Quadro de leão: quais os significados?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

quadro de leão

Um quadro de leão pode ter vários significados dependendo do contexto em que é retratado.

De um modo geral, o leão é simbolicamente associado a várias qualidades, como força, coragem, liderança, nobreza e poder.

Além disso, ao longo da história, o leão tem sido um símbolo de realeza e de poder monárquico em várias culturas ao redor do mundo. Em muitas tradições e mitologias, o leão é considerado o rei dos animais, simbolizando assim a autoridade e o domínio.

Por que o leão é um dos símbolos mais poderoso da arte?

Imagens de um animal feroz são tão comuns na arte que algumas vezes passam despercebidas.

Em termos de arte, um quadro de leão pode ser uma representação artística que expressa algumas das qualidades e simbolismos associados ao animal. Isso porque pode transmitir um senso de majestade, domínio e poder.

Além disso, dependendo do contexto, um quadro de leão também pode ser interpretado como um símbolo de proteção e coragem, especialmente se retratar um leão em uma pose dominante e feroz.

No entanto, é importante considerar que o significado específico de um quadro de leão pode variar de acordo com o estilo artístico, o contexto cultural e a intenção do artista. Portanto, a interpretação de um quadro de leão pode depender da perspectiva individual de quem o observa.

Comprovadamente artes com leões atraem a atenção

Um exemplo prático de como os leões atraem multidões, é observar a Trafalgar Square, em Londres, onde os turistas tendem a preferir um local mais que os outros. Ou seja, os turistas permanecem mais em volta do conjunto de quatro enormes leões de bronze, cada um pesando sete toneladas, ao pé da Coluna de Nelson.

Esses leões foram projetados pelo pintor e escultor britânico Edwin Landseer, que usou como modelo o corpo de um leão morto do Zoológico de Londres.

Os grandes felinos de Landseer estão entre os leões mais famosos da arte ocidental, no entanto, artistas retratam leões há milénios. Aliás, leões são tão comuns na arte a ponto de, muitas vezes, serem esquecidos.

Por exemplo, leões aparecem frequentemente como companheiros fiéis nas pinturas de São Jerônimo. Rubens e Delacroix pintaram famosas caçadas aos leões. Em The Sleeping Gypsy (A Cigana Adormecida), de Henri Rousseau, um leão ao luar fareja uma figura dormindo ao lado de um bandolim. Mais recentemente, um leão ronda as ruas em frente a uma prisão em Port of Spain, numa pintura de 2015 do artista escocês Peter Doig.

a cigana adormecida

A Cigana Adormecida de Henri Rousseau

Há centenas de leões representados na arte iraniana. Algumas delas foram criadas há milhares de anos. Os leões são um elemento básico na heráldica. Uma antiga estátua de bronze de um leão alado é o símbolo de Veneza. Na mesma cidade, um leão esplendidamente adormecido guarda o monumento ao escultor Canova na igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari.

Em suma, a lista dos leões retratados na arte é interminável, sendo que, alguns deles remontam há milhares de anos.

Credita-se a todo esse uso da imagem do leão justamente pela sua energia majestática.

O simbolismo do leão na arte cristã

O leão tem um papel proeminente no simbolismo cristão, essa é mais uma das provas de que ele sempre cativou a atenção da humanidade. Ele é frequentemente referido como o “rei da selva” e a sua força poderosa torna-o uma força a ser reconhecida.

Santo Isidoro de Sevilha listou alguns dos atributos que fazem do leão um animal formidável: “O leão é o rei de todos os animais, por isso seu nome em grego (leo) significa rei em latim. Sua coragem é vista na frente e na cauda; a resistência deles está na cabeça; e a força deles está no peito. Se estão rodeados de caçadores com lanças, olham para o chão para não se assustarem. Dormem de olhos abertos. Quando os leões andam, eles apagam seus rastros com a cauda para que os caçadores não possam segui-los.”

Por estas razões, usa-se muito o leão na arte para representar força, coragem, majestade e fortaleza. Além disso, ele sempre foi uma característica frequente de brasões medievais ou bandeiras nacionais.

Há também na Bíblia a citação ao episódio Daniel na cova doa leões. Daniel, mesmo sendo amigo do rei Dario, é flagrado orando ao Deus de Israel, e portanto, jogado em uma cova com leões famintos. No entanto, ele acaba escapando milagrosamente de ser devorado pelos leões.

daniel na cova dos leões

Citações Bíblicas

No cristianismo, o leão pode simbolizar Jesus. Isso se deve em parte à reputação do leão como “rei”, bem como à antiga crença de que os filhotes de leão nasciam mortos e depois de três dias voltavam à vida pelo rugido do pai. O livro do Apocalipse também se refere a Jesus como um leão: “Não chores. O leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, triunfou” (Apocalipse 5:5).

As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis , são provavelmente a representação moderna mais famosa de Jesus como um leão.

O leão também simboliza o evangelista São Marcos, porque ele descreve João Batista como uma voz que clama no deserto, tradicionalmente considerada o rugido de um leão (Marcos 1:3). Há também uma antiga história de São Marcos encontrando um leão.

“Certa vez, um leão e uma leoa apareceram a João Marcos e seu pai Arostalis enquanto viajavam pela Jordânia. O pai ficou muito assustado e implorou ao filho que fugisse, enquanto aguardava o seu destino. João Marcos garantiu ao pai que Jesus Cristo os salvaria e começou a orar. Os dois animais caíram mortos e como resultado deste milagre, o pai acreditou em Cristo.”

Por que usar quadro de leão na decoração?

Por tudo o que vimos acima, um quadro de leão pode ser uma escolha popular na decoração por várias razões. Leões são frequentemente associados a características de força, coragem, nobreza e liderança.

Portanto, muitas pessoas podem desejar incorporar essas qualidades em sua decoração para transmitir um senso de poder e confiança.

Além disso, em algumas culturas e tradições, o leão é considerado um símbolo de proteção e segurança. Usa-se sua imagem para evocar um sentimento de segurança e proteção em um ambiente.

Do ponto de vista estético, os leões são animais majestosos e imponentes, com suas jubas exuberantes e olhar penetrante. Isso os torna objetos visualmente atraentes para a decoração, adicionando um elemento de drama e intriga a um ambiente.

A escolha de um quadro de leão pode também ser influenciada pelo significado simbólico ou pela conexão pessoal que o observador tem com este animal. Além disso, a natureza feroz do leão pode transmitir um senso de ousadia e determinação, o que pode ser inspirador para algumas pessoas.

Enfim, se você se interessou por esse assunto, então passe a observar com mais atenção. Você perceberá que quadro de leão é muito mais popular do que você imaginava.


Leia também:
Autoamor e autocuidado: como praticar
Como aumentar a autoestima
Caminhos Espirituais: em busca da plenitude
Aprenda a utilizar quadros na decoração da forma mais eficiente

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *