Vitamina C previne doenças cardiovasculares

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Vitamina C previne doenças cardiovasculares

Que a vitamina C previne gripes e resfriados todo mundo sabe, mas você sabia que ela também previne doenças cardiovasculares?

O consumo elevado de frutas e vegetais ricos em vitamina C, como a laranja, o limão, o brócolis, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Essa é a conclusão de um estudo desenvolvido na Dinamarca.

Segundo o estudo, as altas concentrações dessa vitamina no sangue estão associadas a um menor risco de problemas cardíacos e de morte súbita.


Os benefícios das frutas e dos legumes para a saúde não são nenhuma novidade, a vitamina C contida nelas deve ser consumida regularmente por ser um ótimo cicatrizante e facilitador da absorção do ferro pelo organismo, além disso a vitamina C serve para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea.

Por que a vitamina C previne doenças cardiovasculares?

O resultado dessa pesquisa feita pela Universidade de Copenhague e pelos hospitais dinamarqueses de Herlev e Gentofte, que analisou mais de 100.000 voluntários, entre homens e mulheres dinamarqueses, vem reforçar ainda mais as vantagens da sua ingestão, pois concluiu que ela é ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, por exemplo.

Os cientistas publicaram o estudo na revista científica American Journal of Clinical Nutrition. Nesse estudo, analisaram o volume de consumo de frutas e vegetais dos participantes, bem como o seu DNA. A conclusão foi que a probabilidade de doenças cardiovasculares e morte súbita diminui com o hábito de consumir mais desses alimentos. Portanto isso é algo que pode estar relacionado à sua riqueza em vitamina C.


“Observamos que aqueles que apresentavam um maior consumo de frutas e vegetais tinham um risco 15% inferior de desenvolver doenças cardiovasculares e uma probabilidade 20% menor de morrer subitamente em comparação com os que raramente comiam frutas e legumes”, afirmou Camilla Kobylecki, estudante de bioquímica clínica do hospital de Herlev e Gentofte, que participou do estudo.

Ainda de acordo com Kobylecki, “esta redução do risco está diretamente relacionada com elevadas concentrações de vitamina C no sangue obtidas a partir do consumo de frutas e vegetais”.

Vitamina C age em diferentes partes do corpo

Entre outras propriedades, a vitamina C ajuda a fortalecer os ligamentos que unem os diferentes tipos de tecidos e órgãos do corpo humano.

Além disso, também é um potente antioxidante. Sendo assim capaz de proteger as células e as moléculas biológicas dos danos que provocam múltiplas doenças, como é o caso da doença cardiovascular.

Já que o organismo não é capaz de produzir vitamina C, é necessário obtê-la a partir da dieta ou a partir de suplementos alimentares. “Sabemos que a fruta e os vegetais são saudáveis, mas o nosso estudo explica um pouco melhor o porquê”, salientou Boerge Nordestgaard, professor da Universidade de Copenhague.

Nordestgaard explica que “comer muitas frutas e legumes é uma forma natural de aumentar os níveis de vitamina C no sangue, o que, a longo prazo, pode contribuir para diminuir o risco de doença cardiovascular e morte súbita”.

Conclusão

Embora seja possível obter a vitamina C através de suplementos, o professor e pesquisador defende que “é boa ideia obter a vitamina C por intermédio de uma dieta equilibrada, já que esta ajudará, ao mesmo tempo, ao desenvolvimento de um estilo de vida mais saudável e beneficiará a saúde em geral”.


Leia também:
Ingrediente da cerveja pode prevenir Alzheimer e Parkinson
Você sabia que produtos antibacterianos podem fazer mais mal do que bem?
5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado
Doenças autoimunes: entenda diagnostique e trate
Conheça a dieta que previne doenças e atrasa o envelhecimento
Por que devemos comprar e consumir os alimentos da estação?
Tudo o que você precisa saber sobre toxoplasmose

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *