O chá de lavanda é feito pela imersão das flores na água quente. Embora as pesquisas ainda sejam escassas e se concentrem principalmente nos extratos de lavanda, acredita-se que este chá seja calmante, proporcione um sono melhor, melhore a saúde da pele e forneça muitos outros benefícios.
Doce, perfumado e com poder calmante, o aroma da lavanda é um dos mais apreciados do mundo. Apenas a própria menção do seu nome já evoca campos perfumados pintados de um belo roxo.
Quem já teve o prazer de inalar profundamente a lavanda conhece seu efeito instantaneamente calmante.
Por essa razão ela é destilada em óleos essenciais, triturada para produtos de beleza e até mesmo transformada em produtos culinários como o chá.
O chá de lavanda é simplesmente exuberante. Não só é livre de cafeína e muito aromático, mas também oferece vários benefícios para a saúde.
Portanto, vamos listar os principais benefícios do chá de lavanda para você se deliciar.
O que é chá de lavanda
O chá de lavanda é feito pela imersão de botões da flor de lavanda em água quente. Trata-se de uma tisana ou chá de ervas, isso porque não provém da planta precursora dos chás, a Camélia sinensis. A planta de lavanda é conhecida como Lavandula angustifolia e é comumente encontrada em climas mediterrâneos.
Roxa e violeta e com um aroma inconfundível, a lavanda está entre as ervas preferidas em todo o mundo. Há séculos ela é usada na aromaterapia e na cura, graças ao seu efeito calmante, capacidade de afastar a ansiedade e aliviar a dor.
Embora não seja tão comumente usada em forma de bebida em comparação com outras flores como a camomila, ela sempre foi presença constante em todos os armários de remédios medievais.
A lavanda também vem da mesma família da hortelã e da sálvia, também conhecida como família botânica Lamiaceae.
A lavanda, além dos benefícios, é uma deliciosa adição ao chá, pois traz consigo um aroma doce da terra, uma pitada de alecrim e até notas de menta, maçã ou qualquer outro aroma agradável trazido pelo vento.
Ela é frequentemente encontrada como um ingrediente adicionado a outras misturas de chá, em especial aos chás que ajudam a relaxar. Portanto funciona muito bem antes de dormir.
Mas você também pode beber chá de lavanda sem nenhum sabor adicional e apenas apreciar a flor lilás pura sozinha.
Sendo assim, com uma abundância de benefícios para a saúde, vamos listar o que o chá de lavanda pode fazer por você.
Benefícios para a saúde do chá de lavanda
Embora, como já explicamos acima, sejam necessários mais estudos sobre a ingestão de lavanda no chá, muitos resultados mostram os benefícios curativos da lavanda.
Melhora o sono
Quem consome chá de lavanda antes de dormir desestressa e tem um sono mais tranquilo.
Uma xícara de chá de lavanda é usada há muito tempo para tratar distúrbios do sono, pois a erva aromática ajuda a acalmar a função cerebral, desencadeando uma boa resposta no sistema nervoso.
Um estudo feito com 158 mães recentes no período pós-parto descobriu que as mulheres que respiraram profundamente 10 vezes a fragrância de lavanda 4 dias por semana durante 8 semanas tiveram uma qualidade de sono significativamente melhor do que as do grupo placebo.
Outro estudo com 79 estudantes universitários que relataram problemas de sono mostrou que o horário adequado do sono e a respiração com lavanda melhoraram a qualidade do sono. Adesivos de lavanda foram aplicados no peito à noite.
Com base nesses resultados, é possível crer que tomar uma xícara de chá de lavanda para relaxar antes de dormir pode ajudar a dormir melhor.
Embora existam muitos chás antiestresse para combater a ansiedade, acredita-se que a lavanda seja um dos melhores.
Alivia a dor menstrual
A lavanda reduz a inflamação, acalma o corpo e minimiza os espasmos musculares associados às dores menstruais.
As cólicas na parte inferior do abdômen antes ou durante o período menstrual são um problema comum entre as mulheres.
Segundo um estudo feito com 200 mulheres adultas jovens no Irã, inalar lavanda por 30 minutos por dia nos primeiros 3 dias de um ciclo menstrual levou a cólicas significativamente menos dolorosas após 2 meses, em comparação com o grupo controle.
Outras pesquisas sugerem que a massagem com óleo essencial de lavanda também ajuda nas cólicas menstruais.
Não há estudos sobre a ingestão de lavanda em chá, ainda assim, beber chá de lavanda e apreciar seu perfume pode ajudar, embora sejam necessárias pesquisas mais extensas.
De qualquer forma, para quem tem dor, certamente um chá com as propriedades da lavanda tem condições de aliviá-la.
Melhora os transtornos de humor
A lavanda é amplamente usada como agente de aromaterapia e suplemento para aliviar a ansiedade, depressão e fadiga.
Estudos sugerem que os compostos da lavanda podem estimular a atividade em certas áreas do cérebro e influenciar a transmissão de impulsos entre as células cerebrais de maneiras que melhoram o humor e produzem um efeito calmante.
Embora o aroma do extrato de lavanda e as preparações orais de óleo de lavanda tenham demonstrado melhorar o humor e acalmar a mente, é menos claro se o chá de lavanda pode oferecer benefícios semelhantes.
Em um estudo com 80 mães recentes em Taiwan descobriu que as que bebiam 1 xícara de chá de lavanda por dia durante 2 semanas enquanto apreciavam o aroma do chá relataram menos fadiga e depressão, em comparação com aquelas que não beberam o chá.
No entanto, houve relatos semelhantes de fadiga e depressão entre os dois grupos após 4 semanas, sugerindo que os benefícios são mais úteis no período inicial.
Melhora a saúde da pele
Há uma razão para usar a lavanda em produtos que entram em contato com a pele. Segundo estudos, ficou demonstrado que o óleo de lavanda exibe efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos.
Portanto ela é usada em aplicações tópicas para ajudar a combater a acne, melhorar condições inflamatórias da pele como a psoríase e curar feridas ou abrasões.
Um estudo feito com cobaias descobriu que a aplicação tópica de óleo de lavanda em dias alternados por 14 dias diminuiu significativamente a área das feridas, em comparação com o grupo controle.
Isso ocorreu principalmente porque o óleo de lavanda promoveu a síntese do colágeno da proteína estrutural.
Esses resultados sugerem que certas formas de lavanda podem promover a cicatrização da pele e a formação de colágeno.
Além disso, a lavanda tem propriedades antifúngicas. É por isso que vemos constantemente a lavanda na lista de ingredientes ativos de produtos voltados para acne, psoríase e outras condições de pele frágil.
Equilibra o sistema imunológico
Os antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias fazem com que a lavanda seja extremamente benéfica para o sistema imunológico.
Manter o sistema imunológico saudável e trabalhar com o melhor de sua capacidade é uma maneira eficiente de reduzir os riscos de contrair doenças. Além disso, o chá de lavanda contém vitamina C, magnésio, cálcio e uma série de outros nutrientes que ajudam o corpo a combater todos os tipos de infecções.
Auxilia no sistema digestivo
Seja um inchaço, náusea, dor de estômago, indigestão ou cólicas, o chá de lavanda pode aliviar o corpo, reduzir espasmos musculares e reduzir gases desconfortáveis.
É provável que o aroma de lavanda desencadeie a produção de bile, o que pode ajudar a quebrar os alimentos, enquanto o aroma calmante pode ajudar o corpo a manter menos tensão.
Esse mesmo efeito calmante também pode ajudar a diminuir a náusea, pois desencadeia uma reação química no cérebro.
Portanto, para quaisquer problemas digestivos que estejam atrapalhando o seu dia, o chá de ervas de lavanda pode contribuir no alívio.
Melhora a saúde respiratória
Antes de sorver seu chá de lavanda, respire fundo e deixe o maravilhoso aroma abrir as suas vias aéreas.
Para pessoas que sofrem com problemas respiratórios a lavanda pode ajudar a tornar a vida mais confortável.
As propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias atuam nos músculos do peito e da garganta, facilitando a respiração e lidando com eficácia contra bactérias que possam estar causando resfriados, tosse e congestão nasal.
Alivia a ansiedade
É comprovado cientificamente que a lavanda é muito eficiente. Talvez seja o aroma mais eficiente do mundo para acalmar os sentidos.
Ensaios clínicos descobriram que ingerir chá de lavanda pode ajudar a aliviar os sintomas e sentimentos de estresse e ansiedade.
Atribui-se também à lavanda o estimulo da atividade em certos locais do cérebro, enviando mensagens e impulsos entre as células cerebrais que comunicam um comportamento calmo e um humor positivo.
Promove crescimento do cabelo
Embora mais estudos sejam necessários para comprovar definitivamente esses resultados, descobertas preliminares levam a acreditar que a lavanda pode ajudar o cabelo a crescer.
Portanto, para pessoas que sofrem de queda de cabelo ou qualquer pessoa que deseja ter cabelos longos e sedosos, os resultados do óleo de lavanda no crescimento do cabelo apontam para o sucesso potencial.
Alívio de enxaquecas
Como a lavanda trabalha no combate da dor no corpo, isso também significa que ela pode desempenhar um papel importante para ajudar a reduzir dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas e quaisquer outros problemas similares.
Os óleos essenciais há muito desempenham um papel em ajudar a tratar dores de cabeça naturalmente e em testes de laboratório, a lavanda não decepcionou e provou ser extremamente benéfica para acalmar dores de cabeça.
Precauções e efeitos colaterais do chá de lavanda
Assim como acontece com a maioria dos chás de ervas, existem algumas precauções que você deve considerar com o chá de lavanda.
A lavanda em geral é segura e livre de efeitos colaterais. No entanto, como acontece com todas as plantas selvagens, existem algumas pessoas que podem ser suscetíveis aos efeitos deste chá.
A lavanda é segura para o chá, mas certifique-se de que é uma variedade que você pode consumir. Além disso, se for usar flores frescas, verifique se estão livres de pesticidas e outros produtos químicos.
A lavanda pode ter efeitos hormonais em meninos pré-adolescentes e mulheres grávidas. Em meninos, pode estimular o crescimento do tecido mamário, que será revertido assim que o consumo do chá for suspenso.
Pessoas alérgicas a flores de lavanda também devem evitar o chá de lavanda, pois podem sofrer efeitos colaterais como erupção cutânea, irritação na garganta e problemas respiratórios.
Houve pelo menos um relato de caso de desenvolvimento de batimentos cardíacos anormalmente rápidos após beber chá de lavanda.
Seu extrato é forte
Em termos de extratos de lavanda, eles estão disponíveis em formas de óleo e suplemento. Não há doses padronizadas para suplementos, mas você deve usar os óleos de lavanda com cautela. Além disso, você não deve ingerir o óleo de lavanda.
Para uso tópico, misture algumas gotas de óleo de lavanda com um óleo transportador antes de esfregá-lo na pele. Você também pode fazer um teste de adesivo para ver como sua pele reage ao óleo de lavanda diluído antes de usá-lo mais livremente.
Não aplique óleo de lavanda não diluído na pele, pois isso pode causar irritação e inflamação. É importante diluir o óleo essencial com um óleo transportador antes de aplicar topicamente.
Para usar o óleo de lavanda na aromaterapia, coloque algumas gotas em uma bola de algodão ou lenço de papel e inale. Você também pode usar um difusor de óleo essencial.
Devido aos seus possíveis efeitos no sistema nervoso, converse com seu médico antes de usar qualquer forma de lavanda se você tiver algum problema cardíaco, problemas de saúde subjacentes ou tomar medicamentos.
A lavanda também pode imitar o hormônio estrogênio, portanto, mulheres grávidas devem consultar seu médico antes de usá-la.
Como fazer chá de lavanda
Para fazer chá de lavanda, você pode colocar saquinhos de chá comprados em água quente ou preparar o seu próprio com flores frescas.
Para isso, coloque os botões ou os saquinhos em imersão na água quente. Caso use botões, a quantidade ideal é 1/2 colher de chá de botões de lavanda soltos para uma xícara.
Você pode usar botões de flores secos ou lavanda colhida de uma planta com flor em seu jardim. Mas você deve usar flores frescas apenas se tiver certeza de que elas foram cultivadas organicamente e estão livres de pesticidas e herbicidas.
Deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo você deixar em infusão, mais forte será o sabor da lavanda, então ajuste o tempo de acordo com suas preferências.
Você pode adicionar outros sabores que funcionam bem com o chá de lavanda. A hortelã-pimenta é uma opção popular
Além disso, a lavanda e a camomila formam uma parceria incrível quando o assunto é chá. Juntas, essas notas florais acalmam instantaneamente os nervos, aliviam a ansiedade e fornecem um remédio herbal suave que estimula o sono mais profundo, pois não contêm cafeína.
Conclusão
O chá e os extratos de lavanda podem ajudar a promover o sono, a saúde da pele, melhorar o humor e aliviar a ansiedade.
O chá de lavanda é incrível e para quem costuma ter ansiedade ou noites sem dormir.
Além disso, é uma excelente opção para melhorar a saúde e bem-estar geral.
Durante séculos, os curandeiros recorreram à lavanda e, até hoje, costumamos usar esse floral em tônicos para a pele, produtos de beleza e aromaterapia.
No entanto, há poucas pesquisas sobre os possíveis benefícios do chá especificamente. De qualquer forma, apreciar o aroma do chá de lavanda pode ter o maior benefício potencial, já que a maioria dos estudos aponta para o uso de lavanda na aromaterapia.
Ainda assim, beber chá de lavanda pode ser calmante e uma ótima maneira de relaxar.
Leia também:
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Como cultivar lavanda em vaso
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Mel, benefícios e malefícios!
Para que serve o chá de boldo?
Lavanda, simbolismos e significados espirituais