O que é smoothie? Porque ele é tão recomendado por nutricionistas?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

o que é smoothie

O que é smoothie? Smoothie é uma bebida misturada espessa com consistência semelhante a um shake – quase a consistência de um purê. Além disso, ele é batido em um liquidificador e pode conter frutas e vegetais misturados a um líquido, como suco de frutas, suco de vegetais, leite e até iogurte.

O valor nutricional de um smoothie pode variar muito, dependendo dos ingredientes específicos usados ​​para prepará-lo. Smoothies feitos com iogurte de leite integral, por exemplo, terão mais gordura do que smoothies feitos com água ou iogurte desnatado. Smoothies feitos com leite, iogurte ou água terão menos açúcar do que aqueles feitos com suco de frutas.

De que são feitos os smoothies?

A maioria dos smoothies tradicionalmente têm como componentes três partes principais. Um líquido (geralmente chamado de “base” do smoothie), uma variedade de frutas ou vegetais (que podem estar juntos no mesmo smoothie) e gelo. Se forem usadas frutas ou vegetais congelados no preparo, a temperatura fria característica dessa bebida pode ser alcançada sem o uso de gelo.

Qual a espessura e que outros ingredientes podem ser adicionados ao smoothie?

A consistência (ou espessura) de um smoothie geralmente é determinada pela proporção de líquidos para sólidos utilizada. Assim, para engrossar qualquer receita de smoothie, você pode reduzir a quantidade de líquido adicionado ou, inversamente, aumentar a quantidade de frutas ou vegetais adicionados.

Opcionalmente, algumas pessoas adicionam farinhas ou pós a um smoothie para obter uma suplementação nutricional e sabor adicionais, o que também aumenta a sua espessura. Exemplos do que pode ser adicionado é o pó de proteína com sabor ou suplementos vitamínicos.

Quais as coberturas, guarnições e aparência do smoothie?

Guarnições como folhas de hortelã fresca e frutas parcialmente picadas ou inteiras, como fatias de limão, são cada vez mais usadas para decorar smoothies. O marketing dos estabelecimentos que comercializam smoothies levou a esse “vestir-se” para torná-los mais atraentes na publicidade e, em geral, mais esteticamente atraentes.

Qual a diferença entre smoothie e shake?

Algumas receitas de smoothies contêm sorvete ou grandes quantidades de açúcar adicionado na forma de mel, calda de chocolate, geleias ou outros aditivos. Entretanto, a adição de sorvete e quantidades particularmente grandes de açúcar processado provavelmente qualificaria a bebida resultante como sendo um shake, em vez de um smoothie. Isso porque os smoothies, tradicionalmente, não têm adição de ingredientes processados ou artificiais.

Qual a diferença entre smoothie e vitamina?

Ambas são misturas batidas consistentes e nutritivas, entretanto, geralmente as vitaminas (conhecidas como batidas no sul do país) contém leite e alguma fruta. Enquanto os smoothies tendem a ser mais completos, preparados a partir da mistura de mais de uma fruta, vegetais, verduras, suplementos e outros ingredientes. Consequentemente, eles resultam em uma bebida ainda mais nutritiva.

Qual a diferença entre smoothie e suco?

Um smoothie é tradicionalmente feito de frutas e vegetais inteiros misturados, daí a exigência de que a preparação seja com um liquidificador ou um mixer. Enquanto os sucos são feitos extraindo apenas o líquido de uma fruta ou vegetal.

Um smoothie normalmente contém a fruta ou o vegetal em sua totalidade. Assim ele fornece os benefícios adicionais à saúde da polpa, casca (ou pele), sementes e outras partes deixadas de lado quando se prepara um suco. Portanto, um smoothie contém toda a fibra original das frutas e vegetais, enquanto o suco contém apenas o líquido extraído.

Quais as vantagens dos smoothies em relação aos sucos, vitaminas e shakes?

Conforme já explicamos acima, o suco é a fruta espremida para retirar apenas o suco, desprezando a polpa e as fibras. As vitaminas são compostas por uma fruta com leite. Enquanto o shake pode ser acrescido, além dos ingredientes naturais, de alimentos processados.

No entanto, os smoothies têm a vantagem de, além de manterem o teor de fibras, também poderem incorporar fontes de proteínas e gorduras sólidas. Assim, ele se tornam uma refeição mais equilibrada em macro nutrientes e promovem a saciedade (matam a fome) sem a adição de ingredientes não naturais.

Uma crítica comum aos sucos de frutas é que a alta concentração de açúcares naturais causa um rápido e momentâneo aumento do açúcar no sangue. Também não há uma maneira prática de obter fontes significativas de gorduras saudáveis ​​a partir de sucos. Portanto, o suco deve ser complementado com alimentos adicionais se o objetivo for uma refeição mais completa.

Mas é importante ressaltar que estamos tratando de smoothies feitos em casa ou em um estabelecimento que o faça na hora. Um smoothie fresco não passa pelo mesmo tipo de processamento que os comprados em lojas. Isso significa que geralmente eles terão um valor nutricional mais alto.

preparando um smoothie

Quais são os tipos de smoothies mais comuns?

Os smoothies, apesar de o modismo transparecer que seja um alimento novo, na verdade é feito há quase 100 anos. Assim, nesse período, o processo de testar e utilizar novos ingredientes levou ao desenvolvimento de diferentes tipos ou categorias de smoothies. Portanto, eles geralmente se enquadram em uma dessas categorias:

Smoothies de frutas

É um smoothie feito somente de frutas, é identificado especificamente por seu sabor doce.

Smoothies verdes

Geralmente os smoothies que têm a cor verde escura é devido ao uso de vegetais verdes escuros, como espinafre e couve, entre outros.

Smoothies saudáveis

São todos os smoothies cujo objetivo é otimizar a quantidade de conteúdo nutricional, com o objetivo de substituir os suplementos processados e fornecer todas as vitaminas e macro nutrientes recomendados diariamente de forma natural.

Smoothies para perda de peso

Os smoothies que se enquadram nessa categoria geralmente excluem qualquer adição de açúcar (com o objetivo de minimizar a carga glicêmica geral do smoothie). Além disso, eles geralmente contêm gorduras saudáveis, como semente de linho ou manteiga de amêndoa, para ajudar a saciar o apetite.

Estimulantes à base de cafeína, como chá verde ou café, também podem ser adicionados. Assim, o smoothie promove ainda mais a perda de peso, aumentando o metabolismo e reduzindo o apetite.

Smoothies de sobremesa

Os smoothies de sobremesa quase sempre contêm açúcar ou gordura adicionados na forma de sorvete ou xaropes. Muitas receitas dessa categoria contam com a adição de açúcar ou produtos lácteos, criando uma sobremesa como bebida. Frequentemente eles têm um sabor idêntico ao de um saquê.

Quais são os benefícios mais significativos de consumir smoothies saudáveis?

Um café da manhã que inclua um smoothie feito com frutas e vegetais frescas, além do seu sabor delicioso e muitos benefícios para a saúde o tornam um alimento de verão incrível para a mente e corpo. Os smoothies não apenas animam os sentidos, como também permitem que enfrentemos o calor dos dias de verão.

Um café da manhã nutritivo é uma boa forma de carregar energias para enfrentar todo o dia. No verão, pessoas de todo o mundo procuram maneiras de combinar sabor e boa nutrição e obter alívio do calor escaldante. Por isso, tomar smoothies como café da manhã todos os dias pode, certamente, promover uma boa saúde e aumentar o prazer durante as estações mais quentes.

Conforme já explicamos, os smoothies saudáveis são sempre uma opção melhor do que o suco quando se trata de benefícios para a saúde. Isso porque os sucos geralmente não contêm polpas e fibras. Além disso, descascar frutas ou vegetais antes de colocá-los em um espremedor os torna propensos a germes e oxidação. Os smoothies contém todas as partes dos ingredientes, oferecendo assim todos os seus benefícios.

o que é smoothie

Vamos descobrir então porque é bom consumir smoothies?

Smoothie ajuda a perder peso

Algumas receitas de smoothies podem ajudar a perder o excesso de peso corporal sem pular nenhuma refeição. Os ingredientes que são usados para preparar essas bebidas servem como excelentes alternativas para manter o corpo saudável. As enzimas presentes em várias frutas ajudam a dissolver a gordura corporal e a limpar o sistema circulatório.

Smoothie previne a desidratação

A água é o principal composto do nosso organismo, em torno de 70%. Consumir smoothies pela manhã é uma ótima maneira de repor a perda de água que nosso corpo sofre, principalmente nos meses mais quentes.

Smoothie proporciona saciedade

Tomar um smoothie nos faz sentir satisfeitos. As pessoas que tentam perder peso muitas vezes pulam a primeira refeição da manhã e acabam consumindo alimentos em maiores quantidades entre as refeições. Para evitar isso, muitos nutricionistas recomendam consumir smoothies feitos de frutas para que nosso organismo fique satisfeito por muito tempo.

Smoothies também ajudam a controlar os desejos por serem repletos de nutrientes e sabor. Muita proteína, juntamente com muitos nutrientes, reduz os desejos de comida e evita aquela “vontade de comer uma coisa boa” o tempo inteiro.

Smoothie auxilia na digestão

Os smoothies verdes, que contêm muitos vegetais e folhas verdes, adicionam vitaminas e minerais essenciais ao nosso corpo e ajudam na digestão. A fibra fornecida por essas bebidas multiplica os benefícios de um delicioso café da manhã, principalmente no verão.

Um dos problemas mais comum que afeta as pessoas hoje está relacionado ao funcionamento dos intestinos. Uma boa quantidade de alimentos fibrosos é essencial para regular o sistema intestinal. Por isso smoothies com muitas frutas e vegetais ajudam a manter o intestino funcionando regularmente.

Smoothie é uma fonte de antioxidantes

O chá verde é uma fonte reconhecida de antioxidantes. Você pode adicionar pó de chá verde para tornar seus smoothies mais ricos em antioxidantes. Combater os radicais livres ajuda a prevenir muitas doenças. As uvas, frutas e batata-doce são fontes naturais de antioxidantes.

A prevenção de fatores causadores de câncer, ou carcinógenos, pode ser feita combatendo o crescimento de radicais livres no corpo. Frutas como morangos, mirtilos e uvas são ricas em antioxidantes que inibem o crescimento de radicais livres causadores de câncer.

Além disso, vários relatórios de organismos oficiais de saúde publicados em todo o mundo sugerem que alimentos como repolho, brócolis e couve-flor são úteis na luta contra o câncer. Isso ocorre porque eles também atacam os radicais livres.

Smoothie aumenta a imunidade e previne doenças

A imunidade refere-se à capacidade do nosso corpo de lutar contra patógenos e doenças. Este potencial natural fica fragilizado por vários motivos, como hábitos alimentares e sedentarismo, entre outros. Consumir smoothies feitos com ingredientes que incluem nutrientes como betacaroteno, por exemplo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Alimentos como o alho, o mamão e a beterraba ajudam a limpar o sangue e a eliminar várias toxinas acumuladas nos tecidos do nosso corpo. Assim, para desintoxicar o organismo, incluir smoothies na alimentação é uma excelente alternativa.

As doenças coronárias, ou doenças relacionadas ao coração, requerem alimentos ricos em nutrientes juntamente com a medicação adequada. O consumo regular de algumas receitas de smoothies, acompanhado de exercícios, é a chave para as pessoas que desejam prevenir doenças cardíacas.

Alto índice de açúcar no sangue e diabetes são doenças provocadas pelo estilo de vida mais comum atualmente. As pessoas que têm níveis de açúcar desequilibrados no sangue são propensas a várias complicações. Smoothies que contêm frutas e vegetais frescos são escolhas adequadas para combater essas doenças. Isso porque eles fazem a pessoa se sentir satisfeita e feliz sem aumentar a ingestão de açúcar processado.


Smoothie reduz os distúrbios do sono

Muitas pessoas das mais variadas faixas etárias por vezes enfrentam problemas relacionados à falta de sono e a inquietação. Um smoothie que contenha banana, kiwi e aveia fornece cálcio e magnésio em boas quantidades. Isso induz ao sono e ajuda a manter padrões de sono saudáveis.

Smoothie melhora a pele

Os alimentos que contêm carotenoides, como a manga e a abóbora, são altamente benéficos para a pele, o maior órgão do nosso corpo. Portanto, os smoothies que contêm esses ingredientes ajudam a pele a se manter saudável, macia, brilhante e preservam o envelhecimento precoce.

Smoothie aumenta a capacidade cerebral

É uma evidência comprovada pela ciência que algumas frutas e vegetais aumentam o poder do cérebro e aumentam a memória. A capacidade do nosso cérebro fica mais aprimorada com ingredientes como o coco, que é rico em ácidos graxos ômega-3. Portanto, smoothies com esses ingredientes ajudam o cérebro a trabalhar mais rápido.

Além disso, o smoothie ajuda a controlar as mudanças de humor. Frutas e vegetais funcionam muito bem para combater o estresse. Smoothies feitos de ingredientes frescos aliviam o estresse e ajudam a ficar mais feliz e saudável.

Smoothie auxilia no combate a depressão

Legumes frescos e frutas ricas em ácido fólico, como brócolis, espinafre e banana, ajudam a manter a depressão sob controle. As pessoas que sofrem de depressão são aconselhados a consumir um café da manhã saudável, por isso, alguns smoothies podem ser muito úteis para elas.

Smoothie supre o cálcio do organismo

A ingestão regular de cálcio na quantidade certa é essencial para a saúde dos nossos ossos e dentes. Além disso, também pode afetar o crescimento do cabelo e o funcionamento do coração. Smoothies preparados com laticínios ou alternativas lácteas fortificadas servem como ótimas fontes de cálcio para o corpo.

Cálcio, vitamina D3 e vitamina K são nutrientes que melhoram a saúde óssea. Portanto, os smoothies ricos nesses nutrientes são os que contêm espinafre, vegetais verdes e frutas cítricas como ingredientes principais.

Smoothie equilibra o funcionamento hormonal

Os hormônios desempenham um grande papel na regulação de nossas funções do dia-a-dia. No entanto, qualquer desequilíbrio em seus respectivos níveis pode levar a graves consequências, além disso, um desequilíbrio hormonal pode provocar vários riscos à saúde. Portanto, para manter os hormônios em um nível normal, o consumo de smoothie também é recomendado.


Leia também:
Dicas essenciais para adotar o veganismo com sucesso
Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer
Tudo sobre abacate e dicas para plantar um abacateiro
O que são probióticos
Conheça 10 benefícios surpreendentes da arruda para a saúde
Você já passou dos 40 anos? Veja essas 12 dicas para emagrecer com saúde

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *