Mesa lateral, dicas e sugestões

Quando o assunto é mesa, devemos estar cientes de que não é somente a de centro que compõe uma sala de estar, a mesa lateral também deve fazer parte da mobília e é um item muito importante como apoio para diversos objetos, como telefone ou copos e incrementa a decoração da sala. A escolha da mesa lateral certa dará o acabamento perfeito para uma sala de estar.
Quando citamos acima a sala de estar, é porque esse ambiente é o lugar mais comum para se usar mesas laterais, porém, elas pode ser usadas em qualquer ambiente de uma casa. Nos dormitórios elas podem substituir o criado mudo (mesa de cabeceira), também podem ser utilizadas em cantos de leitura, corredores, um canto vazio, entre outros lugares.

Para escolher a mesa lateral adequada ao espaço que você dispõe, você deve medi-lo e escolher uma peça que caiba nele sem parecer exagerada. Sempre escolha uma mesa menor que o espaço disponível e nunca igual a ele. Se ela ocupar todo o espaço, vai parecer apertada e que está ali por falta de opções de lugares.

Outra medida importante a observar é a altura da mesa. Ela deve ficar próxima da altura do braço do sofá, poltrona ou da cama onde será colocada. Isso é muito importante porque ela será utilizada para acomodar objetos de uso de quem está sentado ou deitado ao lado dela e dessa forma ficará mais fácil de ser utilizada. Observar essa medida, também é importante porque a mesa muito baixa ou muito alta deixará o ambiente desarmônico.

A mesa lateral não precisa e, preferencialmente, não deve ser igual à mesa de centro ou a qualquer outro móvel da peça, ela pode ser completamente diferente do resto da decoração, para, dessa forma, quebrar um pouco a monotonia de estilo, material ou cor. Se sua mesa de centro for de madeira, coloque uma lateral de vidro ou outro material, se a de centro for quadrada, prefira mesas laterais redondas. Se a decoração de sua sala for em uma cor predominante ou neutra opte por uma mesa colorida, o contrário também vale. Além disso, como mesa lateral, pode-se usar vários tipos de objetos, e não necessariamente mesas. Podemos utilizar malas, bancos, caixotes, revistas e livros empilhados, criado mudo, nessa escolha vale a criatividade.

Ao decorar a mesa lateral, lembre-se sempre de deixar espaço sobrando para colocar copos, telefones, livros e outros objetos sobre ela. Os itens clássicos para a decoração de uma mesa lateral são um abajur e um porta retratos, mas podes-se usar vasos, com ou sem plantas, velas, enfeites, livros com capas bonitas. Evite tanto que ela pareça vazia como muito cheia e procure escolher objetos de alturas diferentes para colocar sobre ela. Um dica é seguir o padrão decorativo do ambiente.

Veja abaixo algumas ideias bem interessante e adequadas ao espaço disponível que selecionamos.

 

Se você gostou dessa dica, certamente também vai gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
Decorações lindas e originais feitas com objetos que você tem em casa
14 ideias geniais para “esconder” os cabos de energia aparentes
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Sousplat ou Jogo Americano… Quando usar cada um?
Como usar o vermelho na decoração
Como escolher o tamanho de sua cama e as roupas de cama adequadas para ela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *