Mesa de jantar – como escolher a sua

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Mesa de jantar

Você sabe o que deve considerar na escolha da mesa de jantar adequada para sua casa?


Ao escolhermos uma mesa de jantar para nossa casa, muitas vezes surgem algumas dúvidas, em relação ao seu formato, tamanho adequado, material que a compõe, número de lugares disponíveis, entre outras.

Há tantas opções diferentes à venda e tantas variáveis determinantes para essa escolha, que essa dúvida é muito comum, portanto não se preocupe se você está passando por isso.

O que considerar na escolha da mesa de jantar

Para ajudar na tomada da decisão de qual mesa comprar, fizemos uma lista de itens importantes que você deve considerar. Portanto, avalie e reflita sobre esses itens antes de ir às lojas, dessa forma, no momento da compra da sua mesa, você já estará sabendo o que realmente precisa e quer, evitando voltar para casa com um produto inadequado as suas necessidades.

Número de assentos

O ideal é que a mesa abrigue a todos os moradores da casa e sobrem, pelo menos, um ou dois assentos para possíveis convidados. Isso se houver espaço disponível no ambiente, é claro. Para um mesmo número de assentos existem vários tamanhos de mesas, verifique o que melhor se adapta ao espaço onde a mesa será colocada.

Os modelos mais comuns que você vai encontrar são, quadrada para 4 pessoas, redonda para 4 pessoas e retangular para 6 pessoas.

Provavelmente você encontrará nas lojas especializadas, também mesas quadradas para 8 pessoas, redondas para 6 e 8 pessoas e retangulares para 8 e 10 pessoas. Mesas para mais pessoas geralmente só são possíveis de serem compradas sob encomenda.

Tamanho

Ao calcular o tamanho de sua mesa, considere que cada pessoa precisa de 70 centímetros para ficar bem acomodada. Além disso, 50 centímetros serão ocupados pela sua cadeira e sobrará 10 centímetros para cada lado. Sendo que, se duas pessoas forem sentar lado a lado, esses 10 centímetros podem se sobrepor, ou seja, entre pessoas que sentam do mesmo lado da mesa, preveja no mínimo 10 centímetros e não 20 centímetros. Em relação aos cantos da mesa, o ideal é sobrar no mínimo 15 centímetros após o final da cadeira.

Formato

As mesas redondas, quadradas e retangulares são as mais fáceis de encontrar e também as mais fáceis de encontrar toalhas de mesa adequadas para elas. Além disso, existem também mesas ovais, triangulares ou ainda com outras figuras geométricas. No entanto, recomendamos essas opções somente para situações muito específicas.

Disposição

A mesa deve ter um afastamento de paredes e outros móveis de no mínimo 70 centímetros, o ideal é 1 metro, para facilitar a circulação e o afastamento correto das cadeiras no momento de sentar ou levantar. Evite colocá-la em lugar que atrapalhe essa circulação.

Evite encostar a mesa na parede ou em outro móvel, a menos que não precise desencostá-la toda vez que for usar. Anote bem as medidas do espaço onde a mesa ficará, antes da compra, para que ela tenha medidas proporcionais ao espaço que você tem.

Material

Esse é um item muito importante na escolha da mesa, opte por uma que combine com a decoração já existente ou pretendida para o ambiente onde você vai inseri-la.

Tampos de vidro são ótimos para diminuir o efeito de ocupação de espaço visual da mesa. Mesas em pedra ou madeira clara sempre parecerão maiores do que realmente são.

Considere também se utilizará toalhas na mesa ou não, pois alguns materiais precisam ser mais protegidos do calor e arranhões do que outros.

Cadeiras

É sempre aconselhável que você compre as cadeiras junto com a compra da mesa. Fazendo assim você vai poder avaliar se a altura e a largura delas são compatíveis com a mesa.

Cadeiras com braços geralmente são mais largas e, sendo assim, ocuparão mais espaço. Portanto, prefira usá-las somente nas pontas se a mesa não for muito espaçosa.

Prefira cadeiras com alguma superfície em madeira ou com pegadores às cadeiras com encosto totalmente forrado em tecido, para evitar sujá-las ao movimentá-las. Se preferir comprar cadeiras totalmente forradas em tecido, o ideal é impermeabilizá-las.

Toalhas de mesa

Quanto mais padrão for a sua mesa, mais fácil será para encontrar toalhas prontas. Mesas em tamanho ou formato especial exigem toalhas sob medida, difíceis de serem encontradas, ou a utilização de jogos americanos, trilhos ou sousplats.

Segundo Míriam Roman, proprietária da loja Kamari, especializada em decoração, utilidades domésticas, mesa e banho, a procura por toalhas de tamanhos especiais na loja sempre foi grande, justamente por essa dificuldade em encontrá-las.

Essa procura justificou que a Kamari procurasse para disponibilizar na loja também toalhas com tamanhos e formatos não convencionais.

Agora você já tem uma ideia das informações necessárias para adquirir sua mesa? Boa sorte em sua escolha e ficamos na torcida para que encontre uma linda mesa de jantar.


Leia também:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
5 plantas para cultivar dentro de casa
Como armazenar garrafas de vinho
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *