Simbolismo do cacto e significado espiritual

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

cacto significado espiritual

Nesse texto você vai conhecer o simbolismo e o significado espiritual do cacto. Por sua aparência única os cactos são considerados amuletos de proteção e resiliência.

Até mesmo no Feng Shui eles têm um lugar especial, sendo considerados como purificadores de ambientes e protetores da casa.

Além disso, pelo seu aspecto exótico e único, em qualquer ambiente onde você encontrar um cacto ele é a certeza de valorização e embelezamento do espaço.

Desde sempre o cacto é considerado uma das plantas menos convidativas da natureza, em função de ser coberto por espinhos protetores. Mas, essa planta extraordinária também guarda uma incrível sabedoria antiga sob esses espinhos de proteção.

Simbolismo do cacto – Qual é o significado espiritual de um cacto?

O significado espiritual de um cacto é de resistência, além disso, simboliza a capacidade de ver além do que é visível diretamente pelos olhos.

Os cactos representam a necessidade de acreditar que você está protegido contra perigos e ameaças, e que a maior ameaça vem da armadura que você usa todos os dias.

Isso porque a beleza de um cacto está em suas profundezas, com um vasto sistema de água, nutrientes e propriedades curativas. Sendo assim uma verdadeira maravilha em autossuficiência.

O que um cacto simboliza?

Se você viu um cacto que chamou sua atenção, recebeu um de presente ou sonhou com um, de acordo com seu significado espiritual, há uma mensagem nisso.

Para quem acredita em espiritualidade, nada no mundo é uma coincidência. Ou seja, sempre que algo aparece do mundo natural, você pode ter certeza de que há uma mensagem profunda que você precisa ouvir.

Para essas pessoas as principais mensagens e simbolismos por trás dos cactos são:

Cacto é um símbolo de abundância em condições terríveis

Os polinizadores mais populares, como abelhas, morcegos e mariposas, são atraídos pela linda variedade de flores que os cactos produzem.

Sendo assim, esse é um lembrete sutil de que, mesmo nas condições mais áridas e difíceis, a capacidade de prosperar ainda é possível.

Portanto, se você está passando por alguma situação preocupante neste momento, a visão de um cacto é um sinal para ter paciência, confiar na natureza cíclica do crescimento e manter seus pensamentos alinhados apenas com o que deseja alcançar.

cactos

O cacto lembra que você não é como os outros

Os cactos são diferentes de quaisquer outras plantas do reino natural, não é mesmo? Assim, eles são facilmente reconhecíveis e imediatamente se destacam da imensidão de plantas.

Portanto, um cacto pode simbolizar sua própria singularidade e individualidade que te destacam na multidão. É um chamado para deixar seu verdadeiro eu interior brilhar, para ser ouvido e reconhecido como único.

Acima de tudo, é um simples reconhecimento de que você não é como todo mundo, e isso é muito bom.

Você pode se deparar com esse significado de cacto se já se sentiu como se estivesse fora do lugar, como se não pertencesse ao ambiente.

Então, esse significado espiritual do cacto mostra que, mesmo no reino natural, as diferenças são celebradas.

O cacto é um símbolo de força e perseverança implacáveis

Ao visualizar um cacto, você está sendo orientado a se concentrar em seus pontos fortes e a reunir coragem para perseverar.

Embora você possa parecer estar sozinho como muitos cactos, você está sendo chamado a se lembrar de sua verdadeira fonte de poder. Ou seja, aprenda a conhecer a si mesmo, honre seus valores e não desista quando anseia por algo maior.

Assim, avistar ou receber um cacto de presente é uma prova de sua força implacável e capacidade de persistir quando os tempos ficam difíceis.

Cacto lembra que você não está eliminando totalmente as emoções pesadas

As emoções pesadas tendem a se enraizar profundamente em nossa psique. Ou seja, uma ferida que já imaginávamos estar curada pode reaparecer em nossa mente novamente ao menor dos gatilhos.

Portanto, assim como um cacto pode conter um volume enorme de água em suas folhas, um ser humano pode conter centenas de gatilhos e emoções reprimidos em seu sistema nervoso. Então, todos eles têm potencial para serem disparados a qualquer momento.

Sendo assim, ver um cacto pode ser um sinal de que traumas antigos e estresse profundamente enraizado precisam ser descartados e liberados para que uma nova energia possa fluir.

Onde colocar um cacto para garantir um bom Feng Shui

Se você tem plantas dentro de casa, então precisará garantir que sua colocação seja sutil e em harmonia com a aparência geral de cada cômodo. Assim, os princípios básicos do Feng Shui devem guiá-lo na realização desta tarefa.

Então, onde você deve colocar seu cacto para garantir um bom Feng Shui? De acordo com o Feng Shui os cactos devem ficar no quadrante da fama e reputação. Isso porque essa é a área da casa dedicada à sua personalidade e ao que você deseja mostrar ao mundo exterior.

Além disso, o quadrante de fama e reputação corresponde ao elemento fogo, e as cores presentes nessa área devem ser brilhantes e ardentes, como vermelho, amarelo ou laranja.

decoração com cactos

Significado espiritual da flor do cacto

Ver uma flor de cacto significa que você florescerá onde quer que esteja estabelecido, ou seja, não há caminho certo ou errado e você não pode tomar uma decisão errada.

Mesmo no que parecem ser as condições mais difíceis, você sempre encontrará uma maneira de prosperar. Isso porque parece fisicamente impossível que algo tão bonito como uma flor possa florescer em um deserto.

A mensagem aqui é que sempre que algo parecer impossível, o universo sempre encontrará uma maneira de trazer a você o que você está alinhado.

O que significa sonhar com cactos

Quando se trata de dar sentido aos seus sonhos, é importante lembrar como você se sentiu quando avistou o cacto em seu sonho.

Portanto, se você se sentiu calmo, sereno e em paz, seu sonho sempre terá uma conotação positiva.

No entanto, se você se sentiu tenso, fora de controle ou em pânico, seu sonho conterá uma mensagem ou resposta sobre como consertar algo que o está incomodando.

Além disso, um cacto solitário geralmente é um sinal de singularidade, individualidade e necessidade de trilhar seu próprio caminho na vida. Pode significar que você se sente sufocado com alguma coisa que o impede de realizar seus desejos.

Sonhar com um cacto em plena floração é um símbolo do amor fraterno. Isso significa que você está cercado por amor que é caloroso e carinhoso. Esse símbolo geralmente representa alguém em sua vida que carrega uma energia feminina divina. Alguém em quem você pode confiar e depender.

Sonhar com um campo de cactos simboliza que você se sente perdido em alguma área de sua vida desperta e deseja liberdade. Você sente que não pode tomar uma decisão, ou então não sabe qual decisão é melhor para você seguir em frente. Você se sente fora de sintonia consigo mesmo e às vezes se debruça sobre o que era ou o que poderia ter sido.

Se machucar em um cacto significa que você está tentando escapar de seus problemas e estressores pessoais. Pode ser um sinal de que você está segurando algo por muito tempo e, como resultado, sua integridade mental está sendo atacada. Essas emoções e traumas reprimidos podem se espalhar em sua vida desperta, causando dor física no corpo, se não forem tratados com brevidade.

O cacto traz azar?

Em algumas culturas, acredita-se que o cacto leve energia ruim para dentro de casa porque ela permanece nos espinhos, mas isso faz parte do folclore.

Os cactos são símbolos de resistência, espírito eterno e perseverança. Portanto, se levam alguma coisa para uma casa, é boa sorte e resistência durante os tempos difíceis.

presenteando com cacto

O que significa receber um cacto de presente?

Como os cactos podem sobreviver em condições adversas, eles se tornaram um símbolo de calor e amor incondicional e duradouro. De acordo com algumas culturas orientais, o cacto passou a simbolizar força e proteção e, em alguns casos, luxúria e atratividade.

Quando uma pessoa te oferece um cacto, ela pensa que você é forte

Isso porque os cactos evoluíram em desertos áridos e secos como plantas fortes e resistentes. A partir desse fato, eles passaram a representar resistência, coragem e poder diante da adversidade. Os cactos sobrevivem mesmo quando as coisas ficam difíceis.

Portanto, se você está passando por um momento difícil, alguém pode lhe dar um cacto para que você saiba que você é um guerreiro e pode lidar com isso. Essa pessoa te enxerga como um lutador, um sobrevivente vigoroso e forte.

Quando as coisas estão difíceis, às vezes esquecemos nossa força interior e nos sentimos um pouco deprimidos. Mas com um cacto na sua casa, você lembrará que também pode lidar com a adversidade e enfrentar qualquer desafio. Sendo assim, um cacto é um presente perfeito para um amigo que está passando por um momento difícil.

A pessoa quer proteger você

Se uma pessoa te oferecer um cacto, então ela quer te proteger.

De acordo com o Feng Shui, colocar um cacto no peitoril da janela de sua casa irá protegê-lo da energia negativa e do infortúnio. Os poderosos espinhos do cacto irão repelir qualquer energia ruim que tentar entrar.

Decorar com cactos, seguindo o mapa que ensinamos acima, pode redirecionar a energia negativa, equilibrar o fluxo de energia e criar um ambiente que também atrai riqueza e prosperidade.

Quando em flor, o cacto pode ajudar a melhorar a comunicação e a compreensão de outras pessoas.

A pessoa tem atração por você

Na antiga arte japonesa de Hanakotoba, presentear alguém com uma planta era levado muito a sério. Cada tipo de planta ou flor tinha um significado e enviava uma mensagem clara.

Assim, na tradição de Hanakotoba, o cacto estava associado à luxúria e atração. Então, dar um cacto de presente pode ser como oferecer uma carta de amor. Ou seja, seu outro significativo vai adorar este presente.

Em contraste, muitos ocidentais veem o cacto como um símbolo de castidade devido aos espinhos. Portanto, cabe a você decidir qual significado de flor de cacto melhor se adapta aos seus propósitos.

Apesar de seus espinhos, o cacto tem um significado espiritual positivo em diferentes culturas. Portanto, da próxima vez que alguém lhe oferecer um cacto, considere que ele pode querer dizer que você é forte, pode querer oferecer proteção ou talvez queira convidá-lo para um encontro.

cacto significado espiritual


Leia também:
Simbolismo da planta Costela de Adão
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
Aprenda a cultivar e conheça o simbolismo e o significado espiritual da pata-de-elefante
Simbolismos da flor do antúrio
Significados espirituais da mandala
O que é espiritualidade?

Compartilhe...

Um comentário em “Simbolismo do cacto e significado espiritual

  1. Hermano Carlos disse:

    Excelente material . Inspirou me em escrever um livro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *