Benefícios, como plantar e como cuidar da Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

ora-pro-nóbis

A Ora-pro-nóbis é uma planta de floração abundante e perfumada, assim, tanto no jardim como em vasos deixa o ambiente mais bonito, agradável e alegre.

Mas não é somente isso que faz dessa planta tão popular em nosso país. A Ora-pro-nóbis também é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) que vem atraindo cada vez mais pessoas para consumi-la, seja pelo seu sabor, ou pelos benefícios que proporciona para nosso corpo.

Qual a origem e as principais características da Ora-pro-nóbis?

O nome popular Ora-pro-nóbis, cujo nome científico é Pereskia aculeata, vem do Latim e significa, em português “Orai por nós”.

Seu nome popular tem origem em uma lenda dos tempos do Brasil colônia. Segundo essa lenda, na cidade de Sabará, em Minas Gerais, em volta da igreja da cidade haveriam grandes touceiras de Ora-pro-nóbis. Mas o padre da paróquia não permitia que elas fossem colhidas. No entanto, os escravos aproveitavam os momentos de orações na igreja, que eram bem extensos, para colherem sem serem vistos.

Nessa época o seu consumo era grande no estado de Minas Gerais. Entretanto, como tinha um nome difícil de pronunciar, era também chamada, pelas pessoas menos cultas, como lobolôbô, lobodo, lobrobô, lobrobó, orabrobó.

Hoje, popular no país inteiro, recebeu diversos outros nomes, como trepadeira-limão, carne-de-pobre, groselha-da-américa, rogai-por-nós, rosa-madeira, jurumbeba, jumbeba, surucucu, espinho-de-santo-antônio, groselha de barbados, guaiapá e mori.

O Ora-pro-nóbis é uma hortaliça rústica, resistente e perene da família das cactáceas (cactácea trepadeira folhosa). Ela tem origem nas região tropical das Américas, com variedades nativas desde o estado da Flórida, Estados Unidos, até a região sul do Brasil. Então, você pode cultivá-la tanto como um arbusto como uma trepadeira.

Ela está se tornando cada vez mais popular porque suas folhas têm uma sabor delicioso. Além disso, fornecem um alto índice de proteínas se adicionadas à nossa alimentação. Portanto, ela é boa opção para pessoas que adotam dietas sem produtos de origem animal, como os veganos e vegetarianos.

Suas flores são muito perfumadas, pequenas e brancas, com o miolo laranja e ricas em pólen e néctar. A sua floração ocorre entre os meses de janeiro a abril (geralmente duram apenas um dia). Assim como, nos meses de junho e julho ocorre a produção de frutos em bagas amarelas e redondas.

Quais os benefícios da Ora-pro-nóbis para a saúde?

Além de sua beleza, toda a planta de Ora-pro-nóbis tem alto valor nutricional, portanto é útil para o ser humano.

Suas folhas têm um alto teor proteico e é muito rica em nutrientes que beneficiam nossa saúde. Isso porque ela contém minerais como como manganês, magnésio, ferro e cálcio. Além disso, ela também é rica em vitaminas A, B e C, fenólicos e fibras.

Suas flores também são comestíveis e deliciosas, assim como, você pode usá-las para enfeitar pratos. Elas também são ricas em néctar e atraem abelhas, sendo responsáveis por boa parte da produção de mel.

abelha na ora-pro-nóbis

Suas frutas tem a coloração alaranjada por apresentarem betacaroteno, substância consagrada pela sua função antioxidante. As frutas também são matéria-prima para a produção de geleias, sucos, licores e compotas. Mas elas não têm um sabor muito pronunciado.

Seus brotos são ricos em fibras. O talinho, também chamado de ponteira, tem sabor parecido com o aspargo e você pode consumi-lo cru.

A Ora-pro-nóbis na culinária

Apesar de oferecer todos esses benefícios, a Ora-pro-nóbis não faz parte das cadeias produtivas de alimentos comerciais do Brasil. Assim, é muito raro encontrá-la em em feiras e mercados. Mas, por enquanto há apenas algumas ações tímidas pela sua valorização por parte de pessoas que promovem alimentação alternativa. Portanto, hoje o melhor caminho é cultivá-la em casa mesmo.

Na medicina e na culinária, ela é usada como auxiliar no tratamento de anemias e outras carências nutricionais em função da alta quantidade de ferro de suas folhas. Também em função da presença de mucilagem nas suas folhas, a planta auxilia na melhora de funcionamento intestinal e no aumento da imunidade.

A Ora-pro-nóbis tem efeito cicatrizante, é usada para diminuir processos inflamatórios, no tratamento de queimaduras e sífilis, como expectorante. Além disso, ela ainda tem propriedades analgésicas, anticonceptivas e antitumorais. Mas, siga sempre a orientação correta antes de se automedicar. Isso porque, mesmo as fontes de tratamento natural podem trazer riscos à saúde se mal usadas.

Na culinária, a forma mais comum de consumir a Ora-pro-nóbis é refogando suas folhas com alho e azeite. Você também pode acrescentar outros temperos ou usá-las para complementar outros pratos. Por exemplo, no feijão, coloque algumas folhas para deixá-lo ainda mais rico em nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, fibras e proteínas.

Outra aplicações na culinária é seu uso como mistura para enriquecer farinhas, massas e pães. Por exemplo, a receita de galinha caipira com Ora-pro-nóbis é um prato tradicional da culinária mineira. Assim, você pode prová-lo nas cidades históricas do estado, como Diamantina, Tiradentes, São João Del Rey e Sabará. Inclusive em Sabará, todos os anos há até um festival dessa hortaliça.

Como e onde plantar a Ora-pro-nóbis em casa?

Por ser uma planta nativa das américas, rústica e resistente, a Ora-pro-nóbis é de fácil cultivo e manejo. Ela se adapta e se desenvolve bem em vários tipos de solo, mesmo os poucos férteis. Além disso, aceita sol a pleno ou meia sombra, e diferentes climas, podendo atingir até 5 metros de altura.

Por ser uma planta resistente, ela não exige grande conhecimento para cultivá-la. Popularmente se diz que a Ora-pro-nóbis onde se planta, nasce e quando cresce serve de proteção e alimento.

Procure plantá-la no começo do período das chuvas da sua região, ou mantenha-a sempre bem irrigada logo após o plantio. Ela é uma planta resistente à seca, mas receber água em maior quantidade nessa fase do cultivo estimula o crescimento dos ramos.

ora-pro-nóbis

Como fazer mudas de Ora-pro-nóbis?

A Ora-pro-nóbis se propaga através de estaqueamento. Mas, para melhorar a eficiência do plantio das mudas, procure fazer o corte entre a parte mais tenra e a mais lenhosa da sua haste. Retire as folhas da parte inferior da haste com uma tesoura com cuidado para não danificar as suas gemas. Utilize luvas por causa dos espinhos.

Cada estaca deve ter em torno de 20 centímetros de comprimento e você deve plantá-la em um berçário. Para isso, enterre um terço de sua medida em um substrato rico e adubado. Dessa forma, após o enraizamento das mudas, transplante-as para o local de plantio definitivo.

Como cultivar a Ora-pro-nóbis?

Embora a Ora-pro-nóbis seja pouco exigente em termos de solo, você pode colocar uma boa quantidade de matéria orgânica no solo. Dessa forma, maior e mais rápido será seu desenvolvimento e maior será a produção de folhas.

A distância entre as mudas em seu local definitivo vai depender do objetivo do seu cultivo. Por exemplo, se você pretende usá-las como cerca-viva, plante-as mais próximas. No entanto, se você pretende cultivá-las como arbustos, afaste-as um pouco mais. Mas, independente de seu plantio ser feito como enfeite ou proteção em forma de cerca-viva, você pode consumi-las na alimentação.

Além disso, você também pode plantá-la em vaso e ela tolera locais ventosos. No entanto, evite cultivá-la em locais muito úmidos, pois isso pode causar fungos em suas folhas e apodrecimento das raízes.

A manutenção com adubação do solo pode ser feita, em média, duas vezes ao ano. A poda dos ramos a cada 75 a 90 dias na estação de chuvas e a cada 90 a 100 dias na estação de seca. Mas, acima de tudo, essa planta deve ser irrigada com frequência em longas estiagens.

O consumo das folhas pode se iniciar três meses após o plantio, você pode colher as folhas tenham mais de 7 centímetros de comprimento. Mas, proteja-se para fazer essa colheita, pois a Ora-pro-nóbis tem espinhos.


Leia também:
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Fruta do Milagre. Porque esta planta não pode faltar em sua casa?
Como plantar e como cuidar da Uva do Oregon (Mahonia aquifolium)
Saiba tudo sobre a magnólia
Como eliminar naturalmente as lesmas e caracóis (caramujos) que atacam as plantas
Como cultivar Hissopo (Erva Sagrada)

Compartilhe...

2 comentários em “Benefícios, como plantar e como cuidar da Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)

  1. Reinaldo disse:

    Bom dia!!!
    plantei 2 mudas de orá pro Nóbis mais não esta dando folhas deu um fruto verde e muito pouca folha oque fazer?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Reinaldo, experimenta podar, é uma situação estranha, porque o ora-pro-nóbis é farto em folhas e crescem muito rapidamente. Você tem certeza que essas mudas são dele mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *