Como cultivar lírio da paz

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Lírio da Paz

Cultivar o lírio da paz não é uma das tarefas mais difíceis, no entanto é preciso respeitar suas exigências de luz, água e temperatura. Assim, é praticamente certo o sucesso do seu cultivo.

Vamos descobrir então mais sobre essa linda planta?

Seu nome ​​refere-se às suas flores brancas, que parecem bandeiras brancas, que é o símbolo da paz.

O lírio da paz (Spathiphyllum wallisii) é uma planta muito popular para decorar ambientes fechados devido à sua beleza e capacidade de purificar o ar.

Além disso, é uma planta de baixa manutenção, com folhas verdes brilhantes e flores brancas, chamadas espatas. Nativa da América Central, essa planta prefere ambientes quentes e úmidos, portanto, perfeita para cultivar em um banheiro bem iluminado.

Dicas para cultivar o lírio da paz com sucesso

O lírio da paz é fácil de cultivar e relativamente livre de problemas causados por pragas.

Iluminação

O lírio da paz prefere luz indireta e sombra parcial. Portanto, quando plantado em vaso, coloque a planta a uma distância de pelo menos dois metros de uma janela que receba luz direta do sol. Quando plantado diretamente no jardim, escolha um local com meia-sombra.

Água

Regue uma vez por semana ou, em locais mais quentes, quando o solo estiver seco ao toque. Mas certifique-se de não exagerar nas regas para evitar o apodrecimento das raízes e outras pragas.

Solo

O lírio da paz prefere solo úmido, mas bem drenado. Em vaso, use um solo para plantas de interior e adicione musgo de turfa para melhorar a drenagem.

Fertilização

Fertilize sua planta uma vez por mês durante a primavera e o verão com um fertilizante para plantas de interior diluído conforme as instruções da embalagem.

Temperatura e umidade

O lírio da paz prefere temperaturas entre 18 e 25°C e uma umidade média. Portanto, evite cultivar sua planta perto de fontes de ar frio ou quente.

Em ambientes muito secos, pode ser necessário borrifar as folhas de vez em quando para, dessa forma, aumentar a umidade.

Podas

Essa planta não precisa ser podada, mas remova as folhas e flores mortas regularmente para mantê-la saudável e bonita.

Além disso, limpe suas folhas regularmente para garantir que ela faça a fotossíntese e cumpra sua função de purificar o ambiente.

Transplante

Faça o replantio, ou transplante do lírio da paz para um vaso maior a cada dois ou três anos, ou quando as raízes tomarem conta do vaso.

lírio da paz cultivado em água

Como cultivar o lírio da paz na água

O lírio da paz também pode ser cultivado na água, mas é importante seguir algumas dicas para garantir que ele se mantenha saudável. Portanto, procure adotar as seguintes medidas:

Escolha um recipiente adequado: O recipiente deve ser largo o suficiente para a planta. Além disso, certifique-se de que o recipiente tenha uma base pesada o suficiente para que não vire com o peso da planta.

Adicione água: Procure usar água filtrada e sem cloro.

Coloque a planta na água: Coloque a planta na água de modo que a base da planta esteja completamente submersa.

Troque a água regularmente: Troque a água semanalmente ou sempre que perceber que ela está turva. Sendo assim, certifique-se de que a água esteja sempre limpa e clara.

Fertilize a planta: Adicione um fertilizante para plantas aquáticas à água a cada duas semanas, seguindo as instruções da embalagem.

Cultive a planta em um local adequado: Mantenha a planta em um local com luz indireta e temperatura ambiente. Evite colocá-la em locais com correntes de ar ou expostos diretamente à luz solar.

Remova as folhas e flores mortas: Remova quaisquer folhas e flores mortas ou amareladas da planta para mantê-la saudável.

Pragas e doenças

Pequenas moscas ao redor do seu lírio da paz provavelmente sejam mosquitos fungos. Esses mosquitos prosperam em compostos úmidos, então tente regar com menos frequência para quebrar seu ciclo de vida.

Você também pode deixar armadilhas caseiras em pratos rasos para atraí-los e matá-los. Eles são atraídos pelo cheiro doce de abóbora, vinho e cerveja.

As folhas amarelas do lírio da paz são normais, basta removê-las para abrir espaço para o crescimento de folhas novas. No entanto, o excesso de água também pode levar ao amarelecimento das folhas, então deixe o solo secar um pouco e veja se isso faz alguma diferença.

Bordas marrons nas folhas indicam que seu lírio da paz está recebendo muita luz solar direta. Portanto, leve a planta para fora do sol direto para um lugar mais sombreado.

lírio da paz em um vaso

Conclusão

Cultive o lírio da paz em um local claro, longe da luz solar direta. Regue-o regularmente, mantendo o composto úmido, mas não encharcado. Na primavera e no verão, alimente mensalmente com um alimento líquido para plantas. Limpe suas folhas regularmente para garantir que elas façam fotossíntese e, assim, purifiquem o ambiente. Em ambientes secos, pode ser necessário borrifar as folhas de vez em quando para aumentar a umidade.

Seguindo essas dicas, você deve conseguir cultivar seu lírio da paz com sucesso. Mas lembre-se de que, como qualquer outra planta, é importante observar e ajustar as condições de cultivo, caso seja necessário.


Leia também:
Orquídeas, como cuidar?
Significado espiritual, simbolismo e mitologia das orquídeas
Como cultivar Hissopo (Erva Sagrada)
A importância da adubação de hortas e jardins
Como cultivar alocasia
Significado espiritual e simbolismos do Lírio da Paz

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *