Kefir de leite e intolerância à lactose

Este é mais um texto da série publicada aqui no blog “Lar, Doce Lar” sobre probióticos. Nesta postagem vamos abordar a importância do kefir de leite para pessoas que são intolerantes à lactose, mas que adoram consumir derivados de leite e não gostariam de se privar desse prazer. Para ler mais sobre alimentos probióticos e os benefícios de sua inclusão na dieta, veja mais abaixo a lista de todas as postagens dessa série.

Quem sofre com intolerância à lactose sabe como é difícil precisar rever boa parte de seus hábitos alimentares para remover o leite e seus derivados, como manteiga, leite condensado, creme de leite e queijo. É bem verdade que existem diversos produtos no mercado sem lactose, mas normalmente estes produtos são mais caros do que as versões tradicionais, com lactose. Assim, para muitos intolerantes à lactose o melhor caminho é renunciar ao leite e aos laticínios, reformando completamente a sua alimentação e mudando os seus hábitos alimentares.

O kefir de leite pode ser uma boa alternativa para quem sofre com a intolerância à lactose. Para quem não sabe, o kefir é uma colônia de bactérias e leveduras que, quando inserida em um meio líquido e adoçado, promove a fermentação do líquido, consumindo o açúcar e liberando uma série de nutrientes essenciais para a manutenção de uma boa saúde e que podem auxiliar na regularização das funções corporais, principalmente do intestino. Nesse sentido, o kefir é recomendado tanto para pessoas que têm prisão de ventre quanto para pessoas que sofrem com diarreias, pois ele regulariza a função intestinal ao restaurar o equilíbrio da sua flora.

O kefir de leite, por sua vez, é o kefir que se alimenta da lactose, que é o açúcar natural do leite e o grande inimigo de quem sofre com a intolerância à lactose. Como o kefir se alimenta da lactose presente no leite, o resultado da fermentação é um produto com baixíssimos níveis de lactose – quanto maior o tempo de fermentação, menor a concentração de lactose no resultado final.

O resultado final da fermentação pelo kefir de leite varia de acordo com o tempo de fermentação e com a quantidade de gordura presente no leite. Se você utilizar leite integral, o resultado será mais denso e, ao fim de três dias de fermentação o resultado da fermentação pode chegar bem próximo de um queijo frescal. Com dois dias de fermentação pela ação do kefir de leite, o leite semidesnatado produz um iogurte cremoso. Pelo mesmo período de fermentação, o leite desnatado, por sua vez, produz um iogurte bem líquido, que lembra em muito as bebidas lácteas.

Desta forma, a inclusão do kefir de leite na alimentação diária tem se mostrado muito benéfica para pessoas que sofrem de intolerância à lactose, por ser uma forma de reinserir o leite na alimentação. O resultado da fermentação do kefir de leite apresenta uma acidez característica, que lembra muito a do iogurte natural, que pode ser facilmente regulada se na hora de consumir você misturar granola, frutas secas, açúcar mascavo, frutas em pedaços e até pequenas porções de geleia. Assim, além de reinserir uma fonte de cálcio na sua alimentação e uma forma de variar o que você consome, principalmente no café da manhã, você ainda aproveitará todos os benefícios que o consumo do kefir de leite pode te trazer.

Para ter acesso à toda a série que publicamos sobre probióticos e dominar melhor esse assunto, recomendamos você começar pela leitura do primeiro texto: O que são probióticos.

Leia também as outras postagens dessa série: (cada texto sobre o assunto será listado abaixo na medida em que for publicado)
O que são probióticos
O que é kefir
Kefir, como fazer?
O que é kombucha
Kombucha, como fazer? – Parte I
Kombucha, como fazer? – Parte II
Kombucha SCOBY, onde obter? Como cultivar?
Kombucha, como cuidar do seu SCOBY
O que é jun?
Jun, como fazer?
Kombucha de café (Koffucha) – Parte I
Kombucha de café (Koffucha) – Parte II
Saborizando seu kefir de água
Sugestões de sabores para kefir de água

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
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