Os cuidados para o verão

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

cuidados para o verão

É verão! Época de praia, piscina, sol e muito calor. Nessa época geralmente ficamos mais tempo ao ar livre, aumentando nossa exposição ao sol.

No entanto, com esse hábito, aumentamos o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas relacionados ao calor, pois é no verão que os raios solares incidem com mais intensidade sobre a terra.

Entretanto, para aproveitarmos essa época sem prejudicar nossa saúde é importante adotarmos alguns cuidados básicos.

Se você trabalha ao sol, esses cuidados são ainda mais importantes, em função do tempo de exposição ser ainda maior.

Que cuidados precisamos tomar para nos protegermos do sol?

Para a proteção da pele o uso do filtro solar diariamente, com, no mínimo fator 15 e fator 30 para exposições mais longas é fundamental para evitar queimaduras e câncer de pele.

As pessoas com pele muito clara devem utilizar filtros solares com fatores de proteção ainda mais alto.

Proteja as cicatrizes recentes, elas podem escurecer com a exposição ao sol e transformarem-se em manchas que durarão muitos anos, ou até mesmo tornarem-se permanentes.

Adote novos hábitos

Apesar de não ser um hábito muito adotado pelos brasileiros, o uso de chapéu ajuda muito a proteger, principalmente o rosto, o pescoço e o colo, regiões que são muito afetadas pelo sol.

As roupas de algodão retém 90% das radiações, enquanto as roupas fabricadas com tecidos sintéticos, como o nylon, retém apenas 30% dos raios UVA e UVB (os mais prejudiciais à pele).

Portanto, evite utilizar roupas de tecido sintético quando for ficar por muito tempo exposto ao sol.

Sempre que possível, evite expor-se ao sol nos horários mais prejudicais, que são os mais próximos do meio-dia.

Se você gosta de curtir praia nesse horário por ser o mais quente ou precisa estar exposto ao sol nesse horário, tome cuidado dobrado para se proteger, portanto, use filtros solares com proteção maior e procure espaços com sombra.

O uso de óculos de sol é muito importante para prevenir cataratas e lesões de córnea, inclusive para as crianças.

É muito comum observarmos adultos utilizando óculos de sol, acompanhados por crianças sem esse acessório.

Assim, se você está dentro desse grupo, altere essa postura e insista que as crianças que o acompanham o utilizem também.

Usar óculos de sol é uma questão de hábito.

Para proteger os cabelos passe fluidos siliconados nas pontas, isso impede que eles se danifiquem com o vento, calor ou maresia, ou, como escrevemos acima, acostume-se a utilizar chapéu, que também ajuda a protegê-los.

Hidratação

Hidratar o corpo é um dos cuidados para o verão mais importante. Portanto, mantenha seu corpo sempre bem hidratado, aumente a ingestão de líquidos e abuse da água, sucos de frutas e de água de coco.

Além disso, procure aplicar um bom hidratante todos os dias, ele ajuda a manter a quantidade de água retida na pele entre 10% a 30%.

Sobre a necessidade de hidratar o corpo, recomendamos também que você leia o texto “Você ainda tem dúvidas sobre a importância de beber água?“.

Acima de tudo, lembre-se sempre que a radiação solar é cumulativa, a cada ano que você tomar excesso de sol sem proteção sua pele e seu organismo estarão mais debilitados para o verão seguinte.

Então, são dicas simples de adotar, não é mesmo? Assim, com pequenos cuidados poderemos passar por mais um verão muito prazeroso sem prejudicar nossa saúde.

Mas os cuidados para o verão não param por ai, lembre-se sempre que enfrentar o calor sempre exige cuidados redobrados em tudo o que fazemos.


Leia também:
Aprenda 18 maneiras simples para se livrar de uma ressaca. Saiba também como evitá-la
Qual é o meu tipo de pele e como cuidá-la?
Dica para beber água fresca por muito tempo durante a prática de exercícios
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
O banho de contraste quente e frio realmente traz benefícios?
42 ideias de piscinas com borda infinita, dicas e cuidados
Dicas de segurança de verão para os membros peludos da família

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *