Como cuidar dos seus sapatos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como cuidar dos seus sapatos

Você está procurando uma forma eficiente de cuidar dos seus sapatos para que durem mais? Então aproveite essas dicas.

Nem todos os sapatos são iguais – estilos e materiais de sapatos diferentes podem exigir cuidados especiais ou específicos.

Entretanto, algumas coisas devem ser observadas para a boa manutenção de qualquer par de sapatos, garantindo que eles durarão por mais tempo e que tenham sempre uma boa aparência durante sua vida útil.

Se você der o cuidado que as solas e o tecido do seu sapato merece, pode ter certeza que o seu sapato durará muito mais tempo.

Como fazer para um sapato durar mais tempo?

As principais dicas para cuidar dos sapatos, para, assim, aumentar a sua durabilidade de uma maneira geral são:

Antes de aplicar qualquer produto em seus sapatos, o ideal é passar um pano úmido sobre eles e deixar secar bem. Além disso, evite usar produtos químicos de limpeza, principalmente os abrasivos.

Mantenha o couro sempre lustrado e brilhante

Dê uma boa polida no seu sapato no momento em que o retirar da caixa. Dê preferência para misturas para polimento que contenham gordura (graxa), pois elas também hidratam e protegem o couro ao mesmo tempo em que o deixam brilhoso. Você deve reforçar o polimento com frequência, a cada vez que você perceber que ele está perdendo o brilho, dessa forma ele estará sempre protegido.

Proteja e escove a camurça

Você sempre deve proteger os sapatos de camurça e de suede usando sprays resistentes à água para que fiquem impermeáveis. Ao comprar um sapato novo, sempre teste o spray em uma pequena parte dele antes de aplicar sobre todo sapato para ter certeza de que ele não irá alterar a sua cor original. Você também deve ter uma boa escova limpa e sem tinta de sapatos de outras cores para escovar o tecido de tempos em tempos.

Mantenha o sapato seco

Se você for surpreendido por uma chuva ou molhar os seus sapatos por outro motivo, então tente secá-los assim que você chegar em um local onde isso seja possível. Uma boa dica é encher a parte interna do seu sapato com jornal, pois o jornal irá absorver a umidade retida pelo material. Sempre garanta que seus sapatos estejam bem secos antes de voltar a calçá-los. Nunca seque seus sapatos com o secador de cabelo ou colocando-os perto de um aquecedor, pois o calor excessivo vai danificá-lo.

Adicione uma camada de borracha

Antes de usar seus novos sapatos sociais – que geralmente têm a sola em couro, vá a um sapateiro e peça para ele adicionar uma sola de borracha embaixo da sola normal do seu sapato. Isso não somente vai proteger a sola original de couro do seu sapato, aumentando sua durabilidade, como vai garantir que você tenha tração extra ao caminhar e evite escorregar em pisos muito lisos. Além disso, solas de borracha são mais baratas e fáceis de substituir do que solas de couro.

Dê um toque mais antigo no seu sapato

Se você quer experimentar um visual mais descolado, então aplique graxa com cor preta no seu sapato de couro marrom. Engraxar com uma cor diferente não irá danificar o couro e apenas fará com que o seu tom fique um pouco mais escuro e com uma aparência mais rústica.

Invista em produtos de lustrar sapatos de alta qualidade

Ignore o seu desejo de tomar o caminho mais barato – você deve sempre comprar bons produtos para cuidar dos seus sapatos e não passar neles qualquer coisa que você achou por aí. Isso porque a maioria dos produtos mais baratos não remove de fato a sujeira dos tecidos, mas apenas “pinta” sobre a sujeira. Agindo dessa forma, os seus sapatos continuarão sujos, a sujeira apenas estará disfarçada, e isso contribuirá para eles ficarem com aquela cara de usados.

Como os tênis devem ser lavados?

Lave seus tênis à mão: a melhor maneira de limpar os seus tênis é lavando eles à mão com shampoo e água. Evite sempre colocar os tênis na máquina de lavar roupas, pois ela é muito bruta e poderá acabar danificando a sola ou o tecido, mesmo no ciclo mais lento e delicado.

vários tênis de molho

Conclusão

Cuidar de sapatos exige uma certa dedicação quase a cada uso.

Existem na internet muitos truque para limpeza de sapatos utilizando produtos que você tem em casa, como esfregar casca de banana no couro, esfregar batata crua nas partes mais sujas para remover a sujeira mais grossa, ou a utilização de outros produtos caseiros para tirar o mau cheiro ou auxiliar na limpeza. Mas tome sempre o cuidado de verificar antecipadamente se aquele produto não vai danificar o seu sapato. Isso porque materiais diferentes exigem formas diferentes de limpar.


Leia também:
Dicas para limpeza de itens que não entram na rotina de limpeza diária da casa
Você sabe interpretar as etiquetas de suas roupas?
Você sabe que o mofo causa doenças?
4 passos muito simples para organizar seu banheiro
Conheça 20 utilidades surpreendentes para o talco de bebê
16 dicas ótimas para a limpeza da casa não ficar tão pesada
Os 5 pares de sapato que todo o homem deve ter para estar vestido adequadamente
10 alimentos que podem ser usados como produtos de limpeza

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *