Descubra seu estilo preferido de decoração e melhore seu bem-estar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

decoração e bem-estar - capa

Diferentes estilos de decoração interferem no bem-estar de pessoas diferentes.

Portanto, nesse artigo vamos explorar diferentes estilos de decoração que muitas pessoas acham atraentes para melhorar a sensação de bem-estar em seus espaços.

Como posso descobrir qual estilo de decoração vai aumentar meu bem-estar?

Segundo um dos maiores juristas e escritor inglês, Edward Coke, que viveu entre os anos de 1552 e 1634, “A casa de um homem é o seu castelo”.

Se trouxermos essa firmação para o mundo atual, talvez ela seja mais verdadeira do que nunca.

Isso porque o estresse diário à que somos submetidos é muito difícil de lidar, portanto, nossa casa deve ser o nosso refúgio de tudo isso.

Ao descobrir qual estilo de design de interiores é o mais adequado para você, você poderá garantir que, sempre que voltar para casa, tenha a sensação de segurança de estar onde pertence.

Mesmo que você não more em uma casa própria é possível adaptá-la ao seu gosto pessoas. Sendo assim, conhecer os diferentes tipos de design de interiores pode te ajudar a aproveitar ao máximo o espaço que habita, personalizando-o ao seu gosto pessoal.

Então, a seguir listaremos algumas dicas sobre como estabelecer qual estilo pode ser melhor para você, de acordo com a atmosfera que você está tentando criar em sua casa.

Lembrando que você não precisa ater-se a apenas uma delas, assim como, pode mesclá-las, se essa for a sua preferência. O que importa aqui é que você se sinta bem em “seu castelo”.

Estilo Minimalista ou Escandinavo

Conforme já detalhamos em outros artigos, o minimalismo se concentra em manter apenas o essencial, criando espaços limpos e desobstruídos. Assim como, reduzir a desordem pode ajudar a criar uma sensação de calma e simplicidade. As cores neutras e móveis simples são as principais características desse estilo.

Se você é uma pessoa que quer que sua casa pareça uma lousa em branco, então deve considerar os estilos de design escandinavo ou minimalista.

A decoração escandinava prioriza a iluminação natural e se baseia em elementos de tonalidades neutras, como cinza, bege e branco para promover o bem-estar. Geralmente a decoração escandinava contém elementos naturais na decoração para trazer mais conforto ao ambiente. Esse estilo deixa a casa mais aconchegante e receptiva.

Embora existam diferenças entre esses dois estilos, eles compartilham muitos pontos em comum. Ambos têm foco no conceito “menos é mais”, com mobiliário e decoração mais despojados. As cores neutras se sobressaem nesses estilos, brancos, cinzas e azuis e verdes desbotados são as mais populares.

O design de interiores escandinavo tem elementos mais confortáveis ​​do que o minimalismo, que se concentra em manter cada espaço o mais limpo, vazio e claro possível. No design escandinavo, detalhes como mantas e tapetes exuberantes são elementos bem-vindos, enquanto os interiores minimalistas eliminam tudo o que é “desnecessário”.

estilo minimalista escandinavo

Estilo Boho ou Boêmio

O estilo Boho (Boêmio) é muito eclético, com uma mistura de padrões, texturas e cores vibrantes. Nele, incorporar elementos naturais, como plantas e tecidos orgânicos, pode criar uma atmosfera acolhedora. Esse estilo muitas vezes reflete uma sensação de liberdade e criatividade.

Um interior acolhedor é um espaço convidativo para relaxar e aquecer as noites frias de inverno. O estilo boêmio de design de interiores é perfeito para quem quer que sua casa seja um lugar com toques coloridos e tecidos diferenciados.

O estilo boêmio se concentra no uso de tecidos naturais como rattan e bambu em seus móveis, ao mesmo tempo que incorpora materiais coloridos em almofadas, tapetes, cortinas e tapeçarias de parede.

O foco na natureza prevalece em todo o design boêmio e, acima de tudo, combina com tons quentes e terrosos e verdes vibrantes encontrados nas plantas.

O estilo interior boêmio é perfeito para quem deseja que sua casa pareça um ponto de encontro descolado com foco no mundo natural.

decoração em estilo boho

Estilo Industrial

O estilo industrial se caracteriza por destacar elementos como tijolos expostos, tubulações e metal. Nele, as cores neutras e materiais robustos criam uma estética moderna e urbana. Essa abordagem pode proporcionar uma sensação de espaço e um ambiente contemporâneo.

Madeira, metal e vidro estão entre os materiais mais usados no estilo industrial para, dessa forma, criar interiores descolados que atendem às pessoas que desejam algo despojado sem sentir muito “frio”.

Os tons de madeira usados ​​no design industrial são os mais quentes, complementando os metais escuros comumente encontrados no estilo. Tijolos expostos, tubos e madeira não tratada são usados ​​em conjunto com couros e tecidos mais macios, como algodões para móveis, criando um contraste muito interessante.

Portanto, se você gosta que sua casa tenha aquela estética levemente crua e áspera, esta é uma ótima escolha de estilo para você.

Além disso, adicionar cor à paleta um tanto restrita do estilo industrial é mais fácil do que se possa imaginar. Por exemplo, usar móveis maiores em cores fortes como azul cobalto ou verde vivo mantém as coisas frescas e convidativas.

decoração em estilo industrial

Estilo Zen

Inspirado na filosofia japonesa, o estilo zen de decorar busca criar um ambiente equilibrado e harmonioso.

Cores suaves, mobiliário de perfil baixo e elementos naturais, como pedras e plantas, são fundamentais para adotar esse estilo.

Além disso, a organização e a simplicidade são valorizadas para criar uma atmosfera relaxante.

decoração em estilo zen

Estilo Chique ou Neoclássico

O estilo neoclássico de design de interiores é tão exuberante e sofisticado quanto parece à primeira vista. Ele se baseia em elementos de design da Grécia Antiga e da Roma Antiga, além de possuir elementos rococó, há uma ênfase real nos excessos decorativos.

Portanto, se você se sente bem cercado por móveis imponentes, que se adaptariam facilmente em uma mansão, então este é o estilo de design para você.

As cores comuns usadas no design de interiores neoclássico incluem ouro, creme e preto. Cores contrastantes são frequentemente usadas lado a lado em peças decorativas menores para criar muita textura em todo o espaço.

Há um foco no luxo encontrado no design neoclássico, com texturas como veludo e brocados usados ​​em combinação com algodões macios. Itens menores de decoração geralmente incluem peças luxuosas, como talheres e louças antigos.

decoração em estilo neoclássico

Estilo Praiano ou Costeiro

Não é preciso morar em uma cidade com praia para adotar o estilo de design costeiro. Orientado para a criação de um ambiente descontraído e despreocupado, o design costeiro utiliza cores claras e permanece arejado através do uso de materiais como vime e linho.

Azul, verde e branco são as cores mais comuns encontradas no estilo litorâneo, geralmente em tons claros que evitam que o espaço se torne opressor e apertado.

Pequenos detalhes feitos de materiais como vidro marinho, conchas e madeira flutuante mantêm o tema consistente sem serem exagerados.

Se o design costeiro é o seu preferido, então abuse de vidro, já que um grande elemento do estilo é amplificar ao máximo a presença de luz natural.

Além disso, se você mora perto do litoral, faça algumas buscas na praia para encontrar toques pessoais para sua casa. Se não mora, aproveite períodos de férias para fazer isso.

estilo praiano

Conclusão

Nossa casa deve parecer um reflexo de nós mesmos, é por isso que a decoração adequada aumenta nosso bem-estar.

Portanto, se você descobrir mais sobre a estética que te representa, poderá ter certeza de que sua casa é um lugar que você mal pode esperar para estar. Sentir abundância e gratidão em sua vida diária por meio de atividades como essa é uma forma poderosa de melhorar seu bem-estar.

Ao escolher um estilo de decoração que promova seu bem-estar, é essencial que você considere suas próprias preferências pessoais, assim como de que forma o ambiente vai afeta seus sentimentos.

Além disso, incorporar elementos que promovam conforto, como iluminação adequada, plantas e espaços organizados, pode contribuir significativamente para a qualidade geral do seu ambiente.


Leia também:
Decoração de cozinha moderna: dicas e tendências
Como montar um jardim zen
Por que a decoração é importante?
O que é decoração em estilo Bauhaus e muitas ideias para inspiração
Qual é a função de um pergolado?
Quais as melhores cores para interiores?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *