Os cuidados para o verão

É verão! Época de praia, piscina, sol e muito calor. Nesta época geralmente ficamos mais tempo ao ar livre, aumentando nossa exposição ao sol. Com esse hábito, aumentamos o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas relacionados ao calor, pois é no verão que os raios solares incidem com mais intensidade sobre a terra. Para aproveitarmos essa época sem prejudicar nossa saúde é importante adotarmos alguns cuidados básicos. Se você trabalha ao sol, esses cuidados são ainda mais importantes, em função do tempo de exposição ser ainda maior.

Para a proteção da pele o uso do filtro solar diariamente, com, no mínimo fator 15 e fator 30 para exposições mais longas é fundamental para evitar queimaduras e câncer de pele. Pessoas com pele muito clara devem utilizar filtros solares com fatores de proteção ainda mais alto. Proteja as cicatrizes recentes, elas podem escurecer com a exposição ao sol e transformarem-se em manchas que durarão muitos anos, ou até mesmo tornarem-se permanentes.

Apesar de não ser um hábito muito adotado pelos brasileiros, o uso de chapéu ajuda muito a proteger, principalmente o rosto, o pescoço e o colo, regiões que são muito afetadas pelo sol.

As roupas de algodão retém 90% das radiações, enquanto as roupas fabricadas com tecidos sintéticos, como o nylon, retém apenas 30% dos raios UVA e UVB (os mais prejudiciais à pele), portanto, evite utilizar roupas de tecido sintético quando for ficar por muito tempo exposto ao sol.

Sempre que possível, evite expor-se ao sol nos horários mais prejudicais, que são os mais próximos do meio-dia. Se você gosta de curtir praia nesse horário por ser o mais quente ou precisa estar exposto ao sol nesse horário, tome cuidado dobrado para se proteger, utilize filtros solares com proteção maior e procure espaços com sombra.    

O uso de óculos de sol é muito importante para prevenir cataratas e lesões de córnea, inclusive para as crianças. É muito comum observarmos adultos utilizando óculos de sol, acompanhados por crianças sem esse acessório, se você está dentro desse grupo, altere essa postura e insista que as crianças que o acompanham o utilizem também. Usar óculos de sol é uma questão de hábito.

Para proteger os cabelos passe fluidos siliconados nas pontas, isso impede que eles se danifiquem com o vento, calor ou maresia, ou, como escrevemos acima, acostume-se a utilizar chapéu, que também ajuda a protegê-los.

Mantenha seu corpo sempre bem hidratado, aumente a ingestão de líquidos e abuse da água, sucos de frutas e de água de coco. Procure aplicar um bom hidratante diariamente, ele ajuda a manter a quantidade de água retida na pele entre 10% a 30%. Sobre a necessidade de hidratar o corpo, recomendamos também a leitura do texto “Você ainda tem dúvidas sobre a importância de beber água?“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”.

Lembre-se sempre que a radiação solar é cumulativa, a cada ano que você tomar excesso de sol sem proteção sua pele e seu organismo estarão mais debilitados para o verão seguinte.

São dicas simples de adotar, não é mesmo? Com pequenos cuidados poderemos passar por mais um verão muito prazeroso sem prejudicar nossa saúde.

Se você gostou desse assunto, provavelmente gostará desses também:
Aprenda 18 maneiras simples para se livrar de uma ressaca. Saiba também como evitá-la
Vasos autoirrigáveis
Dica para beber água fresca por muito tempo durante a prática de exercícios
Conheça o apaixonante kit para as crianças amarem plantar
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *