Tudo sobre abacate e dicas para plantar um abacateiro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

abacate

Essa fruta já foi a vilã da alimentação saudável, mas, depois da publicação de vários estudos científicos, ela virou a heroína em defesa da nossa saúde.

O abacate é um alimento perfeito para acompanhar dietas saudáveis. Isso porque ele é rico em gordura monoinsaturada, gordura ômega-3 e muito pobre em carboidratos. Bem como, o abacate tem 60% mais potássio que a banana, muito recomendada para reposição desta substância no nosso organismo.


Além disso, o abacate é rico em vitaminas do complexo B, E e K. Tem mais fibras do que todas as outras frutas e existem evidências científicas que mostram que a adição de abacate em nossa dieta regular reduz o colesterol ruim e os triglicerídeos.

A origem do abacate é creditada à América Central, mas no Brasil há muitas variedades de abacate há muitos anos e com adaptação perfeita ao nosso clima.

As variedades de abacate mais comuns são: Abacate Fortuna, Abacate Breda, Abacate Geada, Abacate Milênio, Abacate Margarida, Abacate Ouro Verde, Abacate Quintal e Avocado (Hass).

Hoje em dia, de uma forma errada, está na moda em muitas dietas e hábitos alimentares orientados por profissionais de saúde a inclusão de avocado e não de outras variedades do abacate, como se fossem frutas diferentes.

Qual a diferença entre abacate e avocado?

Para muitas pessoas o avocado é uma novidade, uma nova fruta que chegou ao Brasil há pouco tempo, porém, é preciso esclarecer que o avocado (abacate em inglês) nada mais é do que uma variedade do nosso velho e popular abacate, trata-se apenas de um modismo.

Mas, há diferenças entre os outros abacates e o avocado? Obviamente que há, justamente pelo avocado ser uma variedade dos abacates que conhecemos mais popularmente no Brasil, porém, as pessoas que conhecem o interior do país, onde os abacateiros são muito comuns, já devem ter colhido avocado em abacateiros.

Portanto, há mais uma informação que é preciso esclarecer. Alguns sites de saúde e consumo de alimentos saudáveis afirmam que o abacate é brasileiro, enquanto o avocado é original de outros países da América Latina e Estados Unidos. Mas isso não é verdade, a variação avocado é encontrada aqui no Brasil também há muitos anos.

Se você conheceu abacate ainda no abacateiro, as duas imagens abaixo podem esclarecer melhor o que estamos nos referindo. A primeira é do abacate chamado agora de avocado, a segunda é de uma das variedades mais comuns à venda em mercados e feiras do Brasil.

avocato

Avocado

Abacate Geada

A diferença é visível, não é mesmo? Assim como eles têm diferenças visuais, por serem variações do abacate, eles também trazem consigo diferenças de sabores e propriedades, vamos a elas?

As variedades de abacate mais populares no Brasil, que citamos acima, geralmente são maiores que o avocado, tem um formato menos redondo e a casca mais verde e lisa quando maduro, enquanto o avocado fica com a casca marrom, dura e rugosa quando maduro.

Variedades de abacate

Para conhecer melhor, observe a imagem abaixo, com a classificação das principais variedades de abacate produzidas no Brasil, montada pela Associação Abacates do Brasil.

Nessa imagem, o avocado está um pouco menos redondo do que a maioria das vezes em que é encontrado à venda, mas ela serve como referência de características, tamanho e propriedades de cada variedade.

O avocado é um pouco menos doce e saboroso e tem uma consistência mais firme e, obviamente por ser uma novidade à venda, tem preço mais elevado.

As propriedades nutricionais de cada um são diferentes por serem variações de uma mesma fruta, mas são mínimas, como poderemos ver a seguir.

Todas as variedades de abacate são ricas em nutrientes e têm grandes volumes de vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K. O avocado tem um pouco menos carboidrato e um pouco mais de gordura. Os outros abacates têm o dobro de fibras. Todos eles contém gordura monoinsaturada, muito benéfica para nosso organismo.

abacate

Variedades de abacates mais populares no Brasil e o Avocado

Quais os benefícios do abacate para a saúde?

O nutrientes que compõem o abacate, alguns já muito conhecidos e outros recém descobertos pela ciência, como os fitonutrientes (substâncias bioativas contidas em vegetais) ajudam na prevenção de diversas doenças.

Muitas pessoas afirmam que do abacate se aproveita tudo, desde a casca até o caroço. 🙂 Seus componentes são usados em cremes, pomadas e podem compor produtos de higiene, saúde e beleza, entre outros.

Vamos listar abaixo alguns benefícios para o nossa saúde, dessa fruta tão rica.

  • O abacate fortalece o colágeno, dando mais firmeza para a pele, ajuda na sua hidratação e combate o envelhecimento precoce;
  • Fortalece os músculos, os ossos e as articulações;
  • Hidrata os cabelos secos, deixando-os mais macios e com brilho;
  • Tem efeito anti-inflamatório;
  • Aumenta a produção de serotonina, dessa forma combate o estresse e a ansiedade;
  • Suas fibras aumentam a sensação de saciedade por isso reduzem o apetite, situação essencial em dietas de emagrecimento;
  • Aumenta o poder de concentração e memória;
  • Diminui o colesterol ruim e os triglicerídeos do corpo humano;
  • Auxilia na digestão;
  • É diurético;
  • Previne alguns tipos de câncer;
  • Regula o ciclo menstrual;
  • Melhora o sono;
  • Melhora a visão.

Enfim, listamos apenas alguns dos benefícios para não alongar demais essa lista, mas a cada dia a ciência descobre novos benefícios proporcionados pelo uso do abacate, sua casca, sua semente e, até mesmo, pela sua flor e folhas.

Como saber se um abacate está maduro?

Uma forma de saber se o abacate está maduro e que vale para todas as variedades que citamos acima é observando o buraco por onde ele estava preso ao abacateiro. Assim, se ele estiver branco ou amarelo claro ainda não está maduro. Ao contrário, se começou a mudar de cor para verde ou marrom, está maduro.

Já a forma mais eficiente de descobrir se um abacate está maduro é diferente para a maioria das variedades de abacate e do avocado e algumas outras poucas variedades.

Os abacates de variedades mais comuns estão maduros quando, ao serem apertados, estão com a casca e a polpa macias. Nesse caso, quando o abacate começar a amassar ao toque e escurecer a casca, ele já está passando do ponto.

Mas com o avocado não funciona assim, como ele tem a casca mais grossa e rugosa, ela não fica macia quando ele estiver maduro. Dessa forma, a observação é visual, quando a casca mudar de verde para marrom ele estará pronto para o consumo. Outras variedades que você possa ter em casa também podem ter essa característica, mas são poucas.

Como fazer para o abacate amadurecer?

O abacate só fica maduro em temperatura ambiente, portanto, não o armazene na geladeira enquanto estiver verde. Além disso, ele leva alguns dias para amadurecer.

Se você quiser acelerar o processo de amadurecimento do abacate, então pode usar a técnica que vale para todas as outras frutas. Coloque-o perto de bananas maduras. Isso porque as bananas maduras liberam gás etileno pela sua haste que aumentam a velocidade de amadurecimento das outras frutas a sua volta.

Outras dicas importantes sobre o abacate

Se você cortar um abacate e não for consumir todo de uma vez, deixe seu caroço na parte que sobrou e a casca para mantê-lo fresco por mais tempo.

Você pode congelar o abacate cortado, mas para manter suas características e propriedades enrole-o em um filme plástico para evitar o contato com o ar.

Depois de cortado, evite que o abacate fique em contato direto com ar, pois isso fará com que ele escureça rapidamente.

Se o abacate escurecer um pouco, ele não está impróprio para consumo e tampouco é prejudicial à nossa saúde, apesar do seu aspecto não ficar agradável.

O abacate é muito versátil e você pode consumi-lo tanto em doces como em comidas salgadas, experimente consumi-lo de várias formas e com novas receitas, você vai se surpreender.

abacate

Se você acha que não tem grandes dotes culinários, então comece por essa receita de sorvete de abacate que publicamos aqui no blog: Sorvete de abacate pronto em segundos.

Dicas essenciais sobre abacateiros e como plantar abacate

O abacateiro para crescer bem e produzir muitos abacates deve ser plantado em um solo rico em matéria-orgânica. Além disso, também deve receber adubação com frequência.

Os climas mais propícios para o plantio do abacateiro é o tropical e o tropical-úmido, isso porque ele não tolera geadas.

O plantio do abacateiro deve ser feito em períodos chuvosos, ou então ele precisa ser regado em abundância até que se desenvolva.

A melhor estação para podar abacateiros é o início do outono. Isso vai facilitar a entrada de sol entre os galhos e renovará o abacateiro para a próxima floração.

Assim, conforme as condições climáticas onde foi plantado, um abacateiro pode começar a produzir em até dois anos, mas em geral demora mais tempo.

A colheita de abacate, também dependendo da região do país onde foi plantado, ocorre entre janeiro e agosto. Na maioria das regiões o pico da colheita ocorre em abril e maio.

Como produzir mudas de abacateiro

O abacateiro é plantado a partir de uma muda. Você pode produzir suas próprias mudas a partir do caroço seguindo os passos abaixo (observe também a próxima imagem para entender melhor como fazer):

  • Primeiramente, encha um copo com água;
  • É muito importante que você use um caroço de abacate que você saiba a procedência e, de preferência, orgânico. Isso porque caroços de grandes empresas agropecuárias podem não germinar;
  • Então, espete palitos no caroço (ou semente) do abacate, de forma que ele possa ficar fixado na borda do copo. O ideal é que a água cubra metade do caroço;
  • Em seguida, coloque o copo em um lugar com claridade natural;
  • Troque a água semanalmente;
  • Assim, em até 4 semanas a semente começará a brotar;
  • A partir do segundo mês, provavelmente você terá um pequeno pé de abacate com folhas;
  • Aguarde até que seu pequeno abacateiro atinja entre 10 e 20 centímetros, quando então ele poderá ser transplantado. Quando maior estiver a muda, melhor;
  • Mas, antes de transplantar sua muda, verifique se ela está com uma aparência saudável, sem manchas ou pragas. Se tiver qualquer problema, tente tratá-la para deixá-la saudável (ela pode até ser podada para retirar as folhas doentes)
  • Enterre apenas o caroço no local de plantio e complete com terra rica em sua volta;
  • Faça regas fartas até que ela comece a se desenvolver com vigor.

Se você comprar mudas já prontas e maiores, seu trabalho ficará muito mais fácil.

muda de abacateiro

Abacate pode ser plantado em vaso?

Sim, o abacateiro cresce em vasos. Mas, assim como todas as plantas, seu tamanho se restringirá à quantidade de terra que ele tem para colocar suas raízes.

Assim, para que um abacateiro cresça em um vaso, prepare uma terra com 50% de composto orgânico bem rico e 50% de areia de construção lavada.

O vaso deve ter um bom tamanho e uma boa drenagem, pois o excesso de água apodrece suas raízes. Portanto, o vaso deve ter furos embaixo e argila ou brita em seu fundo.

Coloque o vaso em um local onde ele receba luz solar direta e regue bastante no início.

E então, trouxemos as informações mais essenciais sobre abacate para você? Esse texto poderia ser maior ainda, com receitas e muitas outras informações sobre essa fruta surpreendente. No entanto, mas vamos parar por aqui para não alongá-lo demais. Mas se restou alguma dúvida, deixe seu comentário que tentaremos respondê-lo.


Leia também:
Opções de alimentação sem produtos de origem animal, ou com restrições
Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer
Saiba tudo sobre a magnólia
Receita de dahl de lentilha
Kefir de leite e intolerância à lactose
Receita de sorbet de vinho com melancia
Como plantar e cultivar o alho-poró
Receita de pão de batata doce
Pinheiro para jardim: quais tipos e como cuidar do seu pinheiro

Compartilhe...

2 comentários em “Tudo sobre abacate e dicas para plantar um abacateiro

  1. Valmir Cesar de Mirnada miranda disse:

    informação muito boa, excelente, obrigado

  2. CLAUDINICE Salustiano de Oliveira DE OLIVEIRA disse:

    EXCELENTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *