O que é o estilo Shabby Chic? Tudo que você precisa saber sobre ele…

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Shabby Chic - sala de estar

Nesse texto vamos explorar um estilo de design de interiores muito interessante, Shabby Chic e sua história. Talvez você já o conheça ou pode estar se perguntando o que exatamente seria o chique gasto?

O Shabby Chic (chique gasto) é um estilo de decoração e design de interiores no qual os móveis e objetos de decoração são caracterizados por sua aparência de desgastados pelo tempo e pelo uso, com um toque de antiguidade e romantismo.

Então, vamos descobrir mais sobre ele?

O que é decoração Shabby Chic e como aplicá-la em sua casa

Esse estilo romântico, charmoso e original de montar a própria decoração teve início na Inglaterra na década de 70 e alcançou o seu ápice na década de 90 nos Estados Unidos. O termo, que em português significa “chique gasto” ou “chique em mal estado”, refere-se à mescla de de móveis e objetos clássicos e sofisticados que compõem a decoração com materiais velhos e desgastados.

Fazia sentido à época em que as decorações eram opulentas surgir um visual alternativo, repleto de peças ricas em história e que exibiam tinta gasta, bem como achados vintage, ostentando um estilo mais feminino. E foi assim que o Shabby Chic nasceu.

Esse estilo cresceu muito por influência da designer Rachel Ashwell, que abriu uma loja começou a fazer parcerias com varejistas de massa, para com isso disponibilizar ao público produtos em estilo chique gasto. Depois de crescer rapidamente, sua loja acabou indo a falência.

Buscando um estilo único para a vanguarda da comunidade de design, ela também buscou para a decoração de interiores uma série de descobertas do mercado de pulgas, criando um estilo de decoração de segunda mão que era inegavelmente elegante e charmoso. E é justamente aí que reside a magia desse estilo.

O retorno do Shabby Chic

Depois de algum tempo, Ashwell está de volta com o estilo que influenciou e fez crescer. Ela descreve a fórmula do sucesso do chique gasto como “aconchegante, confortável, vintage, e bonito”.

Shabby Chic - cozinha

Enquanto outros estilos surgiram desde a primeira ascensão de Ashwell à fama, a designer Carrie Leskowitz tratou de trazer de volta esse estilo de estética chique gasta. No entanto, agora mais refinado e para um público de uma nova geração.

Assim, o que antes poderia parecer uma tendência cansada, recebeu alguns ajustes que foram testados e aprovados.

Por ser um estilo de design de interiores que adota uma aparência gasta e vivida, ele traz consigo uma sensação reconfortante e bonita.

Apesar desse estilo de decoração ter ficado praticamente esquecido por algumas décadas, quem trabalha com design de interiores sabe, todos os estilos acabam voltando em algum momento. O Shabby Chic voltou a ser muito procurado por quem opta por uma decoração personalizada, característica e charmosa.

Carrie Leskowitz também atribuiu o retorno ao estilo Shabby Chic ao aumento do tempo que as pessoas estão passando em casa em função da pandemia de 2020. “As pessoas buscavam familiaridade, calor e conforto em casa quando a pandemia se instalou”, explicou. “O profundo entendimento de que nossa casa é mais do que um endereço tornou-se especialmente prevalente”, completou.

É um novo estilo ou é o mesmo?

Também segundo Leskowitz, o visual Shabby Chic que está na moda hoje é diferente da estética das décadas passadas. “Cabeças de prego, tufos e rodapés podem permanecer, mas se foram os enfeites desnecessários, guirlandas, braços enrolados de grandes dimensões e grinaldas pesadas que definiam o visual chique gasto anterior”.

Muitos de nós crescemos em uma casa em estilo chique e gasto natural, na casa de nossos pais ou avós. Agora, decorando nossa própria casa, sentimos uma espécie de nostalgia e saudosismo em enquadrá-la nessa estética.

Dicas úteis para decorar sua própria casa em estilo Shabby Chic (chique gasto)

Há uma variedade de elementos que ajudam a caracterizar o estilo Shabby Chic. Começando pelos móveis com marcas de uso, que criam uma atmosfera antiga e relaxada. Alguns móveis realmente são antiguidades, revelando novas camadas de tinta conforme as camadas externas começam a descascar e se desgastar.

Shabby Chic - quarto

Há também móveis que são desgastados intencionalmente através de lixamentos e outras técnicas que dão ao móvel uma aparência envelhecida. Além disso, esmaltes e acabamentos especiais também podem criar uma peça com um toque de história.

A utilização de tecidos confortáveis também é comum quando se trata desse estilo, com o algodão e linho sendo as alternativas mais utilizadas, com padrões florais femininos e tecidos vintage em destaque.

Os tons suaves dominam interior chique gasto, o branco brilhante e o bege são sempre populares, assim como as cores pastel, como rosa antigo, verde claro, lavanda e azul claro. No entanto, tons vivos como o turquesa também podem ser encontrados, especialmente quando se trata de móveis pintados.

Para completar o estilo entram os os acessórios vintage, que desempenham um grande papel em espaços chiques. Quer sejam itens vintage originais e antigos – como lustres, porcelanas, entre outros -, quer sejam itens novos que imitam ou simulam vintage – como capas, guardanapos, copos, quadros, entre outros -, o efeito geral dessa opção é encantador e mais acessível a todas as pessoas.

Tudo isso com um toque feminino e menos sisudo, com móveis desgastados – geralmente revestidos com tinta giz – assim como padrões florais, tons suaves e babados são algumas outras características reveladoras do estilo chique gasto.

Como montar o ambiente?

Se você ainda está se perguntando como conseguir um visual chique gasto, pode começar seguindo a fórmula de Rachel Ashwell, que já mencionamos acima. Ou seja, procure móveis e objetos que sejam aconchegantes, confortáveis, vintage e bonitos. Misture o antigo com o novo, mas certifique-se de que os móveis sejam confortáveis.

Lojas de móveis usados, antiquários, feiras mercados de pulgas são ótimos lugares para encontrar o “velho”. O novo você pode encontrar em lojas de design, lojas de internet e produzido por você.

Além disso, esse estilo também pode transitar pelo moderno, mantendo suas características.

Ao estilizar móveis para um espaço chique gasto, provavelmente você vai misturar peças de móveis e estilos que talvez não sejam os mais óbvios. Mas esta aparência de casual intencional trará muita personalidade ao ambiente e o tornará mais aconchegante e caseiro.

Além disso, o estilo Shabby Chic pode ser facilmente adaptado para incorporar elementos de outros estilos e ter um tom mais neutro.

Eventualmente isso poderá mascarar o toque feminino, mas não necessariamente isso acontecerá.

Essa adaptação é possível com a adição de um toque industrial, com metal galvanizado gasto em itens como banquetas de bar, objetos de decoração, mesinhas auxiliares, entre outros objetos.


Leia também:
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
40 ideias de salas de estar acolhedoras e aconchegantes e dicas de como planejá-las
O que é decoração em estilo Bauhaus e muitas ideias para inspiração
Cozinhas Americanas – Ideias e Dicas
Decorando com quadros vazios, ideias e dicas
Algumas maneiras de repaginar os móveis e os ambientes da sua casa
Como transformar um espaço pequeno em um escritório, 20 ideias para inspiração…
Como retocar a pintura sem pintar toda a parede?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *