Significado espiritual e simbolismos do Lírio da Paz

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Lírio da Paz, uma planta que acalma, tipicamente tropical e linda, com folhas verde escuras impressionantes e flores brancas deslumbrantes. A simples presença dessa planta em qualquer ambiente pode melhorá-lo sem nenhum esforço.

Nesse texto vamos abordar os aspectos variados e fascinantes do significado e do simbolismo do Lírio da Paz, que fazem com que ele se torne uma planta ainda mais interessante do que somente pela sua beleza.


O lírio-da-paz é uma planta da família Araceae e seu nome científico é Spathiphyllum wallisii, baseado no nome de Gustav Wallis, botânico alemão que introduziu mais de 1.000 espécies de plantas na Europa. Apesar de ter esse nome, o Lírio da Paz na botânica, pelas suas características, não é considerado um lírio, assim como o Lírio de Calla.

Em geral, cada planta tem seu significado único, é por isso que cultivar em uma casa uma planta que simboliza uma emoção esperada sempre terá um impacto positivo no ambiente.

O Lírio da Paz tem diferentes significados e simbolismos em uma grande variedade de situações. É mais popularmente conhecido como um sinal de paz, inocência, pureza, cura, esperança e prosperidade. Muitas pessoas o cultivam como um símbolo de simpatia, longevidade, beleza, renascimento, castidade ou virtude. Vamos relacionar abaixo um a um.

O Lírio da Paz como símbolo de paz

Em praticamente todo o mundo, o Lírio da Paz é considerado como um sinal de paz e tranquilidade. Sua flor branca lembra a bandeira branca, que é reconhecida em todo o mundo como um sinal de trégua.

Portanto, quem pretende acabar com uma velha rixa com uma pessoa e busca uma reaproximação, enviar Lírios da Paz para essa pessoa pode ser uma ótima ideia. As chances são grandes de que o envio desta flor possa até marcar o início de uma nova e duradoura amizade.

O Lírio da Paz como símbolo da inocência e da pureza

A cor branca sempre foi associada à pureza e à castidade, portanto as flores brancas do Lírio da Paz também são consideradas um sinal de pureza e de inocência.

De acordo com a antiga arte e ciência chinesa do Feng Shui, o Lírio da Paz pode ser associado não só à pureza da alma como também do ambiente onde está inserido. Acredita-se que ao cultivar esta planta em uma casa ela ajudará a eliminar todos os tipos de energia negativa e trazer positividade ao ambiente.

Essa planta traz tranquilidade a um ambiente como poucas plantas têm capacidade de trazer. Esta é uma das muitas razões da sua popularidade como planta doméstica.

Cientificamente o Lírio da Paz também é considerado uma planta purificadora, pois ele ajuda a eliminar as toxinas existentes do ar. Muito embora seu impacto real na melhora na qualidade do ar seja insignificante em um ambiente muito poluído, os Lírios da Paz, pelo menos, estão contribuindo para a pureza do ar na sua volta.

Ainda, conforme o Feng Shui, um Lírio da Paz é uma excelente opção para equilibrar as energias de um ambiente. Ele tem a capacidade de converter energias negativas em energias positivas, e é por isso que é uma planta tão procurada para decorar residências e locais de trabalho.

Lírio da Paz também significa castidade e virtude

Na religião Cristã, o Lírio da Paz é considerado um símbolo de castidade e virtude, portanto ele é frequentemente associado à pureza da Virgem Maria, mãe de Jesus.

Ele também está associado à natureza delicada associada às mulheres e, portanto, é considerado uma ótima escolha para oferecer de presente para uma mulher que esteja se casando e começando uma nova etapa da vida.

Lírio da Paz como símbolo de ter esperança

Esta planta vistosa também é considerada como um prenúncio de esperança. Também no Feng Shui – como citamos acima -, o Lírio da Paz acalma e harmoniza a energia de um lugar e aumenta os sentimentos de esperança e harmonia.

Além disso, a capacidade que essa planta tem de florescer estação após estação também significa esperança. Ela é a prova de que sempre há algo de bom e belo pela frente na nossa vida.

Os Lírios da Paz podem ter um grande significado se oferecidos como presente para alguém que acabou de ter um bebê, pois eles não são considerados apenas como uma lembrança perfeita da inocência do bebê, mas também darão esperança aos pais de um futuro brilhante para o seu filho.

Lírio da Paz para ajudar na cura de doenças

Outro significado da cultura popular atribuído ao Lírio da Paz está relacionado à cura e à criação do equilíbrio psíquico certo para tornar a vida de uma pessoa mais pacífica e harmoniosa. Esses lírios são um presente ideal para quem está se recuperando de uma doença, como um sinal de desejo de sua contínua recuperação.

Há estudos em que muitas plantas demonstraram ter um impacto positivo na taxa de recuperação dos pacientes hospitalizados, além de reduzirem os sintomas físicos e psicológicos, o Lírio da Paz é uma dessas plantas.

Lírio da Paz como símbolo de prosperidade

Conforme comentamos acima o lírio-da-paz é uma planta que foi abençoada com uma folhagem de um verde exuberante e uma abundância de grandes espatas brancas em forma de concha.

Ele pode florescer durante todo o ano, se respeitadas condições e cuidados adequados para isso. Em função dessa característica é que ele é frequentemente associado à abundância e à prosperidade.

Se você está buscando a maneira ideal de desejar a um ente querido uma vida feliz e próspera, os Lírios da Paz podem ser uma ótima opção de presente.

Lírio da Paz para expressar simpatia

Por ter entre seus simbolismos populares a simpatia, o lírio-da-paz pode ser usado como um atencioso gesto de condolências. Provavelmente você já deve ter visto os Lírios da Paz sendo oferecidos à família de uma pessoa recém falecida como uma expressão de simpatia e solidariedade.

Esse gesto pode ser considerado tanto como uma homenagem viva à pessoa que faleceu, como também uma forma gentil de mostrar simpatia por uma pessoa que perdeu um ente querido.

Lírio da Paz como símbolo de longevidade

Como você leu acima, os Lírios da Paz são plantas perenes tropicais – uma planta perene é aquela que tem um ciclo de vida longo -. Isso significa que se você cuidar bem do seu Lírio da Paz, ele poderá florescer por anos e continuamente.

Em condições totalmente favoráveis, essa planta pode sobreviver por mais de uma década. Justamente por esse motivo é que esta planta perene se tornou um símbolo de longevidade. Portanto, da próxima vez que você pretender desejar a alguém uma vida longa e saudável, presentear com um Lírio da Paz pode ser uma ótima opção.

Lírio da Paz simboliza a beleza

Pela sua vivacidade e presença os Lírios da Paz são considerados sinônimos de beleza. Essa maravilhosa planta tropical exótica é absolutamente deslumbrante em função de suas flores brancas como a neve e sua folhas verdes escuras exuberantes.

Tamanha é a beleza dessa planta que muitos poetas invariavelmente a utilizam para descrever a atratividade de seus  amores. Se você está fascinado por alguém, essa planta é uma excelente maneira de fazer com que essa pessoa saiba como ela é especial para você e como você a acha bonita.

Lírio da Paz como símbolo de renascimento

Também como mencionamos acima, os Lírios da Paz florescem estação após estação e podem permanecer exuberantes por vário anos. Eles também continuam sempre crescendo ao longo de sua existência, essa característica faz com que essas plantas sejam associadas à ressurreição de Jesus Cristo. Portanto, é uma planta que simboliza o renascimento da alma e a transcendência espiritual da vida na terra.

Se você leu todo o nosso texto até aqui, certamente entendeu porque essa é uma planta tão querida e procurada pelas pessoas para ter em sua casa, mesmo que seja apenas para ter um efeito decorativo.


Leia também:
Cachorros e Jardins Combinam?
Orquídeas, como cuidar?
10 motivos para usar vasos autoirrrigáveis
A importância da adubação de hortas e jardins
A primavera está chegando, o que você acha de dar um “UP” em seu jardim?
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *