Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Em uma série de textos publicada aqui no blog “Lar, Doce Lar” sobre probióticos, abordamos e passamos dicas e informações sobre kefir, kombucha, koffucha e jun, probióticos que estão sendo muito utilizados em todo o Brasil.

Nesse texto vamos abordar uma outra fonte de probióticos, essa um pouco mais desconhecida que os outros por aqui, mas que é milenar e a mais popular no México. Trata-se do tepache, bebida fermentada produzida com ingredientes saudáveis e saborosos. O tepache contém probióticos que contribuem para a saúde da nossa flora intestinal entre outros benefícios para nosso organismo.

De origem Mexicana, apesar de ser uma bebida que fica fermentando durante vários dias, o tepache não contém muito álcool em sua composição final, seu teor alcoólico é semelhante às cervejas mais fracas. Mas esse teor alcoólico varia conforme a receita.

Qual a composição do tepache?

A fórmula básica do tepache é composta pela fermentação do abacaxi e da sua casca, adoçado com piloncillo (melaço extraído da cana-de-açúcar, uma espécie de rapadura) ou açúcar mascavo e temperado com especiarias, como a canela.

Quais os benefícios oferecidos pelo tepache?

O tepache contém probióticos excelentes para restaurar a nossa flora intestinal. Além disso, o abacaxi, que é seu principal ingrediente é uma fonte rica em fibras, vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio, cobre, cálcio, manganês e ferro.

O abacaxi, por suas propriedades digestivas, desintoxicantes, cicatrizantes e diuréticas atua em nosso organismo como anti-inflamatório, previne doenças cardíacas e câncer, reduz o risco de tromboses, alivia dores nas articulações, auxilia na perda de peso, regenera a pele e os cabelos, diminui as dores musculares após esforços e auxilia na recuperação muscular.

Como fazer tepache?

Algumas considerações iniciais importantes antes de passarmos a receita para que você esteja ciente da bebida que irá produzir.

Originalmente o tepache chegou a ser produzido a partir do milho, que posteriormente foi sendo substituído por frutas, especialmente o abacaxi, por suas propriedades.

Existem algumas variações na receita dessa bebida, que foram sendo adaptadas com passar o tempo, mas, na sua essência, os ingredientes principais são os mesmos e o objetivo é provocar a fermentação da fruta para produzir os probióticos.

Diferentes receitas de tepache

Algumas receitas adicionam um pouco de cerveja para aumentar a velocidade da fermentação, mas ao fazer isso, você consequentemente aumentará também o teor alcoólico da bebida final. Se o tepache for produzido sem cerveja, a sua graduação alcoólica final geralmente será menos que 1% .

A fermentação acontece por alguns dias e o tempo de fermentação varia de acordo com a temperatura em que ele estiver submetido. É recomendável ir testando o líquido em fermentação, pois se ele fermentar demais poderá ficar muito forte ou virar vinagre.

Durante a fermentação pode acontecer de formar um bolor na superfície do líquido que deverá ser retirado, mas a bebida não precisará ser descartada.

O açúcar a ser usado é o marrom (pode ser mascavo ou demerara), ou um tipo de rapadura conhecida como pilonchillo.

As especiarias e temperos a serem usadas e suas quantidades podem ser ao seu gosto.

Muito bem, vamos à receita então? Como explicamos acima, existem muitas variações da receita, a que vamos ensinar abaixo tem como base a receita publicada por Diana Kennedy, uma autoridade em receitas mexicanas e um ícone da culinária local, em seu livro Regional Cooks of Mexico.

Receita original de tepache de abacaxi
Ingredientes

– 1 abacaxi maduro;
– cravos-da-índia a gosto;
– grãos de pimenta-da-jamaica a gosto;
– pau de canela a gosto;
– Outros temperos e especiarias a gosto;
– 500 gramas de rapadura ou de açúcar (mascavo ou demerara);
– 200 ml de cerveja leve (cervejas lager costumam ser as mais leves);
– 10 xícaras de água.

Modo de preparar

– Primeiramente retire a base e a coroa do abacaxi;
– Lave bem o abacaxi com casca em água corrente (isso é importante para eliminar agrotóxicos e impurezas);
– Corte o abacaxi com casca em cubos de cerca de 3 centímetros e coloque em um recipiente grande de vidro ou de cerâmica;
– Triture os temperos e especiarias que você escolheu e junte ao abacaxi;
– Adicione 8 xícaras de água e misture bem;
– Cubra o recipiente com um filme plástico ou papel toalha e prenda com um elástico (atilho) em volta do bocal;
– Coloque o recipiente em lugar morno (o ideal é entre 23 e 30ºC) até a mistura começar a fermentar e ficar borbulhante no topo, isso deverá começar a acontecer em aproximadamente 3 dias, dependendo da temperatura;
– Coloque em uma panela 2 xícaras de água e a rapadura ou o açúcar escuro e leve ao fogo mexendo sempre até dissolver bem;
– Deixe esfriar essa mistura;
– Despeje a água açucarada e a cerveja no pote com o abacaxi que está fermentando e misture bem;
– Cubra novamente e deixe fermentando em um lugar morno por mais 2 dias;
– Coe a bebida, coloque em garrafas ou potes, feche hermeticamente (isso vai manter a bebida gaseificada) e coloque na geladeira;
– Sirva gelada.

Nota Importante

Se para o seu gosto o resultado da receita nesse formato ficar muito forte, então você pode reproduzi-la sem a adição da cerveja, ou pode colocar o açúcar desde o início da fermentação e deixar fermentar por apenas 3 dias.


Leia também:
O que é kefir
Kefir, como fazer?
O que é kombucha
Kombucha, como fazer? – Parte I
Kombucha, como fazer? – Parte II
Kombucha SCOBY, onde obter? Como cultivar?
Kombucha, como cuidar de seu SCOBY
O que é jun?
Jun, como fazer?
Kombucha de café (Koffucha) – Parte I
Kombucha de café (Koffucha) – Parte II
Saborizando seu kefir de água
Sugestões de sabores para kefir de água
Kefir de leite e intolerância à lactose

Compartilhe...

6 comentários em “Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer

  1. Neiva Jaskulski disse:

    Interessante , ja usei kefir re leite. Vou experimentar tepache e outros.
    Obrigada pelas dicas.

  2. Élide Crisp Alves disse:

    Nunca levei ao fogo o tepache! É composto de organismos vivos que se perdem se for ao fogo! Nem ponho cerveja. Ele faz uma fermentação maravilha acrescenta somente gengibre esse sim, trará riqueza de sabor e saúde!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Élide, acredito que você não prestou atenção à receita, o que vai ao fogo é a água com açúcar

  3. joana disse:

    Boa tarde, fiz o Tepache como está na receita, contudo fiquei com duvidas em relação ao processo de paragem da fermentação.
    Ou seja, como posso fazer que a fermentação pare, visto que contem muito açúcar na sua composição, estará sempre a fermentar. o que não acontece na kombucha.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Joana, o tepache para a fermentação quando é gelado, quanto mais você deixar fermentar mais alcoólico ele fica.

  4. Felipe disse:

    Interessante vou fazer posso deixar até quantos dias fermentando oqmeunquero fica bebo, cheguei até aqui por uma pública no Facebook vcs poderiam promover mas esse tipo de conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *