Conheça 11 malefícios surpreendentes provocados pela melancia

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

melancia

Malefícios da melancia? Entenda porque optamos essa abordagem “negativa”.

Geralmente as pessoas procuram pelos benefícios para a saúde oferecidos pelos alimentos. Para isso existem muitos sites sobre nutrição e saúde que exaltam as qualidades dos nutrientes desses alimentos.

No entanto, muitas pessoas não sabem que alimentos que são benéficos também trazem consigo efeitos colaterais que podem afetar a saúde quando consumidos em excesso.

E um desses alimentos é a melancia, que, conforme veremos a seguir, nem sempre tem seu consumo indicado para todas as pessoas.

Malefícios da melancia

Embora muitas pessoas adorem deliciar-se com melancias, a maior parte delas não está ciente dos possíveis malefícios que essa fruta pode causar.

Então, se você é uma dessas pessoas, antes de consumir sua próxima fatia de melancia, precisa estar consciente de algumas coisas sobre ela.

Mas, porque usamos a melancia para esse alerta? Ela é sempre um vilão?

Escolhemos a melancia pela paixão que as pessoas têm por essa fruta. Em função disso elas podem acabar consumindo-a em excesso pelo seu tamanho. Isso porque, a melancia ao ser cortada, oferece uma grande quantidade para consumo.

Você provavelmente já leu muito sobre os benefícios da melancia para a saúde, mas você também já leu sobre seus malefícios? Sim, a melancia produz malefícios, se você comer demais e na hora errada.

A melancia contém grandes quantidades de água, vitaminas A, B6, C, e potássio, entre outros nutrientes. No entanto, o seu consumo em excesso pode provocar certos problemas de saúde.

Talvez você esteja pensando agora que então deva abolir a melancia de sua dieta alimentar. Talvez isso não seja necessário, mas você deve estar ciente se a melancia é apropriada para você e, se for, em que quantidade.

Lembre-se sempre que o corpo humano tem uma capacidade limitada de absorver nutrientes e que, alguns deles em excesso podem ser muito danosos.

Para te ajudar a saber mais sobre isso, fizemos uma pesquisa em portais de saúde e nutrição de órgãos governamentais.

Dessa forma, vamos trazer os dados mais importantes que encontramos sobre essa fruta e quanto dela pode ser consumido sem arriscar sua saúde.

Efeitos colaterais provocados pelo consumo de melancia

Conforme já explicamos, existem vários componentes na melancia, alguns deles realmente podem causar efeitos colaterais, ou malefícios com seu consumo se ingeridos em excesso. Alguns desses efeitos colaterais são:

1. Distúrbios intestinais

As melancias são ricas em licopeno. Portanto, não devemos consumir melancia em grandes quantidades. Esse hábito pode levar a náuseas, inchaço, diarreia, vômito, má digestão e excesso de gases. Esses sintomas podem ser piores entre os idosos, pois o nosso sistema digestivo tende a ficar mais frágil com a idade.

2. Distúrbios no coração

As melancias também contêm um alto nível de potássio. O consumo de alimentos ricos em potássio em grandes quantidades pode provocar problemas cardiovasculares.

Algumas das reações provocadas por esse consumo em excesso são pulso ausente ou fraco, batimentos cardíacos irregulares, parada cardíaca, entre outros.

Além disso, o excesso de potássio também pode afetar o controle motor e o sistema nervoso do corpo humano.


3. Aumento dos níveis de açúcar

Isso não é bom para diabéticos, por terem um baixo nível de produção de insulina ou um baixo nível de absorção de açúcar. Com isso, o excesso de açúcar tende a permanecer no sangue, assim, ele não é absorvido pelas outras células do corpo.

A melancia, por ser uma fruta repleta de açúcar natural, pode causar um aumento no nível de açúcar do corpo. É por isso que os diabéticos devem evitar consumir melancia em excesso.

Os diabéticos podem consumir melancia. Entretanto, esse consumo deve ser cercado de cuidados, pois ela possui um alto índice glicêmico.

Comidas com alto índice glicêmico provocam uma elevação imediata nos níveis de açúcar no sangue. E o organismo dos diabéticos tem dificuldade para absorver alimentos assim.

Portanto, a recomendação é que essas pessoas consumam a melancia em quantidades muito pequenas e junto com outros alimentos que possuam índice glicêmico baixo.

4. Queda do nível da pressão arterial

O consumo excessivo de melancia pode levar a uma queda no nível de pressão arterial. Portanto, se uma pessoa sofre de pressão baixa, o mais indicado é evitar essa fruta em todas as suas formas.

5. Reações alérgicas

O consumo de melancia também pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Assim, podem aparecer nessas pessoas erupções cutâneas graves ou leves, anafilaxia e inchaço facial. Portanto, pessoas alérgicas a cenoura, látex e pepino também podem desenvolver reações alérgicas à melancia.

6. Aumenta o risco de mulheres grávidas com diabetes gestacional

O diabetes gestacional é um problema grave de saúde muito comum, que afeta muitas mulheres grávidas. Assim, consumir grandes quantidades de melancia aumenta o nível de açúcar no sangue, o que leva a esse tipo de diabetes.

Portanto, apesar de haver dietas nutricionais para grávidas recomendando o seu consumo pelos nutrientes que apresenta, o mais indicado seria as mulheres grávidas evitarem melancia.

Afinal, é melhor prevenir do que remediar, além disso, existem outros alimentos que podem suprir o organismo dos nutrientes que a melancia contém.

malefícios da melancia

7. Diarreia em intolerantes ao sorbitol

A melancia contém entre seus componentes um tipo especial de açúcar, o sorbitol. Existem pessoas que são intolerantes ao sorbitol. Essas pessoas acabam com diarreia e gases ao consumir melancia.

Pessoas intolerantes ao sorbitol não têm a enzima que o converte em açúcar, portanto ele acaba se depositando no intestino grosso e fermentado pelas bactérias. Esse processo aumenta a produção de gases e aumenta o volume de líquido no intestino, e isso causa diarreia.

8. Problemas relacionados aos sistemas neurológico e muscular

Muitas pessoas que consomem melancia em grandes quantidades desenvolvem problemas nervosos, musculares e renais.

9. Impotência

Entre os efeitos colaterais de comer muita melancia está a possibilidade de causar impotência e disfunção erétil nos homens. Isso ocorre em função do volume de açúcar que a melancia contém.

10. Fadiga

A função fraca do rim reduz a excreção de substâncias nocivas do nosso corpo, o que leva ao inchaço das pernas. Assim, o consumo em excesso de melancia pode aumentar o volume de água no corpo, e isso dificulta a ação dos rins.

Se o excesso de água não for expelido do corpo, pode levar ao aumento do volume de sangue. Isso pode piorar ainda mais o inchaço, bem como levar à exaustão e fadiga.

11. A melancia pode aumentar o risco de inflamação do fígado

O consumo da melancia junto com o álcool pode ser muito prejudicial ao fígado. Isso porque o seu licopeno reage com o álcool e isso aumenta as chances de inflamação do fígado.

Se olharmos sob a ótica da saúde, é melhor comer melancia do que consumir álcool, não é mesmo? No entanto, se você gosta dos dois, procure evitar seu consumo simultâneo.

Então, pelo que vimos acima, se você for comer melancia, procure não exagerar na quantidade. Além disso, se você perceber qualquer um desses sintomas que listamos, não espere que eles passem. Mas sim, consulte seu médico para certificar-se de que sua dieta alimentar não esteja afetando sua saúde.


Leia também:
Benefícios do milho para a saúde
O que é smoothie? Porque ele é tão recomendado por nutricionistas?
Conheça 10 benefícios surpreendentes da arruda para a saúde
Você já passou dos 40 anos? Veja essas 12 dicas para emagrecer com saúde
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Dicas para escolher a pasta de dente certa para você

Compartilhe...

17 comentários em “Conheça 11 malefícios surpreendentes provocados pela melancia

  1. Walmir Nascimento disse:

    O meu comentário é que vcs são loucossss. Ou patrocinados por algum grupo sobre ideologias .

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Walmir. Não compreendemos seu julgamento a nosso respeito. Supomos que você nem leu o texto publicado.

    • Debora disse:

      Eu tenho sindrome do instestino irritavel e descobri que melancia estava provocando uma piora nos meus sintomas. Entao antes de fazer um comentario assim, pensa duas vezes e guarda sua ignorancia para voce. Para mim, a materia foi muito util.

  2. Alice disse:

    Obrigado pela informação acerca da melancia

    • Ruth Sales disse:

      Amo melancia, nunca me fez mal, mas lendo o artigo por causa de uma diarréia, estou na melhor idade, e uma fatia de melancia me desaranjou. 🤢

    • Pedro Antônio de Souza disse:

      Estou na mesma situação há 3 dias comi melancia e estou passando mal até hoje diarréia amarela inchasso nas pernas dor de cabeça e gases no estômago. Melancia tô fora e aínda causa impotência sexual. Quero mais não. Obg pelas informações.

  3. Djalma disse:

    Acabei de comer e ter diarreia, as vezes a melancia me faz ficar ruim do estômago, estou fazendo um chá. Obrigado pela informação.

    • Doriana Ferreira Lima disse:

      Passo muito mal sempre que consumo melancia, mas não achei que era possível, sua matéria me ajudou bastante. Obrigada!

  4. Paula Fernandes galdino disse:

    Comi melancia 🍉 ontem e fui acordada agora de madrugada com uma cólica intestinal horrível,corri para o banheiro e observei que minhas fezes estavam vermelha tmb!

  5. Giliande disse:

    Amo melancia e todas as vezes que como melancia passo mal, muitos gases…
    Essa informação do sorbitol, deve ser o meu caso..

  6. Regina Brasil disse:

    Muito obrigada por todas as informações, graças a Deus eu procurei saber e vcs falaram exatamente de todos os sintomas que estou tendo,por estar consumindo muita melancia…vou parar imediatamente… será que os sintomas irão passar???Fiquei muito preocupada…deve ter mais ou menos umas duas semanas ou mais uns dias que estou consumindo muita melancia e a única coisa que não estou de todos esses sintomas, é vomitando,mas ando muito enjoada… gratidão por tudo que me fizeram entender e saber…Deus os abençoe 🙏🙏🙏🙏

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Regina, que bom que pudemos ajudar. Os sintomas passam sim com o fim do consumo

  7. Thiago disse:

    Amo melancia e a última que comprei pesava 15kg, consumi toda, senti algumas coisas, como dores na região do rim, náuseas, cólicas intestinal, tive um dia que tive uma fraqueza excessiva e até mesmo algo relacionado a tireóide

  8. MARCIA MORAIS disse:

    Me ajudou tanto!!! Há muito procurava por essas respostas quanto à melancia pelo que vinha experimentando no meu organismo e observando em parentes!!! A Medicina até agora não me satisfizera com suas informações. Abraço de parabéns pela competência e de gratidão por me aliviarem em muitas preocupações neuróticas mesmo

  9. Edinalva disse:

    Comia melancia todos os dias durante os 9 meses da minha gestação e só me trouxe benefícios. Todos os dias.

  10. Tereza alves da silva disse:

    Amo melançia
    To com 47anos ate hj nunca tive poblemas nenhum
    Geaças a deus😘

  11. Joana disse:

    Não costumo comer melancia, comi há pouco e não é a primeira vez que me sinto mal. Estou com enjoo e nem comi tanto assim. Tenho intolerância a lactose e glúten, pelo visto sou mais intolerante doq pensava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *