Dicas para limpeza de itens que não entram na rotina de limpeza diária da casa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Dicas para limpeza de itens que não entram na rotina de limpeza diária da casa

Selecionamos várias dicas para limpeza de itens que você não costuma limpar diariamente e, portanto, pode não saber a melhor forma de fazê-lo.

Assim como acontece conosco, nossa casa vai mudando diariamente. Geralmente não percebemos essa mudança acontecer porque estamos envolvidos com ela.

Para uma boa manutenção da nossa casa, é recomendável que periodicamente entremos nela como se fôssemos um visitante ou um possível comprador e observemos atentamente tudo o que está à nossa volta, peça por peça.

Por mais bem conservada que uma casa seja, fazendo isso, vamos perceber que vários itens dela estão precisando de algum reparo ou uma limpeza especial.


Faça esse teste em sua casa, ande por ela procurando observar principalmente aqueles itens que não fazem parte da rotina de limpeza diária, caso encontre muitos deles precisando de uma atenção especial ou uma manutenção, liste-os e planeje uma intervenção em todos eles.

Vamos conhecer então essas dicas de limpeza?

Vamos elencar abaixo algumas dicas bem interessantes de como facilitar a limpeza de alguns itens que todos temos em casa e que ficam com um aspecto ruim pelo seu uso constante sem uma atenção mais profunda.

Como branquear travesseiros ou tecido brancos

Misture 1 xícara de sabão em pó, 1 xícara de pó de detergente de louça, 1 xícara de água sanitária, ½ xícara de bórax e adicione sobre essa mistura água bem quente. Então, deixe o tecido de molho por algumas horas e depois lave normalmente.

Como limpar um armário

Misture 1 colher de óleo vegetal com 2 colheres de fermento. Utilize essa mistura, com uma escova ou um pano, para limpar o armário. Para retirar o cheiro de mofo, esvazie completamente o armário e coloque uma vasilha com vinagre dentro dele. Deixe assim por 24 horas.

limpando um armário

Como limpar o ferro de passar

Cubra o tábua de passar com um papel e polvilhe um pouco de sal sobre ele. Ligue o ferro e regule-o para o máximo de calor. Certifique-se de que a função de vapor está desligada e que não há água no reservatório do ferro de passar.
Esfregue o ferro aquecido sobre o sal. Toda a sujeira aderida em sua superfície sairá rápida e facilmente.

Como limpar mofo em rejuntes ou paredes

Borrife água sanitária sobre o mofo formado nos rejuntes e deixe-a durante toda a noite. De manhã, esfregue o rejunte com uma escova de dentes.

Se a superfície mofada for muito grande, uma parede por exemplo, você pode “pintá-la” com um rolo embebido em água sanitária, não é necessário esfregá-la depois, quando a água sanitária secar, o mofo terá desaparecido.

Dicas importantes: tome muito cuidado ao lidar com água sanitária, ela é tóxica, use luvas e máscara. A água sanitária também pode alterar a cor de algumas superfícies muito claras ou que estavam muito comprometidas pelo mofo, neste caso somente um nova pintura após esse procedimento pode devolver à parede seu estado natural.

Como limpar a grelha do fogão

Você pode limpar a gordura acumulada na grelha do fogão usando amônia. Polvilhe sobre a grelha um limpador a base de amônia, em seguida coloque-a em um saco plástico e deixe repousar por pelo menos 12 horas. Depois basta enxaguá-la.

Como limpar as bocas do fogão

Para deixar as bocas do fogão limpas, brilhantes e sem manchas, prepare uma pasta com bicarbonato de sódio, algumas gotas de água oxigenada e água. Aplique-a sobre a sujeira e deixe agir por cerca de dez minutos. Depois esfregue com uma esponja.

Como limpar torneira ou chuveiro entupido

Entre as dicas de limpeza essa vai melhorar muito o seu banho, isso porque os chuveiros e torneiras ficam obstruídos por causa da acumulação de calcário em seus orifícios. No entanto, isso pode ser resolvido com vinagre. Envolva o chuveiro ou a torneira em um saco plástico com vinagre, de forma que ele fique em contato com a superfície obstruída. Deixe assim por pelo menos 1 hora, depois lave bem.

desentupindo um chuveiro

Como retirar manchas de sofás e estofados

Uma ótima maneira de retirar manchas de bebidas e molhos do sofá ou de qualquer outro tipo de móvel estofado é polvilhar a região afetada com bicarbonato de sódio e aguardar por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo, retirar todo o pó cuidadosamente com uma escova e passar o aspirador de pó para concluir a limpeza.

Como limpar os puxadores de móveis

Os puxadores de portas e gavetas dos móveis também merecem uma atenção especial, afinal é onde colocamos a mão diversas vezes por dia, não é mesmo? A dica aqui é mergulhar uma escova de dentes em uma mistura de sabão com azeite e esfregá-los. Isso, além de limpá-los, ajudará a deixá-los mais brilhantes.

Como limpar frigideiras e panelas de ferro

Para retirar facilmente os restos de comidas que grudam em panelas e frigideiras de ferro, coloque um pouco de sal e esfregue com a metade de uma batata crua. Então, depois de lavar e secar, unte com uma pequena quantidade de óleo e deixe no fogo baixo por cerca de 15 minutos, isso vai evitar que ela crie ferrugem.

Como limpar o carpete

Para eliminar as manchas e sujeiras do carpete mais difíceis de sair, faça uma mistura de vinagre branco, bicarbonato e sal. Em seguida, aplique a pasta sobre a mancha com uma escova, espere secar e depois escove novamente. O carpete vai ficar renovado!


Leia também:
Descubra 17 utilidades para as cascas de laranjas
Descubra 4 métodos infalíveis para desentupir, ou evitar o entupimento da pia da cozinha
Você sabe interpretar as etiquetas de suas roupas?
Como limpar o micro-ondas respingado
É melhor consertar ou substituir eletrodomésticos estragados?
Dicas de como criar um cronograma de limpeza doméstica
Pets: Como tirar o cheiro de xixi do sofá?
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *