Você já pensou em usar MDF perfurado na sua decoração?

O MDF (Medium Density Fiberboard), que em português significa placa de fibra de média densidade, é um material resultante da mistura de fibras de madeira prensadas com resina sintética. Essas placas, ou chapas, podem ser adquiridas compactas ou perfuradas. Por ser um produto barato e versátil, se comparado com outros tipos de madeira, o MDF popularizou-se muito no Brasil, onde é muito utilizado para a produção de artesanatos e móveis.  

As chapas de MDF perfurado são geralmente usadas para montar painéis para organização de depósitos, garagens e outros ambientes onde queremos guardar objetos organizadamente. Com essa finalidade, frequentemente encontramos imagens e sugestões de sua utilização.

A novidade agora é o seu uso como acabamento de móveis ou painéis decorativos. Porém, como as placas de MDF perfurado tem aproximadamente 3 milímetros de espessura, o cuidado que se deve ter ao utilizá-lo é fazer uma estrutura interna para suportá-lo, caso contrário ele geralmente acabará se deformando.

Ao pesquisar ideias de decoração com as placas de MDF perfurado para inspirar nossos leitores, encontramos várias sugestões bem criativas e que ficaram lindas.

Ideias, como essa, onde ele ainda usado como base para organizar o escritório. O detalhe mais interessante está na cor escolhida, que transformou a placa em um lindo acabamento para a parede.

Para fazer um jardim suspenso interno, também é uma ótima alternativa. O cuidado a ser tomado, neste caso, é com a impermeabilização da peça de MDF antes de pintá-la. O MDF não deve ficar exposto à água e à umidade.

Uma cabeceira de cama linda e prática ajuda a colorir o dormitório infantil. Também pode ser branca para manter o quarto de casal sóbrio.


Fica lindo como painel para fotos em um dormitório de adolescente, na sala de estar ou qualquer outro ambiente.


É muito prático para decorar e organizar a cozinha.


Como porta ou detalhes de móveis ou como móveis inteiros ou biombos.

O que você achou desse painel personalizado?

Gostou dessas sugestões? Então aproveite e ponha em prática.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
Acrescente mais charme à decoração de sua sala com uma cristaleira
O maximalismo na decoração
Cadeira ou obra de arte? Inspire-se com essas ideias…
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Como acertar na decoração monocromática
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis
DIY – Terrários – ideias, dicas e o passo-a-passo para montar o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *