Por que queimar folhas de louro dentro de casa?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

queimar louro

Descubra por que queimar folhas de louro em locais fechados é uma prática milenar e muito usada.

Se você já esteve alguma vez em um estúdio de ioga ou em uma loja de produtos zen, é provável que percebeu que estes locais sempre têm um cheiro bem característico. Isso porque muitos destes locais defumam com frequência suas dependências com a fumaça de ervas holísticas e purificantes.

Quais os motivos queimar louro em ambientes fechados?

A folha de louro é muito popular como um tempero na culinária, portanto, é provável você a tenha em sua cozinha. No entanto, o que poucos sabem é que, além da preparação de receitas, as folhas dessa árvore de origem mediterrânea também podem ser usadas para muitos benefícios para a saúde.

Assim, as ervas aromáticas são usadas por diversas culturas ao redor do mundo ao longo do tempo. Não somente na culinária, mas na elaboração de remédios naturais e de outros produtos que levam uma grande gama de benefícios para quem usa.

O louro teve um papel essencial nas civilizações grega e romana. O ritual de defumação dos ambientes funciona como a queima de um incenso, prática de origem oriental já muito comum e difundida nas culturas ocidentais.

As folhas de louro são ideais para isso, porque são tidas como ervas purificadoras há muito tempo. Assim, tanto nas culturas grega e romana, quanto na indiana e caribenha, essa erva se manteve mesmo com o passar do tempo.

Desta forma, usa-se as folhas de louro não somente como condimento nas mais diversas receitas, mas também em cremes, loções, perfumes, sabões e detergentes.

Queimar louro tem base na ciência

De acordo com pesquisas feitas com base nos hábitos do povos antepassados, tradicionalmente eles usavam as folhas do louro como base para o preparo de sedativos, analgésicos, anticonvulsivantes e anti-inflamatórios naturais. Além disso, as folhas do louro contam com propriedades bactericidas e antifúngicas e também auxiliam na redução da pressão arterial e na manutenção da frequência cardíaca. Desta forma, muitas vezes é indicada como tratamento fitoterápico no tratamento natural para insônia, estresse crônico e alterações de humor.

Muito presentes nas mais variadas tradições culinárias do mundo, as folhas de louro também oferecem diversos benefícios à saúde quando acrescidas em receitas, podendo auxiliar na redução dos níveis de glicose e de colesterol, mostrando-se grande aliada para as pessoas com problemas de diabetes, no fígado e nos rins.

Além disso, diversas culturas ao redor do mundo também usam o chá de folha de louro como um auxiliar nos tratamentos de doenças crônicas, dadas as suas propriedades no combate à dor e à inflamação.

Benefícios de queimar folhas de louro

As folhas de louro têm muitas propriedades benéficas para a saúde e para aromatizar. Assim, elas são muito comuns como ingrediente de fragrâncias em cremes, loções, perfumes, sabões e detergentes.

Os principais prováveis benefícios para a saúde que a folha de louro pode trazer:

  • Reduzir dores;
  • Acalmar o sistema nervoso;
  • Aumentar e estimular o processo de transpiração;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Aumentar a atividade mental geral.

Se você estiver se sentindo estressado ou de mau humor, então proceda com a queima de uma ou duas folhas de louro para defumar o ambiente. Mas, para evitar riscos com o fogo, coloque as folhas dentro de uma travessa de metal ou de outro material não inflamável. Assim, permita que a fumaça tome conta do ambiente com todas as saídas fechadas, retirando-se do recinto durante este processo.

Após um período de, no mínimo, 10 minutos, ao retornar à sala abra as janelas e portas para que o ar volte a circular. Depois disso basta sentar e aproveitar a fragrância relaxante que terá tomado conta do ambiente, fazendo com que seus músculos e sua mente fiquem mais relaxados. Isso permitirá que você se concentre com maior facilidade em alguma tarefa que precise realizar.

Além disso, as folhas de louro ainda trazem um benefício extra, as baratas odeiam o seu aroma, portanto elas são muito eficientes para espantá-las.


Leia também:
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
Razões pelas quais você deveria considerar fazer ioga
Será que devo fazer exercícios físicos em casa?
10 coisas para fazer nos 10 primeiros minutos do dia
Como cuidar de seus sapatos

Compartilhe...

21 comentários em “Por que queimar folhas de louro dentro de casa?

  1. SANDRA REGINA DA SILVA RITA disse:

    Amei saber a propriedade desta erva tem um pé gigante no meu vizinho….cortei a que caia do meu lado…. E agira fiquei sabendo o quanto me faz bem essa planta. Quero muito saber sobre ervas….obrigado pela orientação.

  2. Rose colaço disse:

    Cresci sentindo o aroma do louro nas panelas da cozinha de minha avó.Depois aprendi as benefices do louro .Junto com a canela em po,ocupa espaço na minha cozinha, casa, na saúde e tbm no lado espiritual.

  3. Alice disse:

    As folhas de louro devem ser queimadas verdes ou secas ? Qual o melhor efeito?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Alice, elas podem ser queimadas logo depois de colhidas ou secas, quanto mais secas a queima é melhor

      • Alice disse:

        Obrigada . Pela dica.

  4. Rosy Moraes disse:

    Me falaram p fazer incenso de louro c café como é q eu faço

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Rosy, não conhecemos o processo de produção desse incenso, tente encontrar algum vídeo no youtube sobre isso

  5. Ana maria Dionísio disse:

    A folha de louro é ótima pra dor de cabeça, fiz e deu certo 🍃

    • Lar, Doce Lar disse:

      Que legal Ana Maria

    • Elisangela disse:

      BOM DIA! Como Vc usa o louro p dor de cabeça?

      • Lar, Doce Lar disse:

        Olá Elisangela, algumas pessoas usam em forma e chá, mas o ideal é sempre consultar um médico sobre tratamentos.

  6. Edil Vieira de Aguiar disse:

    Sou diabético crônico, hipertenso, triglicérides acima de 500, colesterol bom abaixo de 30, colesterol ruim alto. ONDE E COMO USAR A FOLHA DE FOLHA DE LOURO PARA ME AUXILIAR?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Edil, recomendamos sempre consultar um médico quando precisa tratar alguma doença.

    • Sónia disse:

      Olá Edil,
      Passei por seu comentário e não pude ignorar.
      Penso que o melhor é mesmo consultar um médico para ser seguido por um especialista. Já há vários anos os médicos ficam intrigados de como é possível eu ter o colesterol bom tão próximo do ruim.
      Mas desde já lhe digo que a recuperação passa por ter uma alimentação equilibrada rico em cozidos, assados, grelhados e Crua.
      -2x por semana: Carnes brancas: coelho, frango, peru…etc
      -2x por semana: Peixe de preferência do mar, é mais rico em oleos bons como ómega 3: sardinha, Carapau, salmão, congro, atum natural…. etc
      – 2x por semana: ovos e cogumelos
      – 1x por semana : algo que goste muiiiitoooo
      Todos os dias : montes de vegetais a acompanhar: Espinafres, ervilhas, couve, alface, tomate, alho francês, cenoura, muiiito alho português na comida . Pouco arroz, pouca batata, muito pouca massa. Oleos naturais. Fibras e cereais e fruta QB. Pera abacate todos os dias. Esta última é essencial! Pera abacate!
      Faça caminhadas diárias, aprecie a natureza e sorria. Oiça música que o faça feliz.
      Espero que estas dicas ajudem.

  7. Valéria Covos disse:

    Bom dia eu conheço os benefícios só louro e aprendi.maia ainda com vcs , mas gostaria tbm de saber na espiritualidade os benefícios do louro
    Grata 🙏

  8. Regina Célia do Amaral Rodrigues disse:

    Adoro o louro tanto na culinária como pra os benefícios a saúde.. queimar o louro traz , paz, tranquilidade e é muito relaxante.. amo essa filhinha do bem ❤️

  9. Vanessa disse:

    Olá bom dia. Como faço o chá de louro,( fervo ou faço infusão? aqui só tenho folhas secas. Obrigada

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Vanessa, faça uma infusão em água fervente por uns 10 minutos, depois coe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *