Significado espiritual, simbolismo e mitologia das orquídeas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

Estima-se que existam mais de 26.000 espécies de orquídeas, que se desenvolvem praticamente no mundo inteiro. Os seus significados e simbolismos incluem beleza; elegância; amor e pureza; sexualidade, luxúria e fertilidade; luxo e riqueza e exclusividade.

Com suas flores simétricas e beleza única, as orquídeas evocam fascinação e adoração por pessoas de diferentes culturas, idades e classes sociais. Por tudo isso, essas lindas flores também adquiriram significados culturais e simbólicos para muitos povos.


A história das orquídeas é muito rica e extensa, portanto, nesse texto vamos procurar detalhar muitas informações sobre os seus significados – inclusive significados espirituais -, simbolismo, mitologia e folclore. Além disso, cores diferentes têm significados diferentes, como também veremos a seguir.

Origem do nome orquídea

As orquídeas são plantas muito antigas, os paleontólogos estimam que tenham muitos milhões de anos e que podem até mesmo ter coexistido com os dinossauros.

Entretanto o nome “orquídea” não tem tanto tempo assim, ele é derivado da língua grega, especificamente da palavra “orchis”, que significa “testículo” em português.

Diz-se orquídea recebeu esse nome porque o renomado botânico grego e estudante de Aristóteles, Teofrasto, achava que o caule e o tubérculo da flor tinham uma semelhança impressionante com a genitália masculina.

Significados e símbolos da orquídea

Existem muitos significados e simbolismos atribuídos às flores das orquídeas, vamos listar aqui os mais populares.

Orquídeas simbolizam a beleza

As flores das orquídeas têm simetria bilateral, que é semelhante aos rostos dos humanos. Alguns estudiosos de botânica especulam que seja esta uma das razões pelas quais gostamos tanto delas, é por que elas nos lembram de nós mesmos.

Obviamente que na natureza não são somente elas que têm essa simetria, mas, segundo eles as orquídeas são mais bonitas do que outros seres vivos que também têm simetria bilateral. O que acontece é que a beleza única das orquídeas está em uma classe própria, quase divina e venerada por muitos artistas que às reproduzem e por botânicos.

Orquídeas simbolizam a elegância

Além de serem símbolo de beleza, as orquídeas também são sinônimo de elegância. Flores como o girassol e a margarida podem ser considerados as flores mais simpáticas, entretanto a orquídea leva o prêmio quando se trata de elegância exótica.

Orquídeas simbolizam o amor

Com as condições adequadas e os cuidados necessários, as orquídeas podem florescer por um longo período de tempo, até por meses seguidos. Em razão disso, são associadas aos relacionamentos românticos, que com o devido cuidado e atenção, têm maiores chances de prosperarem.

Por causa dessas qualidades e de sua beleza incomparável, as orquídeas são consideradas símbolo de amor.

Orquídeas simbolizam sexualidade, virilidade e fertilidade

Ao longo da história e em diferentes culturas, as orquídeas eram vistas como símbolo de sexualidade, fertilidade e virilidade. Para alguns por se parecerem com os órgãos sexuais masculinos ou femininos, para outros, simplesmente por parecem eróticas.

Mas, além de sua aparência lembrar órgãos sexuais, atribui-se às orquídeas qualidades afrodisíacas. Os antigos gregos, chineses, europeus e astecas usavam orquídeas em poções do amor.

Orquídeas simbolizam luxo e riqueza

Em algumas culturas, como no Japão, as orquídeas simbolizam riqueza e prosperidade, e, consequentemente luxo. Por apresentar designs primorosamente refinados, as orquídeas parecem ter sido criadas por um mestre. Ao contrário da margarida, que é uma flor fácil de ser desenhada, a orquídea representa aquelas coisas da vida que não acontecem com facilidade ou frequência.

Orquídeas simbolizam singularidade

Instantaneamente identificáveis, as orquídeas são singularmente belas. Ao contrário da rosa, por exemplo, com sua beleza clássica, a orquídea é exoticamente única. Elas nos inspiram a apreciar o poder da individualidade e a beleza da diversidade.

Significados de algumas cores de orquídeas

As orquídeas são repletas de tons e combinações de cores. Apesar do significado das cores ser um tanto subjetivo para cada pessoa e depender do gosto pessoal de cada um, há cores de orquídeas que têm um significado intrínseco, principalmente quando pretendemos presentear alguém.

Tanto para presentear como para usar orquídeas na decoração de uma casa, entender alguns dos significados das cores pode ser interessante e útil. Veja abaixo o significado das cores mais populares.

Significado da orquídea branca

As orquídeas brancas simbolizam pureza, inocência, elegância, prosperidade e reverência (fé). Elas também podem simbolizar novos começos, portanto são perfeitas para decorar uma festa de inauguração de casa, noivado, chá de bebê e batismo.

Significado da orquídea rosa

Os principais significados da orquídea rosa incluem o amor, como amor platônico, feminilidade, sedução, sensualidade, fertilidade, gentileza, alegria e graça. Elas são lindos presentes para oferecer para mulheres grávidas, meninas e amigas, além de homens e meninos que gostam da cor rosa.

As orquídeas rosa choque transmitem muitos dos mesmos significados das orquídeas rosa claro. No entanto, elas também podem significar amor romântico. Elas são perfeitas para decorar chás de panela, despedidas de solteira, encontros românticos e outras ocasiões divertidas.

Além disso, as orquídeas rosa brilhante são lindos presentes para oferecer às pessoas que fazem parte da sua vida e que têm personalidades vibrantes.

Significado da orquídea vermelha

As orquídeas podem se apresentar em vários tons de vermelho, como vermelho fogo ao escarlate, se aproximando do marrom. A cor vermelha é uma cor poderosa, sendo assim, os significados da orquídea vermelha incluem amor apaixonado e romântico, bem como a energia primordial. As orquídeas vermelhas também podem simbolizar riqueza e prosperidade.

Significado da orquídea laranja

As orquídeas também apresentam uma variedade de tons de laranja e seus significados incluem orgulho, ousadia, entusiasmo e vitalidade. Portanto as orquídeas laranjas são presentes ideais para as pessoas que precisam de confiança em um novo empreendimento ou uma nova experiência.

Além disso, as orquídeas laranja são presentes comoventes para pessoas às quais desejamos que tenham mais saúde e bem-estar em suas vidas.

Significado da orquídea amarela

Os significados da orquídea amarela incluem positividade, calor, sol, amizade, prosperidade e novos começos. As orquídeas amarelas também têm muitas variações de cores e são alegres. Oferecidas como presente podem levantar o ânimo de qualquer pessoa.

Elas são lindas tanto como presentes como para a decoração da casa, sendo uma excelente maneira de acrescentar mais alegria em um ambiente.

Significado da orquídea verde

As orquídeas verdes estão entre os tipos mais raros, elas simbolizam novos começos, fertilidade, boa sorte, bênçãos e renovação, assim como emoções sinceras e confiança. Eles também podem simbolizar, boa saúde, longevidade e riqueza.

Significado da orquídea azul

Os significados da orquídea azul são honra, confiança, lealdade e consciência espiritual. Portanto, elas são presentes adoráveis ​​para amigos íntimos, colegas e outras pessoas em quem você confia e respeita.

Além disso, se alguém que convive com você está trabalhando para expandir sua consciência espiritual, o presente de uma orquídea azul se encaixa no projeto dessa pessoa.

Significado da orquídea roxa

Os significados das orquídeas roxas incluem realeza, admiração, luxo, confiança, paz e iluminação espiritual. Como o roxo combina a cor quente do vermelho com a cor fria do azul, as orquídeas roxas são maravilhosos presentes de oferta de paz e perdão. São oferecidas também como sinal de respeito.

Elas também são adequadas como presentes para uma série de outras ocasiões, de aniversários, como presentes de agradecimento, formaturas e muito mais.

Significado da orquídea negra

As orquídeas negras são presentes adoráveis ​​para pessoas que são criadoras de tendências, independentes e rebeldes natas. Elas também são apreciadas por pessoas que amam decoração em preto e branco ou simplesmente adoram ambientes elegantes.

Significado espiritual das orquídeas

Para pessoas que valorizam a espiritualidade, a singularidade da orquídea simboliza a divindade na diversidade. Essa singularidade simboliza a capacidade de cada pessoa conseguir alcançar a iluminação espiritual, ou união com o Criador.

Apesar das orquídeas não serem mencionadas especificamente na Bíblia, para alguns cristãos, as orquídeas com manchas vermelhas representam o sangue de Cristo e, portanto, seu sacrifício para a sua iluminação.

Para alguns budistas, cuidar das orquídeas é uma prática de atenção plena e paciência. Além disso, para muitas pessoas espiritualmente elevadas, a beleza da orquídea é um símbolo do design inteligente de Deus.

As orquídeas na mitologia e no folclore

Pelo fato das orquídeas habitarem nosso planeta há milhões de anos, elas fazem parte da mitologia e do folclore de várias culturas em todos os lugares, vamos conhecer algumas dessas participações?

Significado das orquídeas na Grécia Antiga

Os gregos adoravam orquídeas, eles às consideravam símbolos de amor, sexualidade, virilidade e fertilidade. Associavam Afrodite, a deusa do amor, à orquídea. Portanto há várias histórias que envolvem essa flor exótica nessa era.

Há uma lenda grega, em que um personagem chamado Orchis era filho de um devasso e uma ninfa. Uma noite durante um banquete em homenagem a Baco, Orchis, tendo bebido exagerado no vinho, tentou se forçar a uma sacerdotisa.

Baco não gostou desse comportamento. Então, ele fez com que Orchis fosse despedaçado por feras selvagens e seus pedaços fossem espalhados por todos os lados. No entanto, onde quer que esses pedaços caíssem, uma flor de orquídea crescia. Há outra versão dessa história, na qual Baco simplesmente transformou Orchis em uma flor.

Também o médico do século I, Dioscórides, teorizou que as orquídeas tinham qualidades afrodisíacas, incluindo tornar os homens mais viris.

Os gregos acreditavam que se os futuros pais comessem tubérculos de orquídea grandes, eles teriam um filho homem, e que se as futuras mães comessem os tubérculos pequenos, teriam uma filha.

Significado das orquídeas na China

Os chineses cultivam orquídeas há vários séculos e as usam para fins medicinais. No entanto, eles também sempre as apreciaram pela sua beleza.

No século 6 aC, o célebre filósofo Confúcio, que cultivava orquídeas e fazia referências a elas em seus poemas, se referiu às orquídeas como a “Rainha das Plantas Perfumadas”.

Os significados das orquídeas na China incluem elegância, fertilidade, perfeição, relaxamento e majestade.

Significado das orquídeas no Japão

No Japão, as orquídeas simbolizam bravura, luxo, prosperidade e fertilidade. De acordo com as lendas japonesas, os guerreiros Samurais viajavam por todos os lugares em busca de orquídeas selvagens para trazer de volta à corte como presentes.

Vem daí a associação dessa flor com a bravura no Japão. Além disso, as orquídeas eram flores exóticas no Japão antigo, portanto elas eram associadas à riqueza e à beleza exótica.

Orquídeas na mitologia cultural asteca e totonaca

Poucas pessoas sabem que a baunilha e os grãos de baunilha são derivados de uma espécie de orquídea. Os antropólogos acreditam que os primeiros povos a cultivar orquídeas para a produção de baunilha foram os totonacas, povo indígena que vivia na costa leste do México.

No século 15, porém, os astecas conquistaram os totonacas e, com isso, suas receitas de baunilha. Na sequência, os espanhóis chegaram à América, e também por meio de conquista, aprenderam sobre a baunilha.

Tanto para os totonacas como para os astecas, as orquídeas eram plantas sagradas. Assim como os gregos, eles as viam como símbolos de beleza, fertilidade e virilidade.

Há uma lenda totonaca sobre como a orquídea baunilha surgiu. Segundo essa lenda, o rei Teniztli III teve uma linda filha com uma de suas esposas, a princesa Tzacopontziza, cujo nome significa Estrela da Manhã. Ela era tão bonita que seus pais decidiram que ela era boa demais para qualquer homem mortal. Então, eles a comprometeram como uma donzela servindo à deusa Tonoacayohua, que governava as plantas e os alimentos.

Um dia, enquanto a Estrela da Manhã carregava oferendas para o templo da deusa, o jovem príncipe guerreiro, Zkatan-Oxga, cujo nome significava Jovem Veado, a viu e se apaixonou perdidamente por ela. Quando Estrela da Manhã viu Jovem Veado, ela caiu sob seu feitiço.

Os dois decidiram que fugiriam juntos, mas, ao fazê-lo, foram parados por um monstro cuspidor de fogo, quando então, os sacerdotes de Tonoacayohua os alcançaram.

Enfurecidos com a afronta dos jovens amantes à sua deusa, os sacerdotes decapitaram o Veado Jovem e depois a Estrela da Manhã. Eles então arrancaram seus corações e jogaram seus corpos em uma ravina.

No entanto, onde quer que seu sangue fosse derramado, orquídeas começaram a florescer. Assim, os sacerdotes e sacerdotisas entenderam que as orquídeas deveriam ser apresentadas como oferendas divinas à Deusa Tonoacayohua.

Significado da tatuagem de orquídea

A orquídea, por ser exoticamente bela tornou-se um belo design para uma tatuagem. Ter uma tatuagem de orquídea pode demonstrar que você é uma pessoa que está em contato com sua sexualidade e que a abraça.

Também pode demonstrar que você honra seus próprios traços únicos e as qualidades que a diferenciam da multidão. Uma tatuagem de orquídea também pode demonstrar amor e reverência por alguém que você ama.

Orquídea como alimento e perfume

Além de seu valor estético, as orquídeas sempre foram usadas para outros fins ao longo da história. Além de serem a fonte natural do sabor baunilha, na medicina chinesa elas têm sido usados ​​para tratar várias doenças, desde problemas de visão deficiente até câncer.

Na Turquia, as orquídeas são usadas para fazer uma bebida chamada salep, bebida tradicional usada para tratar problemas digestivos e doenças gengivais.

Salep (bebida turca)

Além disso, os perfumistas usam orquídeas em perfumes há vários séculos. Há quem atribua ao seu perfume a capacidade de aliviar o estresse, desintoxicar o ar e ajudar no sono.


Se você gostou deste assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Aprenda a cultivar e conheça o simbolismo e o significado espiritual da pata-de-elefante
Significado espiritual e simbolismo do Lírio da Paz
Saboaria vegana e natural, pele saudável, aromaterapia e sustentabilidade
Orquídeas, como cuidar?
Quais plantas ornamentais podem ser cultivadas na sombra?
A versátil Espada-de-são-jorge na decoração de interiores + 22 ideias para você se inspirar
Benefícios, como plantar e como cuidar da Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *