“Hortaliça não é só salada”, conheça esse interessante site de dicas da Embrapa Hortaliças

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 2 minutos

hortaliça não é só salada

“Hortaliça não é só salada”. A Embrapa Hortaliças criou um programa com o objetivo de informar e conscientizar a população brasileira sobre o consumo de hortaliças.

Esse programa traz informações e dicas muito interessantes para quem deseja adotar uma alimentação mais saudável e nutritiva.

O objetivo principal da equipe de pesquisadores que criou o portal foi demonstrar que as hortaliças são alimentos muito saborosos e nutritivos. Além disso, demonstrar que elas podem ser utilizadas no preparo de várias receitas saborosas, e não somente em saladas. As hortaliças são conhecidas popularmente como verduras e legumes.

A ideia da Embrapa é apresentar as hortaliças de outra forma. Como uma opção saudável e gostosa, através de dicas sobre como comprá-las, conservá-las e prepará-las para o consumo.

Conheça o programa

Segundo os organizadores do portal, o projeto “HORTALIÇA NÃO É SÓ SALADA” surgiu a partir de outro projeto  denominado HORTALIÇAS: COMO COMPRAR, COMO CONSERVAR E COMO CONSUMIR. Como resultado de uma parceria da Embrapa Hortaliças com a Emater/DF, iniciada no ano de 1999.

A partir desse projeto, três agrônomos (Milza M. Lana, Mário F. Melo e Fausto F. Santos) e duas economistas domésticas (Selma A. Tavares e Maria José L.F. Matos) reuniram-se com o objetivo de preparar uma série de cartilhas para a população com dois objetivos principais, conforme descrito no portal:

  1. Contribuir para o aumento do consumo de hortaliças pela população brasileira. Assim, oferecer várias opções de uso desses alimentos no dia a dia, por meio de receitas nutritivas, de baixo custo e fácil preparo; e
  2. Colaborar para a redução das perdas pós-colheita, com uma série de informações sobre os atributos de qualidade a serem considerados na hora da compra. Assim como a importância de corretos manuseio e acondicionamento das hortaliças, tanto no mercado ou feira como na residência.

Projeto de aproveitamento de hortaliças

Foi a partir desse segundo projeto e com novas parcerias e novos conteúdos que a Embrapa Hortaliças disponibilizou esse portal muito completo e elucidativo. Como resultado, ele contém os seguintes tópicos para quem deseja, além de melhorar sua alimentação, entender melhor sobre as hortaliças:

  • As 50 hortaliças mais consumidas no Brasil, como comprá-las, conservá-las e consumi-las;
  • Assim como inúmeras receitas que utilizam hortaliças no seu preparo. Acredite, tem receitas para todos os gostos e bolsos;
  • Bem como dicas que relacionam as hortaliças com uma boa saúde;
  • Igualmente, contém dicas de compras de hortaliças para quem vai a feira ou supermercado;
  • Além disso, como obter o melhor de cada hortaliça;
  • Por fim, as combinações que podem ser feitas utilizando hortaliças em todas as refeições.

Se você chegou até esse ponto do nosso texto, é porque tem muito interesse em ter uma alimentação mais saudável não é mesmo?

Portanto, não perca tempo, clique aqui e visite agora mesmo o site de Embrapa Hortaliças para começar a obter as suas valiosas informações.


Leia também:
As vantagens de ter uma horta em casa
Horta, aprenda a evitar os erros mais cometidos pelos iniciantes
Como acabar com as lagartas que atacam as plantas
A importância da adubação de hortas e jardins
Como manter a cor dos vegetais cozidos
Como plantar e cultivar alho-poró
O sal rosa é mais saudável?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *