Jun, como fazer?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

como fazer jun

Esse é o décimo texto que estamos publicando na série especial sobre alimentos probióticos e nessa postagem nós ensinaremos como fazer jun.

Assim, nesse texto você também poderá acessar o primeiro texto da série sobre esse assunto, assim como, todos os outros publicados.

O que é jun

Como explicamos na postagem anterior sobre a produção de probióticos, o jun é uma bebida fermentada a partir da ação de um SCOBY (uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras) sobre chá verde adoçado com mel que tem suas origens remontadas à Ásia.

No texto anterior dessa série também mostramos como você pode adaptar o seu SCOBY de kombucha para que ele passe a produzir o jun, recomendamos ser necessário que você seguisse a receita do kombucha com algumas adaptações.

A seguir mostraremos a forma de produzir o jun depois que o seu SCOBY já estiver adaptado – ou caso você consiga a doação de um SCOBY que já esteja sendo usado para produzir jun.

Como fazer jun

Você vai precisar de:

  • 2 saquinhos de chá verde ou 2 colheres de sopa de folhas de chá verde amassadas (como no caso da produção do kombucha, dê preferência para chás de boa qualidade e, se possível, orgânicos);
  • 8 xícaras de água;
  • 1/2 xícara de mel (também preferencialmente orgânico);
  • 1 SCOBY de jun (ou 1 SCOBY de kombucha adaptado para o jun);
  • 1/2 xícara de jun pronto (é opcional, mas recomenda-se para aumentar a segurança da sua bebida por tornar o pH mais ácido desde o início do processo – você pode comprar pronto ou usar o produzido na sua última fermentação).

Primeiramente leve a água à fervura. Em seguida, desligue o fogo e adicione o chá (nunca continue fervendo a água com o chá dentro) e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Depois que passou o tempo de infusão, remova os saquinhos ou as folhas de chá e adicione o mel, aprovete que a infusão ainda está quente para diluir o mel com facilidade.

Deixe a infusão adoçada esfriar sozinha até atingir a temperatura ambiente (isso acontece quando colocar o seu dedo na infusão for tolerável). Então, transfira a infusão adoçada para o recipiente que você utilizará para a fermentação e somente neste momento adicione o SCOBY e a porção de jun pronto, misturando tudo.

Evite a contaminação

Cubra o recipiente com um pano ou gaze que permita a troca de gases sem a contaminação do líquido por insetos ou outros fungos. Portanto, prenda-o às laterais do recipiente com elásticos de borracha. Então, deixe fermentar em temperatura ambiente entre 4 e 7 dias, provando diariamente a partir do 4º dia de fermentação. Quando o jun estiver azedinho e com um fundo ainda adocicado, ele estará no ponto perfeito para o consumo.

A partir deste ponto, assim como no kombucha, você poderá consumir o seu jun puro ou levá-lo para a segunda fermentação. Para a segunda fermentação, transfira o seu jun para garrafas de vidro ou de plástico e adicione pedaços da fruta ou uma pequena quantidade do suco que você desejar. Tampe hermeticamente as garrafas (impedindo assim a troca de gases com o exterior) e deixe que fermente entre 1 e 3 dias antes de levar à geladeira.

Como armazenar o jun

Como na produção de kombucha, sempre dê preferência por utensílios de porcelana, vidro ou plástico, evitando metais. Além disso, o jun muitas vezes é mais carbonado que o kombucha, de maneira que a segunda fermentação deve ser feita com muito cuidado e nunca de forma prolongada. Assim, você evitará a explosão das garrafas.

Para ter acesso à toda a série que publicamos sobre probióticos e dominar melhor esse assunto, recomendamos você começar pela leitura do primeiro texto: O que são probióticos.

Leia também as outras postagens dessa série: (cada texto sobre o assunto será listado abaixo na medida em que for publicado)
O que são probióticos
O que é kefir
Kefir, como fazer?
O que é kombucha
Kombucha, como fazer? – Parte I
Kombucha, como fazer? – Parte II
Kombucha SCOBY, onde obter? Como cultivar?
Kombucha, como cuidar do seu SCOBY
O que é jun?
Kombucha de café (Koffucha) – Parte I
Kombucha de café (Koffucha) – Parte II
Saborizando seu kefir de água
Sugestões de sabores para kefir de água
Kefir de leite e intolerância à lactose


Leia também:
Receita de bolo de coco sem lactose
Pipoca, saiba mais sobre esse rico alimento
O que fazer para as bananas durarem mais tempo
5 motivos para tomar água de gengibre diariamente

Compartilhe...

2 comentários em “Jun, como fazer?

  1. Valeria disse:

    Gostaria de saber se pode usar açúcar mascavo no Jun além do Mel.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Valeria o conceito de Jun é que seja adoçado com mel, você pode fazer experiências adoçando de outras formas, mas nesse caso será outro produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *