pet? Então leia essas dicas importantes
Dicas de segurança de verão para os membros peludos da família
A casa e os animais de estimação
9 dicas maravilhosas para donos de gatos inexperientes
Você pretende ter um animal de estimação?
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Cachorros e Jardins Combinam?
Truques simples e caseiros para solucionar algumas situações com seus animais de estimação
Obesidade canina é um problema sério, saiba como resolver

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *