Saiba tudo sobre a magnólia

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

magnólia rosa

Flores grandes, perfumadas e cores variadas são apenas a primeira coisa que chama a atenção em uma árvore de magnólia. Essas árvores atraentes também apresentam folhas verdes escuras brilhantes e uma vagem grande e de aparência exótica que se abre no outono para revelar bagas vermelho-alaranjadas brilhantes que são apreciadas por pássaros, abelhas e outros animais silvestres.

Aprender mais sobre o plantio e os cuidados da magnólia é uma ótima maneira de aproveitar essas árvores em sua magnitude.


Se você está em busca de uma árvore ornamental que tolere o solo úmido e encharcado, a magnólia pode ser a espécie que você quer. O plantio de magnólia é melhor quando feito em um solo úmido, rico e um pouco ácido, que é corrigido com composto ou restos de folhas para que a árvore tenha um bom desenvolvimento.

Origem da magnólia

As árvores de magnólia são nativas do leste da Ásia e do Himalaia, leste da América do Norte e da América Central. Atualmente existem diversas variedades e portes de magnólias em todo o mundo. Suas flores grandes e com perfume característico são densas e podem ser vistas em tons de rosa, roxo, violeta, verde e branco, podendo ainda conter até dois tons de cores.

Conforme a espécie, as magnólias podem ser perenes, semi-perenes (duram até de 5 anos) ou decíduas (que perdem suas folhas em alguma estação, principalmente no outono). Alguns dos tipos de folha caduca florescem no início da primavera, antes que a árvore se esgote e precise ser replantada.

Uma das dificuldades do cuidado da árvore de magnólia é gerenciar as folhas grandes e crocantes que sempre caem da árvore. Muitas pessoas removem os galhos mais baixos de uma magnólia para facilitar o corte, mas se você deixar esses galhos na árvore, pois assim eles descerão até o chão, escondendo as folhas caídas.

A sombra da árvore e o acúmulo de folhas impedem o crescimento da grama e, à medida que as folhas caem, elas mesmas fornecem os nutrientes necessários para a árvore.

Aparência e características de uma árvore de magnólia

Existem mais de 100 variedades de magnólia na natureza, que, embora apresentem algumas características em comum, possuem aparências e cores bem distintas, dependendo da sua origem.

Suas folhas são grandes, com até 20 cm de comprimento e 10 cm de largura, são verde escuras e brilhantes na parte de cima, com bordas curvas e a parte inferior de um marrom enferrujado ou verde desbotado com um pouco de pelos.

magnólia branca

A magnólia perene anã é a mais versátil de todas as espécies e é muito bonita. Pode ser cultivada isoladamente como uma planta impressionante no jardim ou em um vaso, cultivada em linha ao longo de um caminho, estrada ou calçada em um estilo mais formal, pode também ser plantada em conjunto para formar uma grande sebe densa e até treinada como grandes espaldeiras contra uma parede ou cerca.

As magnólias anãs são muito versáteis e resistentes. Suas folhas brilhantes têm um revestimento ceroso, o que as torna quase imunes a danos causados ​​​​pela poluição pesada do ar pesada. Portanto elas são ideais para jardins dentro de cidades, na volta de de piscinas e em canteiros centrais de ruas e avenidas.

Sua luxuriante folhagem verde brilhante com a parte inferior marrom-ferrugem é motivo suficiente para plantar esta árvore, mas suas flores são o ponto alto. Flores grandes, com uma fragrância divina e doce que lembra limão, carregam completamente a árvore por um longo período nos meses mais quentes do ano.

Qual a magnólia mais plantada no Brasil?

A variedade de magnólia mais popular e amplamente cultivada no Brasil é a Magnólia-amarela (Magnolia champaca), é uma árvore da família Magnoliaceae, originária do Continente Asiático. É uma árvore de porte médio, perenifólia (as folhas velhas só caem depois de nascerem as novas) a semidecídua (nunca não perde todas as folhas), com tronco ramificado desde a base. Embora seja uma espécie exótica, é muito comum como árvore urbana no Brasil, possui uma copa ampla e produz muita sombra.

A casca da magnólia-amarela é lisa, de coloração acinzentada e com cicatrizes amareladas nos ramos novos. Suas folhas são simples, de coloração verde brilhante na parte superior e esbranquiçada na parte inferior. Suas flores podem ser amarelo-alaranjadas, amarelas, amarelo-pálidas ou quase brancas e são reconhecidas em todo o mundo por serem muito perfumadas.

É uma árvore de porte médio, que no Brasil pode chegar até 30 metros, mas em seu habitat natural pode chegar a 50 metros. Seus frutos, com muitos carpídeos – cada unidade é separável de um fruto múltiplo – lenhosos e isolados. Cada carpídeo apresenta de duas a quatro sementes, que são liberadas através de sua abertura.

Ela é uma espécie invasora de florestas em estágios inicial e médio de regeneração, portanto você deve cultivá-la com cautela em áreas de preservação natural.

Qual o solo ideal para a magnólia?

O solo ideal, tanto se você for plantar sua árvore de magnólia em um vaso como direto no jardim é o solo úmido, profundo, de boa qualidade e bem drenado. Ela suporta também solos encharcados, mas não durante todo o tempo. A presença de água no solo é muito importante, principalmente nos primeiros meses de crescimento.

A magnólia é uma árvore resistente, e, apesar de preferir solos ácidos, ela também tolera solos calcários. Os solos ideais são os enriquecidos com matéria orgânica, depois de adultas as próprias folhas que caem funcionam como nutrientes para elas. No entanto, se o solo onde ela está for muito pobre, procure fazer uma adubação anual para obter uma floração completa.

Qual a quantidade ideal de água para a magnólia?

Em regiões com chuvas mais regulares a magnólia se desenvolve melhor, portanto, em regiões de clima seco, o ideal é manter uma quantidade regular de regas, pelos menos duas ou três vezes por semana.

As árvores adultas podem receber apenas uma rega semanal em regiões sem chuvas regulares, ou nenhuma se o solo estiver regado pela natureza com mais frequência. Em caso de calor extremo, verifique se o solo não está ficando muito seco e mantenha-o úmido por mais tempo possível.

Qual a luminosidade ideal para a magnólia?

Escolha um local com sol pleno ou meia sombra. A magnólia prefere bastante incidência de luz natural para se desenvolver com mais exuberância, portanto, um local com luz solar constante é o melhor, porém, lembre-se da quantidade de água que ela precisa, não deixando o solo ficar demasiadamente seco em função da incidência solar.

Como a magnólia de um modo geral é uma árvore perene, ou semi-perene, então escolha o local de plantio com cuidado. Com isso você evitara que, em um futuro próximo, ela não seja coberta pela sombra de uma nova construção.

Qual o clima ideal para a magnólia?

Seus climas preferidos são o tropical, o subtropical e o temperado quente, entretanto é uma espécie que se adapta também a temperaturas mais baixas. Mas, as temperaturas extremas, tanto de frio como de calor prejudicam a sua floração.

Prefira o início da primavera para plantar uma muda, pois dessa forma ela vai se beneficiar de todas a primavera e todo o verão antes de começar a sofrer com o clima frio do outono e do inverno.

magnólia

Como escolher a magnólia certa para o seu jardim?

Quando você está selecionando uma magnólia perene, é muito importante certificar-se de que a variedade que você está comprando é a certa para o seu jardim. A Magnolia grandiflora (planta-mãe e variedade original), é uma árvore enorme, ela atinge grandes alturas e larguras.

Esta variedade é vendida em viveiros e, quando pequena, não parece tão diferente das cultivares (variedades desenvolvidas a partir da planta original). Portanto, preste atenção a isso, pois se o espaço que você dispõe não for muito grande poderá enfrentar transtornos no futuro com o seu tamanho e até acabar por ter que derrubar a sua árvore.

As cultivares comuns têm tamanhos muito menores, informe-se bem antes de plantar uma muda. Converse com um especialista em plantas em seu viveiro para obter mais dicas e procure manter sua magnólia no tamanho desejado por meio de podas.

Como propagar e como plantar a magnólia?

A magnólia pode ser propagada de duas formas: através de sementes ou através de estaquias.

Propagar a magnólia a partir de sementes é muito fácil se você tiver sementes frescas. Semeie as sementes frescas em uma mistura de cultivo de sementes ou envasamento e deixe em um local com sombra ao ar livre. Então, quando a muda estiver em um tamanho que você julgue suficiente para transportar para seu lugar definitivo, pode transferi-la. Mas é importante que você saiba o porte da variedade da árvore de magnólia do qual essa semente foi obtida, para evitar que ela fique maior do que o esperado.

Propagar a magnólia a partir de estaquias é um pouco mais trabalhoso. Você deve propagar galhos semi-lenhosos, com cerca de 15 cm de comprimento, no verão ou no outono. Mergulhe esses galhos em uma mistura de propagação. Em seguida, coloque as estacas em pequenos vasos individuais com terra enriquecida e mantenha-as úmidas, mas não encharcadas, em local fresco.

Para melhores resultados, siga as condições preferidas da planta que relacionamos acima. Você também pode adquirir mudas prontas em um viveiro, isso vai acelerar e facilitar ainda mais o cultivo.

Simbolismo da árvore de magnólia

Com sua forma majestosa e flores exuberantes, a árvore de magnólia tem sido a favorita de muitas culturas durante séculos. Mas, em todo o mundo há diversos simbolismos associados à magnólia.

Há regiões em que se acredita que ao cultivar uma magnólia no jardim de uma casa, ela trará sorte e a estabilidade econômica. A resistência e a força das árvores de magnólia também as transformaram em um símbolo de conexões eternas. Então, é por isso que as flores de magnólia são um ótimo complemento para buquês de casamento.

Na antiga Cultura Chinesa, a magnólia simbolizava pureza e nobreza. A árvore também era famosa por seus poderes de cura. Na Medicina Tradicional Chinesa, usava-se a casca de magnólia como um auxílio para dormir.

No Japão, a flor de magnólia é chamada de Hanakotoba no sistema japonês de significados de flores. Então, Hanakotoba significa que a flor de magnólia representa um amor pela natureza, nobreza, perseverança e dignidade.

Além disso, cada uma das cores das flores de magnólia também tem seu próprio simbolismo. As flores de magnólia brancas representam a pureza e a perfeição; as amarelas simbolizam a felicidade, a alegria e a amizade; as flores rosas representam a juventude, a inocência e a felicidade; as roxas representam boa sorte e saúde; e as flores de magnólia verdes representam felicidade, saúde e boa sorte.


Leia também:
Como plantar e como cuidar da Zamioculca
Tudo o que você precisa saber sobre os girassóis, como plantar e como cultivar
Como plantar, como cuidar da Buganvília (Primavera) e muito mais
Como plantar e cultivar Rosa do Deserto
Benefícios, como plantar e como cuidar da Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)
Simbolismo da buganvília

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *