Receita muito fácil de mousse de chocolate sem lactose

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Mousse de chocolate é uma das receitas mais famosas e apreciadas que existem. Seja por sua praticidade ou simplesmente pelo seu sabor, a verdade é que esta sobremesa já se tornou uma queridinha na mesa dos lares brasileiros.

Se você perguntar, todo mundo sabe alguma receita especial, com algum segredo de família – alguns fazem com chocolate em pó, outros com chocolate e, ainda, há quem faça com chocolate derretido. Entretanto, uma coisa é certa: a maioria das receitas é feita com leite em sua base, seja na forma do próprio leite, de manteiga, de creme de leite e/ou de leite condensado.

Porém, quem sofre de alergia à proteína do leite, de intolerância à lactose ou que por algum outro motivo não pode ou não quer ingerir leite ou derivados, não precisa abrir mão dessa delícia! Você sabia que é possível fazer mousse de chocolate a base de abacate? Fica uma delícia e vai ser muito difícil que quem prove perceba a diferença…

Essa receita é muito fácil e pode ser feita de pelo menos duas formas diferentes. Apenas uma coisa não vai mudar em ambas: você vai precisar de abacate como base. Dois abacates medianos rendem mousse suficiente para até quatro pessoas.

Dê preferência para abacates maduros – se você não sabe identificar quando um abacate está no ponto, aperte de leve a sua casca. Se ela ceder sob a pressão leve dos dedos, o abacate estará no ponto ideal de consumo, caso ele esteja duro, aguarde mais uns dias para que esteja maduro.


Como fazer o mousse de chocolate sem lactose

Coloque a polpa dos abacates no liquidificador e acrescente uma xícara de chocolate em pó ou achocolatado (Uma observação muito importante: se você tem intolerância à lactose, verifique bem os ingredientes descritos no rótulo do achocolatado, pois algumas marcas têm lactose em sua composição – fique atento para ingredientes como leite em pó, soro do leite em pó e similares).

Se você optar por usar chocolate em pó, não esqueça que deve acrescentar açúcar, adoçante ou mel para adoçar o creme, pois o chocolate em pó é amargo, no caso de você optar por usar o achocolatado não será necessário adoçar o creme.

Bata bem o abacate com o achocolatado ou com o chocolate em pó no liquidificador até formar um creme homogêneo. Acrescente o suco de um limão coado, sem gomos ou sementes – isso vai reduzir a oxidação do abacate.

Se o seu liquidificador estiver com dificuldade para triturar os ingredientes você pode acrescentar um pouco de leite vegetal (de soja, de amêndoas, de aveia, de arroz, de castanhas, etc.) ou até mesmo água. Apenas tome o cuidado para não acrescentar muito líquido, ou o seu mousse poderá perder o ponto.

Após essa etapa o creme já estará pronto se você quiser servir. Entretanto, se quiser deixá-lo mais aerado e com uma consistência mais para mousse do que para creme, bata quatro claras em neve (duas para cada abacate) até o ponto em que estejam firmes.

Vá acrescentando as claras em neve ao seu creme aos poucos, incorporando delicadamente em movimentos leves, puxando o creme de abacate do fundo e empurrando as claras em neve para baixo.

Após incorporar as claras em neve, leve o recipiente para o freezer e deixe gelar por 2 horas, para garantir a fixação das claras em neve incorporadas ao creme.

Decorrido esse tempo, transfira seu mousse para a geladeira, pois ele estará pronto para servir!


Se você gostou dessa receita, certamente também vai adorar estas:
Receita de bolo de coco sem lactose
Receita de bolo de fubá fofinho
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Receita de pão de ló da vovó, a melhor do mundo…
Receita de biscoitos veganos com creme de caju e chocolate
Receita de bolo de nozes da mana
Receita de biscoito de polvilho simples
Receita de bolo de aipim (ou mandioca) com coco
Receita de bolo de fubá coberto com goiabada

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *