Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Geralmente, o termo vegano significa que uma pessoa se abstém do uso de produtos relacionados ao sacrifício ou exploração dos animais por várias razões. Por exemplo, poderia ser um vegano ambiental, um vegano ético, um vegano dietético ou até vegano de beleza. O veganismo pode tanto ser uma prática assim como um estilo de vida.

Já a denominação natural entende que todos os ingredientes que formam um produto final devem ter origem natural, livres de produtos químicos nocivos ao ser humano ou ao meio ambiente.


Sendo assim, o shampoo e o condicionador caracterizados como natural e vegano seguem as mesmas orientações. Um shampoo é considerado natural e vegano se não contém quaisquer ingredientes derivados de animais, e nenhum teste animal foi feito em relação a sua produção.

Ele também não pode conter ingredientes químicos, como petrolatos e parabenos, entre outros, encontrados em diversos produtos cosméticos e de higiene pessoal. Portanto, é importante sempre conferir os ingredientes nos rótulos dos produtos que usamos, pois algumas marcas podem ser enganosas em seu marketing.

O foco na escolha deve ser em um produto cruelty free (livre de crueldade), vegano, sem testes em animais e que prejudiquem o planeta. Mas precisa ir muito além disso, ele precisa funcionar da maneira que você espera ao adquiri-lo.

Veja a seguir alguns benefícios incríveis proporcionados pelo uso do shampoo e condicionador naturais e veganos eficientes e bem elaborados.

Benefícios ao usar shampoo e condicionador naturais e veganos

Por serem constituídos de ingredientes superiores e de qualidade, ingredientes derivados de substâncias naturais, por utilizarem somente base vegetal e adotarem a prática ética na elaboração, nem sempre o preço final de um produto natural e vegano pode competir com produtos à base de químicos das grandes indústrias, mas os benefícios obtidos pelo seu uso certamente compensam essa escolha.

Alguns desses benefícios? O shampoo vegano é ótimo para o crescimento e resistência dos fios de cabelos, por exemplo. Os shampoos naturais contêm menos ingredientes severos para o cabelo e mais ingredientes livres. São livres de sulfato e livres de produtos químicos desenvolvidos pelo homem, como parabenos, silicones e ftalatos, que podem danificar os fios.

É mais provável que os produtos de beleza e higiene veganos usem ingredientes que são derivados naturais, como óleos essenciais e óleos e manteigas naturais. Ser vegano significa evitar produtos contendo subprodutos animais e o mesmo vale para shampoo vegano e condicionador vegano.

Subprodutos animais, ingredientes incluindo cera de abelha, lanolina, gelatina e queratina, comuns em produtos industrializados, são assim substituídos por ingredientes à base vegetal, que são por vezes a escolha ideal quando se quer tratar do cabelo naturalmente.

Usar shampoo e condicionador veganos assegura que nenhum animal foi prejudicado durante a produção dos itens usados no produto de beleza e cuidado com os fios. As marcas de produtos de beleza que tentam incorporar produtos veganos de beleza também tendem a escolher mais alternativas amigas do meio ambiente.

Em resumo, conforme explicamos acima, se ser amigo do planeta e proteger os animais não são razões suficientes, os shampoos e condicionadores naturais e veganos são ainda melhores para o crescimento do cabelo. Isso acontece porque são mais prováveis de serem livres de ingredientes severos que danificam os fios.

Vamos usar como exemplo a manteiga de karité, muito usada em produtos que entram em contato com os fios de cabelo.

Benefícios da manteiga de karité

Os principais benefícios da manteiga de karité para os cabelos são:
• Protege o cabelo e o couro cabeludo contra os raios ultravioleta;
• Alivia a coceira do couro cabeludo seco;
• Protege o cabelo contra os danos do calor;
• Hidrata e suaviza os fios;
• Previne a queda capilar.

Quando os folículos capilares são expostos ao sol com muita frequência, eles ficam danificados e, consequentemente, produzem também fios danificados secos. A manteiga de karité contém uma pequena quantidade de FPS, que funciona como uma barreira protetora contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol.

A manteiga de karité tem qualidades anti-inflamatórias e gordura rica, que pode ser absorvida pelo couro cabeludo sem deixar nenhuma sensação oleosa ou obstruir os poros. Esse é o motivo de ser eficiente em aliviar couro cabeludo que coça e fica seco ou com caspa.

Esta manteiga é também boa para hidratar fios secos ou danificados e oferece hidratação para mechas secas começando das raízes até as pontas. Também é seguro usar como hidratante em cabelo tratado com cor ou relaxado.

Shampoo de Manteiga de Karité da Born Saboaria

Para quem usa ferramentas de calor para alisar os fios, ou enrolá-los, a manteiga de karité pode atuar como um protetor de calor para os fios. É porque a manteiga de karité não fica pesada no cabelo, ao contrário, ela absorve em cada mecha de fio e protege contra o dano do calor.

A manteiga de karité contém ainda vitamina A e E com ácidos graxos essenciais que são excelentes para adicionar umidade e brilho ao cabelo. Sua qualidade não oleosa faz dela um excelente hidratante para os fios. Suaviza o cabelo seco e repara as pontas duplas danificadas.

A presença da vitamina A e E faz do karité uma boa escolha para hidratar das raízes até as pontas. Pode ser usada como condicionador natural e é muito eficiente em reter a umidade sem deixar o cabelo oleoso ou pesado.

Os ácidos graxos da manteiga de karité condicionam o couro cabeludo e os fios, além disso oferecem muitos nutrientes essenciais que melhoram o couro cabeludo e a saúde do cabelo. Estes elementos deixam os folículos capilares mais fortes e diminuem a queda capilar e a perda de cabelos.

Outra característica importante dessa manteiga, que pode prevenir perda capilar é suas propriedades anti-inflamatórias. As condições do couro cabeludo podem ser tratadas por estes compostos, assim diminuindo perda capilar. Os fios vão crescer mais grossos e ter um brilho natural quando usar manteiga de karité.

Assim como a manteiga de karité, existem inúmeros óleos, argilas e manteigas naturais de origem vegetal que podem ser usadas em shampoos e condicionadores veganos, como manteiga de cacau e argila verde.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas outras dicas:
Dicas e várias ideias para adotar o estilo wabi-sabi em sua casa
O impacto do lixo gerado pelo descarte das embalagens
Fique por dentro das vantagens de utilizar piso de bambu
Porque devemos ler os rótulos dos produtos de higiene?
Saboaria vegana e natural, pele saudável, aromaterapia e sustentabilidade
Chegou o PooFresh Nº 3, o número 2 sem rastro

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *