Pets: Como tirar o cheiro de xixi do sofá?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como tirar o cheiro de xixi do sofá - cãozinho

Você quer aprender como tirar cheiro de xixi do seu pet do sofá? Então mostraremos como remover este cheiro desagradável, através de procedimentos bem simples.

É possível resolver esse problema, muitas vezes utilizando produtos que você já tem em casa.


Não há necessidade de gastar muito dinheiro pagando uma empresa especialista em limpeza de sofá para resolver problemas de mau-cheiro.

Você consegue prolongar a vida de seu sofá somente realizando procedimentos de limpeza com produtos do dia a dia. Portanto, confira a seguir, como proceder para manter a limpeza do sofá.

Como tirar cheiro de xixi do sofá de tecido? Confira essas dicas práticas!

É necessário escolher o tratamento adequado para cada tipo de tecido para não estragar o seu sofá. Pra isso você poderá utilizar removedores de urina, que é possível encontrar em supermercados, ou ainda, você poderá usar as famosas soluções caseiras. Então, veja abaixo algumas delas:

1º Remova as manchas de urina atuais (antigas)

Primeiramente, você pode escolher um limpador de enzimas (detergente enzimático), que deve criar uma reação química para neutralizar a urina, este limpador garante a remoção de manchas de gordura. Este limpador é essencial para manter a limpeza de tecidos.

Você pode comprar o detergente enzimático ou fazer um limpador de enzimas caseiro, para tanto basta utilizar cascas de frutas cítricas. Encontramos no site WikiHow um tutorial bem detalhado de como produzir o seu detergente enzimático.

Este removedor pode ser aplicado na casa toda. Depois mantenha o ambiente limpo e eduque seu pet para que ele evite fazer xixi no sofá e com isso eliminar o problema em definitivo, escolha um local adequado para ele fazer xixi e ensine-o a utilizá-lo.

2º Utilize sal para remover as manchas recentes

Se o xixi ainda estiver fresco, então use sal para removê-lo. Além disso, se o seu sofá for de veludo, não há necessidade de utilizar água para remover. Você deve sempre consultar as especificações do sofá, para saber quais são os materiais que são indicados pelo fabricante para limpar.

Em algumas matérias-primas utilizadas para fabricar o sofá, é permitido o uso de solventes, no entanto, você deve ter muito cuidado ao utilizar essa solução.

Para remover o cheiro com sal, inicialmente utilize um papel de cozinha (papel toalha), ou um pano de tecido absorvente, pressionado sobre o líquido, mas não faça muita força na hora de pressionar. Depois, polvilhe uma generosa quantidade de sal sobre a área que foi manchada. O sal irá absorver a urina em algumas horas. Por fim, basta aspirar o sofá para terminar a limpeza.

3º Removendo manchas secas de xixi

Com a dupla vinagre e detergente líquido, você é capaz de remover uma mancha que já está seca. Para realizar a limpeza ecológica, o vinagre branco é muito bem-vindo. Por ser à base de ácido, o vinagre consegue tranquilamente decompor a urina e assim facilitar sua remoção.

Se a etiqueta do seu sofá contiver as especificações “W” e “SW” então isso significa que é possível utilizar água para a limpeza, a solução deve ser misturada com água morna em torno de 50/50.

Aplique em um borrifador ou outro recipiente que não deixa desenvolver muita espuma. Após alguns minutos, seque e reaplique até achar que o cheiro e a mancha desapareceram.

Como tirar o cheiro de xixi do sofá - passando um pano

4º Removendo a mancha de xixi com peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio

Outra alternativa eficiente para tirar o cheiro de xixi do sofá é através de uma dupla perfeita e que higieniza muito bem. O peróxido de hidrogênio deve ser misturado em torno de 3%, e é diluído em água. Em seguida, acrescente bicarbonato de sódio com uma pequena porção de sabão em pó.

Utilize o borrifador para remover toda a mancha. É necessário esperar em torno de 30 a 45 minutos, para que possa fazer efeito. Após sumir a mancha e o odor nada agradável de xixi, você já pode lavar o sofá normalmente conforme as especificações da etiqueta.

Como tirar o cheiro de xixi do sofá - esfregando

Enfim, com essas dicas acreditamos que você conseguirá livrar-se do mau cheiro causado pelo descuido de seu amiguinho de 4 patas.

Achamos interessante também ressaltar que se ele está fazendo xixi no sofá não é por culpa dele, mas porque não foi bem ensinado ou porque está com algum problema de saúde que provocou esse comportamento, portanto o castigá-lo não é uma opção, você deve encontrar formas de resolver o problema.


Leia também:
Será que os cachorros já nascem prontos para se comunicar com as pessoas?
Utilizando vinagre para acabar com o mau cheiro
Testamos o mordedor para cães que se propõe a substituir a escova de dentes
Como fazer para um gato parar de urinar fora da caixa de areia?
A importância de adotar um animal de estimação em vez de comprar
9 dicas maravilhosas para donos de gatos inexperientes
Truques simples e caseiros para solucionar algumas situações com seus animais de estimação
Sofás em promoção: dicas para não errar na escolha

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *