A superstição da pálpebra tremendo

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

superstição da pálpebra tremendo

Qual a superstição que está por trás da pálpebra tremendo? De acordo com uma das tantas superstições que envolvem os olhos, se o nosso olho direito tremer isso significa que vamos ter muitas alegrias num futuro próximo, mas se for o nosso olho esquerdo, significa o contrário.

Quando nossos olhos se contraem, isso realmente significa que é porque vamos ganhar muito dinheiro ou vamos encontrar inesperadamente um velho amigo que não vemos há muito tempo? Ou será que está para acontecer alguma outra novidade, das tantas difundidas através do folclore popular?

Superstição da pálpebra tremendo

Na realidade, provavelmente, não vai acontecer nada! Isso mesmo, nosso olho não está possuído. Nesse caso, a ciência explica a origem dessa “superstição” que existe no imaginário popular, pois sendo a superstição uma crença que não pode ser explicada pela razão ou pela ciência, esse efeito de tremor já está explicado.

Qual é a explicação científica por trás das contrações oculares?

A contração dos olhos é uma condição médica que pode ser motivada por inúmeras causas. Existem três denominações diferentes para o tremor das pálpebras. Uma delas é conhecida como blefaroespasmo, outra é conhecida como mioclonia (ou mioquimia) e a terceira é o espasmo hemifacial (essa bem mais rara).

Mas, qual a diferença entre blefaroespasmo e mioclonia? O blefaroespasmo é um piscar de olhos involuntário e repetitivo perceptível pelas outras pessoas, enquanto a mioclonia não é percebida pelas outras pessoas, a não ser que a pessoa que está com a sensação de pálpebra tremendo peça para essas pessoas observarem atentamente.

Qual a origem da superstição da pálpebra tremendo?

O significado da superstição de contração do olho esquerdo ou do olho direito também depende de várias culturas e países. É muito interessante notar que diferentes culturas têm superstições diferentes relacionadas à contração do olho ou da pálpebra tremendo.

Os olhos para muitas culturas estão relacionados com alguma força mística, hipnose, um olho que tudo vê ou um mau-olhado. Outras culturas acreditam que há uma mensagem espiritual, presságio ou significado de superstição por trás de uma contração dos olhos. As pessoas ouvem essas afirmações e repassam como algo mágico e fascinante.

Aqui no Brasil, quando um dos olhos treme, se for o direito é bom, mas se for o esquerdo é ruim. Segundo a superstição da pálpebra tremendo brasileira, o tremor do olho direito significa alegrias e o esquerdo tristezas.

Tremor no olho esquerdo no Brasil

Acredita-se que, se o olho esquerdo estiver se contraindo, a pessoa ouvirá más notícias. Alguém está falando mal dela ou fazendo algo pelas suas costas, mas quando ela acertar o nome da pessoa o tremor para.

Há ainda quem acredite que o tremor das pálpebras do olho esquerdo tem um significado espiritual. Para essas pessoas, quando o olho esquerdo treme é porque a mente está tentando liberar pensamentos do passado. Talvez seja porque a pessoa se importe demais com o que os outros pensam dela e de suas ações.


Tremor no olho direito no Brasil

Se o olho direito estiver se contraindo, a pessoa receberá boas notícias, alguém está falando bem da pessoa ou talvez ela encontre alguém muito querido que não vê há muito tempo. Algumas pessoas ainda acreditam que, se seu olho direito está se contraindo, sua alma está querendo lhe dizendo algo.

Mas, e nos outros países, o que significa o olho tremendo? Vamos conhecer algumas das superstições mais conhecidas em diferentes regiões do mundo?

Em algumas partes da África, particularmente em Camarões e na Nigéria. As pessoas têm várias superstições assustadoras. Se sua pálpebra superior de qualquer olho tremer, algum visitante inesperado chegará em breve. Se sua pálpebra inferior de qualquer olho tremer, você começará a chorar. Na Nigéria, os supersticiosos acreditam que se o seu olho esquerdo se contrair, é sinal de má sorte.

Na China é o contrário. As superstições são que se seu olho esquerdo se contrair é sinal de boa sorte e se seu olho direito se contrair é sinal de má sorte. A palavra “esquerda” em mandarim soa semelhante a “dinheiro” e a “direita” soa semelhante a “tragédia”. Isso significa que o olho esquerdo se contrai para a riqueza e o olho direito se contrai para a má sorte.

Ainda na China, a contração do olho esquerdo pode ser boa ou ruim, pois eles acreditam que a hora do dia também faz parte do quebra-cabeça de decifrar o significado do tremor. 🙄

Mas, contração dos olhos associadas aos horários?

Para eles, a contração do olho esquerdo entre a meia-noite e as 3h da manhã, significa que problemas estão por vir. No entanto, se for entre 9h e 11h da manhã significa que alguém fará algo de bom para você, mas esperará um favor em troca. Caso seja entre 15h e 18h significa que você vai perder dinheiro. E entre 13h e 15h, significa que tudo vai sair como planejado. Em certos momentos do dia, significa a chegada de boas notícias ou fortuna.

Já a contração do olho direito entre 7h e 11h da manhã significa que a chance de você sofrer lesões ou acidentes é alta. A contração do olho direito entre 19h e 22h, significa que a boa sorte recairá sobre você ou você concluirá um projeto.

Portanto, na China, também precisa de um relógio para saber se a previsão é ruim ou boa. 🤣

No Havaí a contração do olho esquerdo pode indicar a chegada de um estranho ou uma morte iminente na família, enquanto a contração do olho direito pode significar que uma criança nascerá em breve.

No Egito as pessoas também acreditam que se o olho esquerdo se contrair, a pessoa receberá notícias desagradáveis, pois os males existem no lado esquerdo. Se o olho direito se contrair, a pessoa receberá boas notícias, pois o lado direito simboliza a paz e os anjos.

Na Índia a superstição é complexa. A contração dos olhos é mencionada várias vezes nas escrituras hindus. Quando um deus tem um olho trêmulo, muitas vezes age como um presságio importante, significando eventos futuros. Existem muitas superstições sobre o tremor das pálpebras na Índia, dependendo da região e da religião, mas existem alguns temas comuns que muitas das superstições compartilham.

Superstição associadas ao sexo da pessoa?

Muitas superstições indianas de contrair os olhos dependem se a pessoa com o olho contraído é homem ou mulher. Se seu olho direito está se contraindo, isso é boa sorte para um homem e má sorte para uma mulher. Se o seu olho esquerdo está se contraindo, isso é má sorte para um homem, mas boa sorte para uma mulher.

Enfim, quem está errado? Provavelmente ninguém ou todos. Todos temos o direito de acreditar no que quisermos, entretanto as superstições não têm nenhum fundamento factual para provar a si mesmas.

Voltando à ciência, o que ela tem a dizer sobre essa superstição de contrair os olhos?

Conforme explicamos acima, os médicos afirmam que, simplesmente acreditar em superstição, pode acabar por trazer prejuízos maiores aos nossos olhos.

“Olho tremendo ou tremor nos olhos” é na realidade um tremor involuntário que acontece nas pálpebras e não no olho em si. Esse tremor pode ocorrer sem um motivo aparente, entretanto ele também pode indicar alguma doença mais séria nos olhos ou nos nervos da face.

olho esquerdo tremendo superstição

Principal causas de espasmos nos olhos

As contrações oculares (que na realidade acontecem nas pálpebras) têm causas diferentes, incluindo:

Mioquimia palpebral (mioclonia): descrita como contrações contínuas e finas que acometem principalmente a pálpebra inferior.
Blefaroespasmo: uma condição caracterizada por piscar anormal ou espasmos das pálpebras, que geralmente é uma condição bilateral.
Espasmo hemifacial: é um distúrbio neuromuscular caracterizado por contrações involuntárias frequentes dos músculos de um lado da face.

Causas mais significativas

Em geral, o tremor das pálpebras tem origem em duas causas, pode ser blefaroespasmo (termo de origem grega, blepharo é pálpebra e espasmo é contração involuntária) ou mioclonia (também termo de origem grega, mio é músculo e clonia é movimento confuso, violento). O espasmo hemifacial é mais raro e grave, exige procurar um especialista imediatamente.

A medicina ainda não encontrou a razão exata por trás da contração dos olhos, mas, em geral, os médicos dizem que não é motivo de preocupação. O tremor pode ser causada por fadiga, estresse, alto consumo de cafeína, olhos secos, entre outras causas que exigem esforço dos nossos olhos. Em praticamente todos os casos, os espasmos nos olhos cessam por conta própria.

Há várias coisas que você pode fazer para aliviar esses espasmos musculares das pálpebras. Feche o olho afetado e aplique uma compressa morna sobre ele, ou tente puxar suavemente a pálpebra. Durma mais e reduza a ingestão de cafeína e álcool.

Se a contração ocorrer enquanto você estiver lendo ou usando um computador, relaxe os olhos ocasionalmente, concentrando-se em algo à distância. Se seus olhos estiverem secos ou irritados, use colírios lubrificantes, pois mesmo na forma menos grave, o tremor das pálpebras ainda pode ser perturbador ou irritante. Ele pode durar de minutos a horas ou pode ocorrer de forma intermitente ao longo de vários dias. Talvez esse caráter disruptivo tenha contribuído para seu papel na superstição.

Ainda, se for um movimento continuado e aparecerem outros sintomas, procure um especialista, a automedicação não é uma prática recomendada, principalmente em se tratando de olhos.

Conclusão sobre a superstição da pálpebra tremendo

É importante que você esteja ciente que o fenômeno das pálpebras tremendo é em grande parte inofensivo, trata-se de blefaroespasmo essencial benigno (BEB), mas também é um fenômeno que pode ser disruptivo em casos graves podendo causar cegueira funcional.

Essa é uma condição progressiva com os primeiros sintomas sendo irritação e desconforto nas pálpebras que causam um aumento na quantidade de piscar. Dessa forma, pode progredir ao longo do tempo para o fechamento involuntário e incontrolável frequente e forçado das pálpebras.


Leia também:
62 ideias de filtros dos sonhos e dicas de como fazer
Quebrar espelho dá azar?
Significado espiritual dos sinos dos ventos
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Significado espiritual e simbolismos do Lírio da Paz
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Dicas para atrair boa sorte mudando a forma de encarar a vida

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *