Saiba porque você deve incluir o repolho na sua alimentação

Você provavelmente conhece o repolho como um dos ingredientes muito utilizados nos diferentes pratos que fazem parte da sua refeição, mas você sabe que consumi-lo é muito importante? Esse alimento barato e fácil de encontrar pode lhe trazer uma série de benefícios. Muitas pessoas o consideram um super alimento.

1. Pode melhorar as funções mentais do nosso cérebro

Os repolhos contêm antocianinas e vitamina K – componentes que podem auxiliar na função cerebral e auxiliar na concentração e no foco para a execução de tarefas. A deterioração dos neurônios pode causar uma série de problemas e até algumas doenças, como por exemplo a demência, que pode ser retardada através da ingestão destes nutrientes. Os repolhos roxos e avermelhados são os mais ricos nestas duas substâncias.

2. Pode auxiliar na desintoxicação do nosso corpo

Um dos problemas que precisamos enfrentar permanentemente é a grande quantidade de toxinas normalmente presente no nosso organismo, essas toxinas são provenientes dos nossos hábitos alimentares. As toxinas mais comumente encontradas no corpo humano são os radicais livres e o ácido úrico. A inclusão de repolho na alimentação ajudará na eliminação destas toxinas, que são responsáveis por causar doenças como a artrite e uma série de doenças de pele.

3. Pode auxiliar no combate ao câncer

O repolho possui algumas propriedades que são conhecidas por serem efetivas no combate ao câncer, como sinigrina, lupeol e sulfatariano. Estas substâncias podem aumentar a atividade das enzimas e, eventualmente, impedir o crescimento de tumores cancerígenos em diferentes partes do corpo humano – entre eles, no caso dos homens, o câncer de próstata.

4. Fornece folato para o nosso organismo

O folato (ácido fólico) é um dos componentes essenciais do DNA e é necessário principalmente para mulheres grávidas. A adição de repolho à dieta pode auxiliar na diminuição dos riscos dos bebês possuírem más formações, assim como permitem que o corpo da mulher grávida sinta-se saciado mesmo com uma menor ingestão de calorias.

5. Pode auxiliar na regulação da pressão arterial

O repolho é rico em potássio, nutriente que pode auxiliar na manutenção dos vasos sanguíneos, mantendo a pressão arterial estabilizada. Há alguns estudos e recomendações que apontam que comer o repolho cru aproveita melhor suas propriedades combativas ao mau colesterol.

6. Possui propriedades anti-inflamatórias essenciais para o corpo

Inflamações em diferentes partes do corpo podem levar a diferentes condições de saúde – mas isso pode ser evitado através da ingestão da glutamina, presente em grande quantidade nos repolhos.

Selecionando o repolho certo

Você sabe como escolher o repolho certo? Quando você for às compras, certifique-se de escolher o melhor repolho disponível. Aqui vão algumas dicas para você ter em mente:

  • Procure por repolhos cujas cabeças sejam firmes e densas;
  • As folhas devem ser brilhantes e cheias de cor – tente evitar os repolhos que contenham as folhas machucadas e quebradas;
  • Dê preferência ao repolho que ainda não tenha sido cortado – o repolho começa a perder vitamina C a partir do momento em que é cortado;
  • Prefira os repolhos que foram cultivados através do método orgânico, livre de pesticidas e outros produtos químicos que possam afetar o seu corpo de maneira negativa a longo prazo;
  • Mantenha o repolho sempre refrigerado para manter o seu valor nutricional e aumentar sua durabilidade.

Se você gostou desse assunto, provavelmente gostará desses também:
Aprenda 18 maneiras simples para se livrar de uma ressaca. Saiba também como evitá-la
Os cuidados para o verão
Dica para beber água fresca por muito tempo durante a prática de exercícios
Manual gratuito ensina a fazer hortas verticais autoirrigáveis
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
O frio do inverno pede por caldos e sopas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *