Quais são os principais benefícios do amendoim?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

benefícios do amendoim

Conheça os principais benefícios do consumo de amendoim, no entanto, esteja ciente de que tudo o que é consumido em excesso tem efeitos colaterais.

Muitas pessoas adoram amendoins e, destas, muitas consomem esta leguminosa quase todos os dias. Se você está entre elas, talvez, em algum momento tenha se perguntado se seu consumo nessa quantidade pode trazer algum malefício ou se é benéfico.

Saiba então que as pesquisas sobre o amendoim trazem sempre resultados excelentes. Assim, seus benefícios vão desde um excelente aliado para dietas de perda de peso até a prevenção de problemas cardíacos, tendo também entre seus benefícios o fortalecimento dos ossos e sensação de bem-estar com aumento do bom-humor.

Que bem o amendoim pode fazer?

É claro que, assim como quase todos os alimentos, existem pessoas que têm alergia ao consumo de amendoins ou alguma outra restrição pela qual seu consumo não é recomendável. Portanto não estamos aqui pregando seu consumo, apenas trazendo o que a ciência já descobriu sobre esse delicioso grão.

Para se ter uma ideia dos benefícios do amendoim para o coração, a American Heart Association (Associação Americana do Coração) – reconhecida organização americana que se dedica a combater as doenças cardiovasculares – certificou o amendoim com a marca Heart-Check. Essa marca se destina a facilitar a identificação de alimentos saudáveis ​​para o coração.

O amendoim é rico em proteínas, nutrientes, fibras e gorduras insaturadas. Contém vitamina E, vitaminas do complexo B, Folato, Magnésio, Zinco, Fósforo, Cobre, Potássio e Cálcio. Além disso, ele tem mais proteínas do que qualquer outra noz que costumamos consumir.

Benefícios dos principais elementos que compõem o amendoim
Vitamina E

Essa vitamina é um antioxidante que ajuda a proteger as células do estresse oxidativo, um processo fisiológico normal, no entanto, prejudicial ao nosso corpo.

Magnésio

Elemento que desempenha um papel essencial na nossa função muscular, incluindo o coração, a função enzimática e a produção de energia.

Folato (ácido fólico ou Vitamina B9)

O folato é essencial para as divisões celulares, assim, a ingestão dessa vitamina é muito importante para todos. Mas é em especial importante durante a gravidez e a infância, quando os nossos tecidos estão crescendo muito rápido.

Niacina

A niacina é outra vitamina do complexo B essencial para nosso corpo. Isso porque ela ajuda a converter alimentos em energia, auxilia no funcionamento do sistema digestivo e nervoso e fortalece a pele.

Cobre

​​O cobre é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e fortalece os vasos sanguíneos. É bom para o sistema nervoso, sistema imunológico e ajuda a manter os ossos saudáveis.

Fósforo

O fósforo é importante para a formação dos dentes e ossos, para o crescimento celular e função muscular, além de ajudar o corpo a processar as vitaminas para gerar energia necessária para as células.

Fibra

A fibra acrescenta volume à dieta, ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo e ajuda na digestão.

Manganês

É essencial para processar o colesterol e de nutrientes como carboidratos e proteínas.

Gorduras insaturadas

O amendoim é uma grande fonte de gorduras insaturadas (a chamada gordura “do bem”), que combate o colesterol ruim (LDL). As principais gorduras que compõem o amendoim são o ômega 9 (ácido oleico) e o ômega 6 (ácido linoleico). Essas gorduras, junto com as de outros alimentos saudáveis, são essenciais para a nossa saúde.

Evidências científicas sugerem que a ingestão diária de grãos, entre eles o amendoim, deve fazer parte de uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol para reduzir o risco de doenças do coração.

O Ministério da Saúde brasileiro também recomenda o consumo de amendoim, assim como das castanhas, nozes e amêndoas, por serem alimentos ricos em minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis (gorduras insaturadas), conforme dissemos acima.

Principais doenças que o amendoim ajuda a prevenir

O amendoim é reconhecidamente um grande aliado para a nossa saúde, previne várias doenças como o diabetes, câncer e ajuda no tratamento da obesidade, por exemplo.

Todos os benefícios que listamos abaixo estão baseados em estudos científicos e pesquisas.

Amendoim previne doenças cardiovasculares

Segundo uma pesquisa publicada no periódico médico JAMA Internal Medicine, já em 2015, o amendoim está associado a uma diminuição de 17% a 21% da mortalidade por qualquer causa, e uma diminuição de 23% a 38% dos problemas ocasionados por doenças cardiovasculares.

Pelo seu auxílio no controle do colesterol ruim e, portanto a melhoria do fluxo sanguíneo, o amendoim reduz o risco de problemas cardíacos, como infartos.

Como o amendoim ajuda a controlar o colesterol?

O amendoim possui nutrientes que evitam que o colesterol LDL se instale nas nossas células. Os fitoesteróis (grupo de esteróis naturalmente presentes em plantas) tomam o lugar do colesterol LDL, facilitando sua eliminação e reduzindo o colesterol ruim.

Como o amendoim ajuda na perda de peso?

Por ser rico em gorduras monoinsaturadas, o amendoim ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que ativa o metabolismo, auxiliando na perda de gordura.

Ele também auxilia no desenvolvimento de massa muscular, etapa fundamental para quem deseja perder peso. Entretanto, para auxiliar nas dietas de emagrecer, o amendoim não ser consumido com açúcar, e seu consumo deve respeitar a quantidade recomendada pelo profissional de saúde que orienta a dieta.

Porque o amendoim previne o diabetes tipo 2?

O amendoim possui baixo índice glicêmico, o seu consumo regular, principalmente em forma de pasta ou manteiga, está associado à redução do risco de diabetes do tipo 2 por controlar o nível de glicose no sangue.

Especialistas sugerem que o amendoim passe a fazer parte da dieta como substituto de outros produtos refinados de grãos ou de carnes vermelhas, evitando o excesso de ingestão calórica existente em todos estes alimentos.

Porque o amendoim auxilia na prevenção contra o câncer?

Conforme explicamos acima, o amendoim é rico em fitoesteróis. Esses nutrientes possuem efeito anticancerígeno. Estudos chegaram à conclusão que pessoas que consomem amendoins diariamente têm uma incidência de tumores 33% menor.

Outra pesquisa demonstrou que o consumo de amendoim diminuiu a reincidência do câncer de cólon em 42%, além de reduzir em 57% a probabilidade de óbito. Os fitoesteróis tem ação antiproliferativa, ou seja, contribuem para inibir a proliferação celular, fundamental para o crescimento dos tumores.

Como o amendoim deve ser consumido?

Não existe uma regra para o seu consumo, entretanto o que precisa ser observado é do que ele vem acompanhado, o amendoim não deve ser motivo para ingerirmos açúcar ou sal acima da dose diária recomendada.

Aqui no Brasil o amendoim é muito consumido e de diversas formas, como petisco, em pratos salgados, doces, saladas e pastas. No entanto, apesar de todos os seus benefícios, seu consumo não deve ser exagerado, pois ele é altamente calórico, mas isso é uma recomendação que vale para quase todos os alimentos.

Por ser um produto de preço acessível e facilmente encontrado em todo o país, seja em supermercados, feiras livres ou em lojas de produtos naturais, o amendoim ganha cada vez mais espaço em nossa alimentação também pelo seu sabor. É difícil encontrar alguém que não aprecie amendoim, não é mesmo?

Além disso o amendoim também é de fácil preparo e consumo, exige pouco ou nenhum preparo, o que aumenta ainda mais o nosso interesse por ele. É um alimento ideal para ser consumido nos intervalos entre as refeições principais, como aperitivo, pode ser acrescentado em saladas verdes, farofas e até mesmo saladas de frutas.

A pele do amendoim (que algumas pessoas chamam de casca) possui carboidrato (49%) e fibra (19%), das quais, 25% são compostas por fibras solúveis, bem como taninos e pigmentos, portanto, também é recomendável o seu consumo.

Outros benefícios do amendoim: Ajuda na recuperação e desenvolvimento muscular; protege a saúde dos ossos; protege o sistema nervoso; tem ação antioxidante; previne a anemia; diminui o risco de malformação do bebê durante a gestação; melhora o humor.

Benefícios de consumir o amendoim torrado

O amendoim torrado preserva todos os seus nutrientes. O ideal é torrá-lo em casa para garantir os seus benefícios sem o acréscimo de conservantes e outros compostos que são adicionado pelas indústrias em seu processamento.

Você pode adicionar sal ou açúcar conforme o seu gosto pessoal, mas utilize com moderação, pois sua adição poderá reduzir os benefícios proporcionados pelo amendoim com o consumo exagerado de outras substâncias que integram estes alimentos.

Receita para torrar e salgar o amendoim

Vamos passar abaixo uma receita para que seu amendoim fique crocante e delicioso.

O amendoim é torrado muito rapidamente, o tempo vai depender do seu forno e do ponto que você gosta de consumi-lo. Geralmente o tempo de forno demora entre 20 e 30 minutos.

Se você gosta de comer amendoim salgado mas nunca consegue que o sal grude no amendoim da mesma forma que os amendoins processados pelas indústrias, ou seja, você salga o amendoim e todo o sal vai para o fundo do recipiente, saiba é muito fácil resolver isso.

Primeiramente, distribua o amendoim cru em uma forma, o ideal é que todos os amendoins toquem o fundo da forma.

Você deve mexê-lo várias vezes para que torre de maneira uniforme. Então, abra o forno e, com cuidado para não se queimar, mexa-o.

Se você quiser adicionar sal (sem exagero hein?), então dissolva um pouco de sal em um copo também com pouca água.

Assim, quando o amendoim começar a ficar brilhoso (é quando o óleo dele aquece), retire-o do forno e salpique-o com a mistura de água e sal. Mexa-o bem e retorne-o ao fogo.

Continue observando e mexendo esporadicamente até que o amendoim fique na cor que você gosta de comer. Tome cuidado porque ele queima muito rapidamente.

Retire-o do forno. O amendoim aquece muito, assim na forma quente continuará assando por mais um tempo. Portanto, se você quiser cortar o cozimento, transfira-o para uma forma fria. Você poderá repetir esse processo depois que a primeira forma esfriar.

Espere o amendoim esfriar completamente, então guarde-o em um recipiente bem fechado para preservar suas características e mantê-lo crocante.

Benefícios de comer amendoim cru

O amendoim também pode ser consumido cru, apesar de muitas pessoas acharem que não fica gostoso dessa forma. Nesse estado ficam garantidas todas as suas propriedades. Mas, se você quiser aliar o prazer do sabor com os benefícios do amendoim, o ideal é consumi-lo torrado mesmo.

O amendoim pode ser prejudicial?

Você pode estar se perguntando, se o amendoim é tão benéfico assim, porque não consumi-lo sempre? Mas, como dissemos acima, ele não deve ser consumido em excesso ou por pessoas que tenham alguma restrição a ele.

Para a maioria das pessoas não há contraindicações quanto à ingesta de amendoim. No entanto, existem pessoas que têm alergias ou pessoas que sofrem com herpes, por exemplo, que devem evitar o seu consumo. O amendoim contém arginina, um aminoácido que provoca as crises de herpes.

Enfim, conforme procuramos esclarecer acima, os benefícios do amendoim são muitos. Mas, assim como qualquer outro alimento, devemos consumi-lo com parcimônia e se não tivermos histórico de problemas ligados ao seu consumo.


Leia também:
Como plantar e cultivar o alho-poró
Pipoca, saiba mais sobre esse rico alimento
Vale a pena consumir tomates orgânicos?
Benefícios proporcionados pelo consumo de couve
Conheça 10 benefícios surpreendentes da arruda para a saúde
Alimentos que você só precisa comprar uma vez e depois pode cultivar em casa – Parte I
Benefícios do milho para a saúde

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *