Você não consegue ir ao banheiro quando está viajando? Saiba que isso não acontece só com você

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Você não consegue ir ao banheiro quando está viajando? Saiba que isso não acontece só com você

Você tem um intestino regulado – vai pelo menos uma vez ao dia no banheiro, certo? E mesmo assim sempre que você sai de casa por um período mais extenso você acaba ficando completamente incapaz de ir ao banheiro.

Passam-se os dias e logo você não está mais aproveitando as suas férias pelas quais você tanto esperou – tudo o que você consegue pensar é se você vai voltar a ir ao banheiro algum dia.

Se essa foi a descrição das suas últimas férias, pode ter certeza que você não está sozinho. Uma pesquisa conduzida pelo Dr. David Poppers, gastroenterologista e pesquisador do NYU Langone Health, fez alguns levantamentos sobre esse fenômeno, o qual recebeu a denominação de “constipação induzida por viagem” (em inglês, vacation-inducedconstipation), constatou que normalmente esse efeito é causado por três motivos.

Porque as pessoas ficam constipadas durantes as viagens?

Existem alguns motivos mais comuns pelos quais as pessoas parem de ir ao banheiro quando estão viajando.

Estresse de viagem

O estresse pode causar constipação. Isto ocorre porque existe uma grande interação entre o nosso sistema nervoso central (o cérebro e a coluna) e as nossas vísceras. Nesse caso especialmente os intestinos, que são considerados “o segundo cérebro” do corpo humano.

As vezes o estresse de planejar uma viagem – como fazer reservas, procurar as passagens mais baratas, fazer as bagagens – pode ter um impacto significativo sobre o nosso intestino. Isso pode levar à redução dos movimentos intestinais e a maior formação de gases, inchaço e desconfortos abdominais. Nesses casos, técnicas de relaxamento como ioga e meditação podem te ajudar.

Mudança na alimentação

O nosso corpo vive de hábitos. Ainda que você faça atividades diferenciadas todos os dias, uma coisa é certa para a grande maioria das pessoas: a quantidade de refeições e os horários em que você as faz. Além disso, cada pessoa possui um “grupo” de alimentos mais comuns do qual ela dificilmente se afasta durante a sua rotina.

Entretanto, muitas vezes quando viajamos acabamos por alterar completamente nossos hábitos alimentares, pulando refeições, comendo em maiores ou menores quantidades e ingerindo ingredientes diferentes do que o nosso corpo está acostumado em sua rotina.

Além disso, a tendência é uma redução nos cuidados alimentares durante as férias, o que leva, por exemplo, à redução da ingestão de fibras, que são o ingrediente essencial para o intestino funcionar adequadamente.

Muitas vezes, também, as pessoas acabam ingerindo menos líquidos quando estão viajando. Ou então acabam por ingerir maior quantidade de bebidas alcoólicas, que tem o efeito de desidratar o corpo.

Mudança no ciclo do sono

Principalmente nas viagens de maior distância, quando há uma alteração de horário que acaba por causar estranhamento ao nosso relógio biológico, o nosso sono certamente será afetado. A falta de sono – ou a alteração do ciclo de sono – pode causar diversos efeitos à nossa saúde.

Quando você viaja, as alterações do seu relógio biológico irão afetar a sua regularidade intestinal. Para evitar que isso aconteça, tente dormir adequadamente nos dias que antecedem a sua viagem e, durante a viagem, tente sincronizar o seu horário do sono com o horário local assim que possível.

Algumas pessoas optam por fazer uso de melatonina, uma substância natural indutora do sono. Mas você sempre deve consultar seu médico antes de tomar uma decisão como essa.

Uma última dica interessante para quem tem problemas para regular os intestinos é a utilização de alimentos probióticos. As pessoas que optam por esse tipo de alimentação, mesmo quando estão em viagem, podem algumas vezes organizar-se para continuar a consumi-los. Aqui no blog “Lar, Doce Lar” publicamos uma série bem completa sobre esse assunto, que pode ser lida a partir do seu primeiro texto, “O que são probióticos”.


Leia também:
Medo de viajar: o que é e como superá-lo?
Alimentar-se com peixes e vegetais aumenta a longevidade
Como evitar ou diminuir o inchaço abdominal causado por gases
Você sabia que a jardinagem faz bem para a saúde?
A influência dos aromas em nossa vida
Aprenda a utilizar alguns remédios naturais e caseiros para aliviar a dor de estômago

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *