Significado espiritual e simbolismos do Lírio da Paz

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

lírio da paz significado espiritual

Descubra o significado espiritual do Lírio da Paz, uma planta que acalma, tipicamente tropical e linda, com folhas verde escuras impressionantes e flores brancas deslumbrantes. A simples presença dessa planta em qualquer ambiente pode melhorá-lo sem nenhum esforço.

Nesse texto vamos abordar os aspectos variados e fascinantes do significado e do simbolismo do Lírio da Paz, que fazem com que ele se torne uma planta ainda mais interessante do que somente pela sua beleza.

Lírio da paz, seu simbolismo e significado espiritual

O lírio-da-paz é uma planta da família Araceae e seu nome científico é Spathiphyllum wallisii, baseado no nome de Gustav Wallis, botânico alemão que introduziu mais de 1.000 espécies de plantas na Europa. Apesar de ter esse nome, o Lírio da Paz na botânica, pelas suas características, não é considerado um lírio, assim como o Lírio de Calla.

Em geral, cada planta tem seu significado único, é por isso que cultivar em uma casa uma planta que simboliza uma emoção esperada sempre terá um impacto positivo no ambiente.

O Lírio da Paz tem diferentes significados e simbolismos em uma grande variedade de situações. É mais popularmente conhecido como um sinal de paz, inocência, pureza, cura, esperança e prosperidade. Muitas pessoas o cultivam como um símbolo de simpatia, longevidade, beleza, renascimento, castidade ou virtude. Vamos relacionar abaixo um a um.

O Lírio da Paz como símbolo de paz

Em praticamente todo o mundo, o Lírio da Paz é considerado como um sinal de paz e tranquilidade. Sua flor branca lembra a bandeira branca, que é reconhecida em todo o mundo como um sinal de trégua. Assim, esse é o significado espiritual mais popular do lírio da paz.

Portanto, quem pretende acabar com uma velha rixa com uma pessoa e busca uma reaproximação, enviar Lírios da Paz para essa pessoa pode ser uma ótima ideia. As chances são grandes de que o envio desta flor possa até marcar o início de uma nova e duradoura amizade.

O Lírio da Paz como símbolo da inocência e da pureza

A cor branca sempre foi associada à pureza e à castidade, portanto as flores brancas do Lírio da Paz também são um sinal de pureza e de inocência.

De acordo com a antiga arte e ciência chinesa do Feng Shui, o Lírio da Paz pode ser associado não só à pureza da alma como também do ambiente onde está inserido. Acredita-se que ao cultivar esta planta em uma casa ela ajudará a eliminar todos os tipos de energia negativa e trazer positividade ao ambiente.

Essa planta traz tranquilidade a um ambiente como poucas plantas têm capacidade de trazer. Então, essa é uma das muitas razões da sua popularidade como planta doméstica.

Cientificamente o Lírio da Paz também é considerado uma planta purificadora, pois ele ajuda a eliminar as toxinas existentes do ar. Muito embora seu impacto real na melhora na qualidade do ar seja insignificante em um ambiente muito poluído, os Lírios da Paz, pelo menos, estão contribuindo para a pureza do ar na sua volta.

Ainda, conforme o Feng Shui, um Lírio da Paz é uma excelente opção para equilibrar as energias de um ambiente. Ele tem a capacidade de converter energias negativas em energias positivas, e é por isso que é uma planta tão procurada para decorar residências e locais de trabalho.

Lírio da Paz também significa castidade e virtude

Na religião Cristã, o Lírio da Paz é um símbolo de castidade e virtude, portanto ele é associado à pureza da Virgem Maria, mãe de Jesus.

Ele também está associado à natureza delicada associada às mulheres e, portanto, é considerado uma ótima escolha para oferecer de presente para uma mulher que esteja se casando e começando uma nova etapa da vida.

lírio da paz significado espiritual

Lírio da Paz como símbolo de ter esperança

Esta planta vistosa também é considerada como um prenúncio de esperança. Também no Feng Shui – como citamos acima -, o Lírio da Paz acalma e harmoniza a energia de um lugar e aumenta os sentimentos de esperança e harmonia.

Além disso, a capacidade que essa planta tem de florescer estação após estação também significa esperança. Ela é a prova de que sempre há algo de bom e belo pela frente na nossa vida.

Os Lírios da Paz têm um grande significado se oferecidos como presente para alguém que acabou de ter um bebê. Isso porque eles não são tidos apenas como uma lembrança perfeita da inocência do bebê, mas também darão esperança aos pais de um futuro brilhante para o seu filho.

Lírio da Paz para ajudar na cura de doenças

Outro significado da cultura popular atribuído ao Lírio da Paz está relacionado à cura e à criação do equilíbrio psíquico certo para tornar a vida de uma pessoa mais pacífica e harmoniosa. Esses lírios são um presente ideal para quem está se recuperando de uma doença, como um sinal de desejo de sua contínua recuperação.

Há estudos em que muitas plantas demonstraram ter um impacto positivo na taxa de recuperação dos pacientes hospitalizados, além de reduzirem os sintomas físicos e psicológicos, o Lírio da Paz é uma dessas plantas.

Lírio da Paz como símbolo de prosperidade

Conforme comentamos acima o lírio-da-paz é uma planta que foi abençoada com uma folhagem de um verde exuberante e uma abundância de grandes espatas brancas em forma de concha.

Ele pode florescer durante todo o ano, se respeitadas condições e cuidados adequados para isso. Essa característica associa o Lírio da Paz à abundância e à prosperidade.

Se você está buscando a maneira ideal de desejar a um ente querido uma vida feliz e próspera, os Lírios da Paz podem ser uma ótima opção de presente.

lírio da paz significado espiritual

Lírio da Paz para expressar simpatia

Por ter entre seus simbolismos populares a simpatia, muitas pessoas usam o lírio-da-paz como um atencioso gesto de condolências. Provavelmente você já deve ter visto os Lírios da Paz sendo oferecidos à família de uma pessoa recém falecida como uma expressão de simpatia e solidariedade.

Esse gesto pode ser considerado tanto como uma homenagem viva à pessoa que faleceu, como também uma forma gentil de mostrar simpatia por uma pessoa que perdeu um ente querido.

Lírio da Paz como símbolo de longevidade

Como você leu acima, os Lírios da Paz são plantas perenes tropicais – uma planta perene é aquela que tem um ciclo de vida longo -. Então, se você cuidar bem do seu Lírio da Paz, ele poderá florescer por anos e continuamente.

Em condições totalmente favoráveis, essa planta pode sobreviver por mais de uma década. Justamente por esse motivo é que esta planta perene se tornou um símbolo de longevidade. Portanto, da próxima vez que você pretender desejar a alguém uma vida longa e saudável, presentear com um Lírio da Paz pode ser uma ótima opção.

Lírio da Paz simboliza a beleza

Pela sua vivacidade e presença os Lírios da Paz são sinônimos de beleza. Isso porque essa maravilhosa planta tropical exótica é absolutamente deslumbrante em função de suas flores brancas como a neve e sua folhas verdes escuras exuberantes.

Tamanha é a beleza dessa planta que muitos poetas invariavelmente a utilizam para descrever a atratividade de seus  amores. Se você está fascinado por alguém, essa planta é uma excelente maneira de fazer com que essa pessoa saiba como ela é especial para você. Além disso, oferecê-la a uma pessoa demonstra como você a acha bonita.

Lírio da Paz como símbolo de renascimento

Também como mencionamos acima, os Lírios da Paz florescem estação após estação e podem permanecer exuberantes por vário anos. Além disso, eles também continuam sempre crescendo ao longo de sua existência, essa característica associa essas plantas à ressurreição de Jesus Cristo. Portanto, é uma planta que simboliza o renascimento da alma e a transcendência espiritual da vida na terra.

Se você leu todo o nosso texto até aqui, então entendeu porque essa é uma planta tão querida e procurada pelas pessoas. Mesmo que seja apenas para ter um efeito decorativo. Afinal, além de linda, o significado espiritual do lírio da paz é um dos mais significativos entre as plantas.


Leia também:
Significados espirituais da amora
Como cultivar lírio da paz
Significado espiritual, simbolismo e mitologia das orquídeas
Descubra 11 hábitos de pessoas verdadeiramente felizes
A importância da adubação de hortas e jardins
A primavera está chegando, o que você acha de dar um “UP” em seu jardim?
Louro, simbolismo e significado espiritual
O que é e para que serve o musgo de turfa Sphagnum?

Compartilhe...

4 comentários em “Significado espiritual e simbolismos do Lírio da Paz

  1. LUCIA MARIA SALES disse:

    ACABEI DE ADQUIRIR UM LÍRIO DA PAZ E ESTOU ENCANTADA COM TUDO QUE LI. COINCIDENTEMENTE UM VENDEDOR DE PLANTAS PASSOU NO MEU TRABALHO E ME OFERECEU EXATAMENTE UM LÍRIO DA PAZ. MUDEI DE CASA E ESTOU DANDO INÍCIO A UMA NOVA ETAPA NA MINHA VIDA. DE ACORDO COM O QUE LI E COM MINHA CRENÇA VAI ME TRAZER MUITAS COISAS BOAS, PROSPERIDADE, PAZ E ABUNDÂNCIA! GRATIDÂO!!!!!

  2. Leila disse:

    Comprei um lírio da paz e logo se multiplicou em dois belos vasos. Vou presentear um para alguém o qual estou muito a fim. Ele gosta de planta e o clima está muito gostoso entre nós dois. Acho que vai ser um belo presente.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Que legal Leila, boa sorte. Estamos na torcida

  3. Jaqueline Aranha disse:

    Tenho um lírio da paz, só que quem cuidava era a minha mãe mas infelizmente minha mãe se foi para o reino de deus e as plantas ficaram abandonadas, e entre elas o lírio começou a ficar triste e feio estava pedindo me ajuda olhe para mim, há uns três meses comecei a cuidar dele é neste mês de Agosto 2022 me presenteou com duas lindas flores vivas, brilhantes onde chamou minha atenção, lavei as folhas com todo cuidado é coloquei na minha sala, está lindo as vezes acho que o lírio está me agradecendo por cuidar, mas eu quem agradeço por ter me dado paz e lembrar de minha mae. Obrigada lírio da paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *