Os estilos de decoração. Qual o seu?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

estilos de decoração

Entre os estilos de decoração você sabe qual seu preferido?

Nos acompanhe nesse texto para conhecer quais são os estilos de decoração e com qual deles você mais se identifica.

Estilos de decoração

Por: Míriam Roman

Quando falamos em decoração, uma das primeiras coisas que ouvimos é “Eu gosto de tal estilo e você, qual é o seu preferido?” Você sabe qual é o seu estilo preferido, ou seu estilo é “gosto do que gosto”? Para auxiliar a responder a essa pergunta, resolvi discorrer um pouco sobre estilos de decoração.

Existem vários estilos, mas vou tratar do assunto de uma forma mais resumida porque acho que assim fica mais fácil para identificar. Os mais usados são: Clássico, étnico, minimalista, moderno, contemporâneo, retrô, romântico e rústico.


Busquei mostrar todos os exemplos utilizando a sala de estar, por acreditar que fica mais fácil diferenciar um estilo de outro comparando o mesmo tipo de ambiente.

Se você não se enquadrar em nenhum estilo, não se preocupe, existem outros não descritos aqui e, além disso, a ideia não é estabelecer rótulos definitivos, mas preferências e tendências.

Eu gosto muito do estilo contemporâneo, mas nunca resisto em colocar uma ou mais peças de decoração antigas para quebrar um pouco o moderno. Tenho uma coleção de rádios antigos expostos na minha sala de estar, que tem uma decoração contemporânea, e acho que combinam muito bem.

Clássico ou Tradicional

Caracteriza-se pelo uso de cores sóbrias, móveis de cerejeira ou outras madeiras tradicionais, com estrutura grande e que nunca saem de moda. Usa-se móveis antigos, herdados ou comprados em antiquários. É um estilo mais sério e os móveis, normalmente são confortáveis. Nem por isso, é uma decoração cansativa ou apagada.

estilos de decoração - clássico

Étnico

Oriental e Africano são os estilos étnicos mais frequentemente utilizados, mas qualquer decoração que retrate uma cultura é considerada étnica. Já conheci uma casa em estilo étnico brasileiro, decorada por franceses.

Esse estilo traz materiais, desenhos e cores, comuns em algum país ou região para compor a decoração. Não tem cor ou tipo de material específico, deve obedecer ao padrão cultural que estiver retratando.

No entanto, você deve tomar cuidado para evitar exageros ao aplicar esse estilo.

Minimalista

Esse estilo está baseado na premissa do “menos é mais”. Caracterizado pela utilização de poucos móveis, de desenho simples, mas de muita qualidade, cores claras, muita iluminação natural e muito poucos complementos.

O estilo minimalista procura dar mais ênfase ao espaço do que à decoração. Na verdade, pode-se ter decorações em outros estilos usando o principio do minimalismo.

Moderno ou Contemporâneo

Esses dois estilos se confundem muito. Ambos são um pouco minimalistas, mas não completamente. Observe o que os diferencia.

O estilo moderno usa materiais novos e tecnologicamente avançados, como aço escovado e fibra de vidro. Além disso, abusa de formas geométricas e futuristas.

As cores das paredes são normalmente claras e os tetos brancos. A forma e o design é mais importante que o conforto e a funcionalidade. A decoração é mais clean do que no estilo contemporâneo.

estilos de decoração - contemporâneo

O estilo contemporâneo utiliza cor e textura. Os móveis têm desenho moderno, linhas retas, mas priorizam o conforto. Tecidos lisos com texturas, couro e suede. Acabamento dos móveis é amadeirado.

Retrô ou Vintage

Peças das décadas de 50, 60 e 70 são as predominantes nesse estilo. Móveis coloridos, com pés arredondados. Fotos ou imagens de objetos que foram ícones em décadas anteriores.

Deve-se ter cuidado com o excesso de cor e priorizar uma decoração mais alegre e despojada.

Romântico ou Provençal

Presença de estampas florais, cores claras e tons pastéis. Os móveis são arredondados, em ferro ou madeira, geralmente pintados de branco ou claros. As cortinas e até alguns móveis com acabamentos em babados, franzidos ou rendas.

O estilo provençal usa muito os móveis com acabamento em pátina e tecidos estampados com a cor predominante azul claro.

Rústico

Esse estilo se caracteriza por ser baseado em materiais como madeira, tijolo sem acabamento (à vista) e lajota. Além disso, suas cores predominantes são as terrosas. Mas atenção, não confunda um móvel de madeira estragada e totalmente danificado com um móvel rústico.

Usa bastante tecido com estampa xadrez, lã e trabalhos em pathwork. Na decoração apresenta latas, vime e ferro.

Temático

É um estilo parecido com o étnico, só que se baseia em um tema em vez de basear-se em uma cultura. Por exemplo, decorações com o tema naval, espacial, baseada em uma música ou em um filme.

Enfim, ajudei a esclarecer um pouco mais esse assunto? Espero que sim!

Texto escrito por Míriam Roman, decoradora e proprietária da loja Kamari.


Leia também:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
O que é decoração em estilo vintage e como decorar com esse estilo
Cozinhas americanas – ideias e dicas
5 plantas para cultivar dentro de casa
O que é porta celeiro, dicas e 50 ideias para você se inspirar
O que é o estilo Shabby Chic? Tudo que você precisa saber sobre ele…
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *