Benefícios do repolho, saiba porque você deve incluir o repolho na sua alimentação

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

benefícios do repolho

Você conhece os benefícios do repolho? É provável que você conheça o repolho como um dos ingredientes muito usados nos diferentes pratos que fazem parte da sua refeição, mas você sabe que consumi-lo é muito importante?

Assim, esse alimento barato e fácil de encontrar pode lhe trazer uma série de benefícios. Portanto, muitas pessoas o consideram um super alimento.

Quais são os benefícios do repolho para a saúde?
1. Pode melhorar as funções mentais do nosso cérebro

Os repolhos contêm antocianinas e vitamina K, componentes que podem auxiliar na função cerebral e auxiliar na concentração e no foco para a execução de tarefas.

A deterioração dos neurônios pode causar uma série de problemas e até algumas doenças, como por exemplo, a demência, que pode ser retardada através da ingestão desses nutrientes. Nesse sentido, os repolhos roxos e vermelhos são os mais ricos nestas duas substâncias.

2. Pode auxiliar na desintoxicação do nosso corpo

Um dos problemas que sempre temos que enfrentar é o grande volume de toxinas presente no nosso corpo. E essas toxinas são provenientes dos nossos hábitos alimentares. As toxinas mais comuns no corpo humano são os radicais livres e o ácido úrico.

Assim, a inclusão de repolho na alimentação ajudará a eliminar essas toxinas, que são responsáveis por causar doenças como a artrite e uma série de doenças de pele.

3. Pode auxiliar no combate ao câncer

O repolho possui algumas propriedades que são conhecidas por serem efetivas no combate ao câncer, como por exemplo, sinigrina, lupeol e sulfatariano.

Estas substâncias podem aumentar a ação das enzimas e, eventualmente, impedir o crescimento de tumores cancerígenos em diversas partes do corpo humano – entre eles, no caso dos homens, o câncer de próstata.

4. Fornece folato para o nosso organismo

O folato (ácido fólico) é um dos componentes essenciais do DNA e é necessário em especial para mulheres grávidas. A adição de repolho à dieta pode auxiliar na diminuição dos riscos dos bebês possuírem más formações, assim como permitem que o corpo da mulher grávida sinta-se saciado mesmo com uma menor ingestão de calorias.

5. Pode auxiliar na regulação da pressão arterial

Também entre benefícios do repolho está ajudar nosso coração. Isso porque o repolho é rico em potássio, nutriente que pode auxiliar na manutenção dos vasos sanguíneos, mantendo a pressão arterial estabilizada.

Além disso, há alguns estudos e recomendações que apontam que comer o repolho cru aproveita melhor suas propriedades combativas ao mau colesterol.

6. Possui propriedades anti-inflamatórias essenciais para o corpo

Inflamações em diferentes partes do corpo podem levar a graves condições de saúde. Mas isso pode ser evitado através da ingestão da glutamina, presente em grande quantidade nos repolhos.

Selecionando o repolho certo

Você sabe como escolher o repolho certo? Assim, quando você for às compras, certifique-se de escolher o melhor repolho. Então, aqui vão algumas dicas para você ter em mente:

  • Em primeiro lugar, procure por repolhos cujas cabeças sejam firmes e densas;
  • As folhas devem ser brilhantes e cheias de cor, assim, tente evitar os repolhos com folhas machucadas e quebradas;
  • Prefira repolho que ainda não tenha sido cortado, isso porque o repolho começa a perder vitamina C a partir do momento em que é cortado;
  • Prefira os repolhos que foram plantados através do método orgânico, livre de pesticidas e outros produtos químicos que possam prejudicar sua saúde a longo prazo;
  • Mantenha o repolho sempre refrigerado para manter o seu valor nutricional e aumentar sua duração.


Leia também:
Aprenda 18 maneiras simples para se livrar de uma ressaca. Saiba também como evitá-la
Os cuidados para o verão
Dica para beber água fresca por muito tempo durante a prática de exercícios
Manual gratuito ensina a fazer hortas verticais autoirrigáveis
Quais os benefícios da banana para a saúde?
O frio do inverno pede por caldos e sopas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *